domingo, 14 de outubro de 2012

O Milagre de Filipe

"Luís Filipe Vieira anunciou esta noite, na Bairrada, que vai ser candidato aos órgãos sociais do Benfica nas eleições agendadas para o próximo dia 26.

«Nunca me faltou o apoio daqueles para quem sempre trabalhei, os sócios. Já dediquei muito da minha vida em defesa do presente e do futuro do clube. Tenho a satisfação e o orgulho de dizer que contribui para colocar o Benfica entre os clubes mais admirados e respeitados do Mundo. Orgulho-me do meu passado, honro as funções que desempenho e tenho a consciência que sempre dei tudo pelo clube e fui até aos limites», disse Luís Filipe Vieira no jantar que juntou cerca de 300 apoiantes.

No discurso, o presidente dos encarnados fez também questão de mencionar as dificuldades que marcaram estes últimos onze anos: «Não esqueço as críticas porque fazem parte do percurso e, quando são sérias, ajudam-nos a corrigir. Também erro, mas sempre que errei fi-lo na convicção que estava a fazer o melhor para o clube. Ninguém poderá dizer que virei as costas quando estavam em causa interesses do clube. Ao contrário de outros, que estão sempre cheio de certezas, eu tenho dúvidas. Mas foi por isso que conseguimos chegar até aqui.»

«O objetivo é unir os benfiquistas, mas não fico de braços cruzados quando alguns querem comprometer o que fizemos nestes últimos anos. Os próximos quatro anos vão ser difíceis e exigentes. Vão obrigar a grande esforço, de dificuldades económicas mas vão ser igualmente anos de aposta nas modalidades, na formação e no futebol.»

«Depois de onze anos, hesitei, tive dúvidas no caminho que havia de seguir. Ninguém me verga pela ofensa e difamação. É nestes momentos que me sinto mais motivado em dar combate aos que querem dividir, incentivando a mentir e promovendo a confusão. Os benfiquistas têm de decidir, no dia 26, se querem que o Benfica tenha futuro ou se querem comprometer onze anos de trabalho. Por tudo isto, decidi candidatar-me a um novo mandato.»",
A BOLA


10 anos disto. As mesmas frases, a mesma demagogia, o mesmo discurso populista, os mesmos tiques, as mesmas vitimizações, a mesma pobreza de discurso, o mesmo sacrificiozinho pelo Benfica, o mesmo «ou eu ou o caos». Todos os sinais de um tirano, todos os sinais de um caciquezinho sem classe, todos os sinais de um homem sem visão, sem competência, sem brilho, sem benfiquismo, sem arte para mais. 
 
Estão lá todos os ingredientes com que se compõe uma dedicada tirania e os adeptos, crentes, compram cada palavra, por mais pobre e fraca que seja, como se fosse uma nova vida, uma esperança prestes a acontecer. No fundo, o vierismo já não é só maior do que o benfiquismo; o vieirismo assemelha-se a cada dia que passa cada vez mais a um catolicismo autista, cego e surdo, ausente de racionalização:

«O Presidente é sócio do Porto? e depois? Já sabíamos disso há muito tempo, cala-te com isso»

«O Presidente prometeu e não cumpriu? Claro, são tempos difíceis»

«O Presidente mentiu aos sócios e adeptos? Deves pensar que um clube se gere a dizer verdades!»

«O Presidente apoiou corruptos para os órgãos de poder do futebol português? O que tu não entendes é que há uma estratégia e tu és burro»

«O Presidente encheu o clube de adeptos rivais? A competência das pessoas está acima do clubismo!»

«Os adeptos rivais que estão no clube são incompetentes? Pois, mas os benfiquistas que estão no clube também são!»

«O Presidente antecipou eleições para não ter concorrência? Fez muito bem, para eliminar papagaios e abutres!»

«O Presidente viu chumbado o R&C e não teve a decência moral de agendar uma segunda Assembleia? Deves pensar que o clube se gere pela vontade dos sócios, não?»

«O Presidente ganhou 2 títulos em 10 anos? E é mau, queres ver?»

«O Presidente falou em mandato desportivo e só venceu 1 de 3 títulos nacionais? Excelente média e os outros foram roubados!»

«Como é que podemos falar nos árbitros se o Presidente apoia corruptos para a Liga e para a Federação? Olha, agora não podemos falar nos árbitros, tu és portista!»

«O Presidente mudou os estatutos para uma blindagem de requisitos que ele próprio não cumpre? Claro, é o Presidente!»

«O Presidente e o lagarto seu gestor financeiro mentiram sobre a realidade financeira do Benfica e levaram o clube a um estado calamitoso? São tempos de crise, o Presidente não tem culpa nenhuma!»

«Mas mentiu ou não mentiu? Mentiu, mas porque não podes falar verdade sobre estes assuntos!»

«Quais assuntos? Todos. Não podes falar verdade aos benfiquistas sobre todos os assuntos.»

«Então o que é que andamos aqui todos a fazer? Está calado e apoia!»


Sempre que leio estes discursos ensaiados do nosso líder espiritual - o homem nem verve tem para discursar por ele, precisa que alguém lhe prepare antes as palavras e as ideias boçais -, lembro-me muito dos líderes religiosos. Está tudo lá. Mas está tudo lá de uma forma tão evidente e há tanto tempo que, como é histórico no estudo sobre as tiranias ou religiões, espanta como tanta gente não viu e não vê a coisa à frente dos olhos. 

O Benfica de Vieira é o milagre de Fátima: não existe, é ficção, foi ensaiado, não tem qualquer resquício de verdade, é um chorrilho de mentiras inventadas por gente que quer manter-se no poder, à qual interessa lançar uma ilusão aos pobres crentes. Não interessa se, pelo meio, as crianças vão sendo usadas e depois largadas para morrer na miséria ou encarceradas uma vida inteira. A nossa criança, o Benfica, merecia melhor sorte.



10 comentários:

Anónimo disse...

Duro... muito duro.

Constantino disse...

Mais preocupante que o discurso do vieira, que é de uma repetição quase carlos carvalhiana é o discurso do moniz. A primeira vez que abre a boca oficialmente como membro da lista do vieira, o homem que "envergonha os benfiquistas" (nas palavras do mesmo rei-sol) definiu o rumo por onde se vai continuar a nortear o nosso futebol: o problema é só ter 1 lateral direito, 1 trinco, 1 lateral esquerdo adaptado, um 8 adaptado? Não, o problema foram, são e serão as arbitragens e os poderes instalados... curiosamente entre dezenas de convivas no jantar de ontem, nnguem se lembrou de lhe perguntar que caralho apoiou a merda dos poderes instalados para a liga e para a federação... de certeza que alguns se lembraram, mas tinham a boca cheia de leitão e eu não os posso criticar, porque se há coisa que me consome totalmente o pensamento é um leitanito da bairrada, daqueles com a pele estaladiça.

Abraço

João Vicente disse...

As mesmas frases, a mesma demagogia, o mesmo discurso populista, os mesmos tiques, o mesmo «ele é o caos»

Também se aplica um bocadinho a este post , não ?

Abraço

Unknown disse...

Um leitanito da bairrada com aquela molhanga ... Que saudades da mealhada ...

Pior que isso tudo é a ideia que se está a espalhar entre sócios e adeptos como o fogo na palha que o JEM vai tomar o poder a meio do mandato. Desde quando é que o Benfica se tornou no Sporting que coopta presidentes ?

É imperativo que se acabe com esta treta de sucessões por nomeação do Vieira, pois quem escolhe o Presidente são os Benfiquistas e se em algum momento o LFV ganhando as eleições de 26 abandonar antes do fim do mandato, é imperativo haver eleições antecipadas e não qualquer cooptação.

PP disse...

Cada vez mais o futuro do Benfica tem de passar por um candidato vindo do "povo".

É preciso começarmos a organizar, criar um projecto sustentável para o Benfica, seguindo uma linha de valores que nos fez orgulhar em ser benfiquistas.

Cada um com as suas competências, tanto a nível social como profissional, colocá-las em prol de uma causa nobre como o Benfica. Um pouco como aconteceu na Islândia após a banca-rota de 2008.

Podem chamar-me de idealista, mas penso que o Benfica com uma gestão séria, honesta e vencedora, poderia chegar muito mais longe do que o actual Benfica, versão ninho de vespas/oportunistas.

zigofrigo disse...

«O Presidente mudou os estatutos para uma blindagem de requisitos que ele próprio não cumpre? Claro, é o Presidente!»

Não sei quem é o ditador aqui; quem é o mentiroso; quem faz do Benfica uma seita de fanáticos que acredita num paraíso cheio de virgens; quem se acha o Rei-Sol da verdade!

A criança Benfica merecia melhor, sem dúvida, mas de TODOS!!!

Ricardo disse...

Constantino, mais 4 anos disto será a nossa miséria total. É como dizes: pelo discurso e acções já se percebeu claramente qual vai ser o rumo seguido. Outra coisa: equipa, ideias, projecto há? Há 3 anos bastou dizer "este é o mandato desportivo" para ter 90 por cento de votos. Este ano, depois de um "mandato desportivo" ridículo, nem vai lançar nenhuma frase publicitária? Sei lá, "o mandato da cooptação"? O mandato da hecatombe financeira? O mandato do abismo? Qualquer coisa, a malto gosta muito de pensar o Benfica e aprofundar as suas análises sobre estas frases. Nem pessoas, nem ideias, nem projecto. Desta vez ganha por quanto: 80 por cento? Santo Aimar.

JV, obrigado por te preocupares com o que aqui escrevemos e também muito obrigado por ajudares ao debate com essa crítica tão fundamentada.

Só um pequeno pormenor: eu sou um anónimo que escreve num blogue; "ele", caso não saibas, é o Presidente do Benfica. Obrigado pelo reconhecimento mas não merecemos tanta atenção. Preocupa-te com os dirigentes do clube e o que eles dizem e repetem. É capaz de ser mais produtivo.

Bcool, gostava de saber dos que vão votar Vieira se acham que uma cooptação é uma coisa lógica num clube como o Benfica. Mas, já se sabe, não haverá respostas - todos os assuntos são muito complexos e difíceis de comentar. Há muitos insultos, respostas e justificações é que não.

PP, a ideia é boa e pode e deve ser feita com o intuito de ajudar o clube a pensar-se. Mas é necessário muito mais, ao nível financeiro, para assumir uma candidatura. É assim, PP, o romantismo e idealismo não têm voz forte no nosso Benfica. A malta quer é pilim.

Zigofrigo, perdeste uma boa oportunidade para estares calado. Amanhã explico-te. Próximo insulto vais fora.

MoJoDeath disse...

Há para aí muita gente admira pelo discurso de vieira não ter nada de novo, uma ideiazinha sobre o Benfica que se aproveite, ser mais do mesmo...estava-se à espera de quê? Já todos o conhecemos, vamo-nos surpreender?
No dia 26 tudo ficará muito claro para mim, os sócios irão apoiar a mediocrização do Benfica, que é a reeleição de vieira. Nós somos os culpados, nós!

http://www.youtube.com/watch?v=SRkX1Up1vnc

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Eu, hoje, sou totalmente independente das ideias da maioria (parece)... fui á última assembleia... nem todos são responsáveis!

Miguel A. disse...

Bom discurso (xarope), este de LFV. Teve pelo menos uma virtude: ontem à noite estava com dificuldades para adormecer, e ao ler as linhas gerais surgiram finalmente os meus primeiros bocejos.

JEM a vice-presidente, está tudo certo e bem encaminhado. O Oliveira não anda a dormir.

Tenho ainda muita esperança na lista que Rangel vai apresentar. Espero não me desiludir, e que seja de facto apresentada uma alternativa Benfiquista e de Benfiquistas. Mais 4 anos disto, não.

Abraço.