domingo, 21 de outubro de 2012

"360€ por um cativo?


... Vão roubar para a estrada!!!(...)" Escrevia o Jota a 29 de Junho na Ilíada Benfiquista quando se conheceram os novos preços dos RedPass para esta época. Claro que os defensores do presidente imediatamente vieram informar que a culpa não era do Benfica mas antes do Governo que aumentara a taxa de Iva dos espectáculos desportivos de 6 para 23%.

Nesse mesmo post argumentei:

"É falta de visão, numa altura generalizada de dificuldades, já houve muita gente que fez um esforço para manter os cativos no ano passado. O Benfica podia ter sinalizado que estava a fazer um esforço e assumir metade do valor o que implicaria uma quebra de receitas, mas não tão grande como a que vai ter.

Ao reflectir na totalidade o aumento do IVA junto dos sócios que muitas vezes por ano são desrespeitados com borlas, vai fazer com que o pessoal opte por não comprar o redpass e espere pelas borlas.

A falta de visão estratégica é algo que mete medo. Deixem de malbaratar dinheiro em jogadores de merda para emprestar. Se pouparem dinheiro nos recursos humanos, podem garantir que os sócios que fazem um esforço todos os anos não são afastados.

Eu prevejo uma quebra acentuada de receitas de redpass, titulos fundador, quotas e mesmo de bilheteira que só será compensada com um desempenho extraordinária da equipa, mas mesmo assim, acho que estãoa a afastar os sócios do Benfica, depois não se admirem de AGs só com 350 sócios e uma assistência média a rondar os 25.000 ou 30.000 espectadores em vez dos 40.000."

Ao que recebi como resposta:

"Claro bcool essa tua frase define tudo:
"...que só será compensada com um desempenho extraordinária da equipa..."
O problema de alguns Benfiquistas é que tem que ser a equipa a puxar pelos adeptos, enquanto que os Benfiquistas como eu pensam que primeiro antes de tudo tem que ser os adeptos a puxar pela equipa.
Não acredito que esta questão dos Redpass vá colocar menos adeptos nas bancadas, mesmo que o pessoal anti-Vieira desista deles, até pode ser benéfico, esses lugares ficam livres para pessoal que já andava atrás de lugares em determinados sítios."

Mas não se ficaram por aqui as respostas deste tipo. No blog Eusébio+10 o João informou a sua não renovação do RedPass. Que resposta poderia ter senão esta manelada:

"Os RedPass de benfiquistas como tu fazem tanta falta como uma viola num enterro. Pior do que ser carneiro é ser burro. Um benfiquista que fala como tu só pode ser burro. Benfiquista não é com certeza."

Não satisfeito com a primeira ainda veio com esta:

"João, lê bem o que escreveste, com espírito crítico, se conseguires, e compara-o com aquilo que os andrades escrevem em blogues deles.  O que tu escreves sobre o Benfica não é digno de um benfiquista. Pague ou não pague as quotas, isso é o que menos interessa quando as palavras não estão de acordo com os actos.

Tu olhas para a árvore mas não consegues ver a floresta. É pena.

Vocês fazem mal ao Benfica, muito mal, criam mau ambiente entre os benfiquistas, dividem os benfiquistas e matam aquilo que devia haver dentro do Benfica, a famosa Mística, algo de que vocês falam mas não fazem ideia do que é. 
A empatia que tem de existir, primeiro entre todos os benfiquistas, depois entre os benfiquistas e as pessoas que representam o Benfica. Vocês são aquilo que se podia chamar de traidores da mística Benfiquista!"

Mas o melhor ainda estava guardado:

"Mas o que é que tu sabes sobre o rumo do Benfica? ... Percebes alguma coisa de como gerir um clube de futebol, com gerir jogadores de futebol. sobre os bastidores do futebol português, etc. etc. Não sabes nada de nada. E o facto de seres sócio não te dá direitos, dá-te OBRIGAÇÕES! Sabe o que é isso?
Fala daquilo que sabes. Da tua casa, da tua familia, do teu emprego, mas deixa o Benfica em paz, para aqueles a quem foi confiada a missão de o gerir e que devem ter o nosso apoio para os ajudar na sua difícil missão. Chama-se a isso solidariedade e empatia com os NOSSOS!
Vê se cresces! Ainda cheiras a cueiros!"

Este tem sido o nível de respostas que quem critica o Benfica tem recebido e sorte teve o João, porque o Manuel não lhe chegou a dizer o que para ele se fazem aos traidores, como já o fez a mim no Ndrangheta:

"(...)Se estivéssemos em guerra tu e outros como tu já teriam sido acusados de traição e enforcados numa árvore bem alta. E eu estaria na linha da frente para puxar a corda!"

No fundo, isto é o que os Manuéis que defendem esta direcção pela blogosfera gostariam de fazer às vozes discordantes. Sim, porque  para eles não pode haver contestação ao que a Direcção faz. Está tudo certo. Se sobem os preços dos RedPass estão certos porque o Benfica não tem que pagar o IVA que o Governo aumenta e é obrigação dos sócios apoiarem. Não é Manuel ? Não é Mr. Smith ?

Os que previram as descidas de assistências são apenas anti-Vieiristas, ou anti-Benfiquistas, porque na linguagem deles os dois conceitos são sinónimos. Deve ser por isso que no Benfica-Beira-Mar a assistência pouco ultrapassou os 28.000 espectadores. Mas os que lá estavam esses eram todos Benfiquistas, não havia cá anti-Vieiristas. Quer dizer, também lá estavam os No Name e outros bloggers que já disseram não votar em Vieira nem que fosse ele o único candidato.

Mas o que dizem agora os Manuéis desta vida quando o actual Presidente e candidato Luis Filipe Vieira anuncia a intenção de "Vamos baixar as quotas e os bilhetes até Janeiro. Esta medida já estava a ser pensada e não é demagogia. Quero um estádio sempre cheio e não meia casa" ? Porque será que foi feito este anúncio ? Por estarmos em período eleitoral ? De certeza que não, pois não é uma medida demagógica e até já estava a ser pensada.

Então se calhar é porque quem avisou em tempo oportuno antecipou o que ia acontecer, que as vendas dos RedPass iam cair e consequentemente as assistências. Se calhar, quem critica, faz porque quer o melhor para o Benfica, porque não é parvo e vive neste país em crise. Quem acefalamente segue o líder não consegue perceber a diferença e como antes defendeu a subida dos preços agora irá defender a baixa como se antes nunca tivesse defendido a subida.

"Esta medida já estava a ser pensada e não é demagogia." Já estava a ser pensada Sr. Presidente ? Desde quando ? Quando decidiram aumentar os RedPass ? Ou quando viram os números a cair ? É que a gestão estratégica entra em conta com a realidade Sr. Presidente. Será que em Junho quando tomaram a decisão de aumentar os RedPass não viram que a taxa de desemprego já estava acima de 15% ?

E assim segue a gestão do Benfica, aos zigue-zagues, aos avanços e recuos, tipo navegação à vista. Mas não, não podemos criticar, senão somos apelidados de maus benfiquistas. Nem sequer o Sr. Presidente deve debater, pois a democracia nada tem a ver com debates, não acreditam ? Os apoiantes do Presidente Vieira assim pensam :

"A candidatura opositora a LFV, logo na sua apresentação lançou-lhe um ataque soez sustentado na demagogia e no populismo. Comigo e não sei se consigo a partir do momento em que fizeram chicana, entraram pelo caminho da provocação e do jogo rasteiro já não há possibilidade de debate.

Começa sim uma luta fratricida em que LFV vai querer sobreviver sem dar as mínimas hipóteses ao seu adversário. Comigo assim sucederia. E mais um pequeno pormenor, não descansaria em derretê-lo perante o eleitorado, com as minhas armas.
Será que na Comissão de Honra alguém estará preocupado com debates? Certo que não. Há uma candidatura, um manifesto eleitoral que nos esclarece e se for caso de dissecar mais alguns pormenores, LFV estará sempre disponível para esclarecer quem o desejar, aliás, como sempre esteve.

Os debates não são a essência da democraticidade nos processos eleitorais. Hoje, são mais uma pia complicada onde se lava a roupa suja e o nível desce abaixo de zero."

É este o Benfica de Luís Filipe Vieira e da Comissão de Honra que o apoia. Folgo em ver os muitos  deputados e políticos deste país que subscrevem esta linha de pensamento. E porque não falar de jornalistas. Sim, porque nem vale a pena falar dos atletas, treinadores, seccionistas, directores e presidentes de Casas do Benfica que representando o clube deveriam ser independentes relativamente aos candidatos. Afinal de contas, parece que o Estado Novo está de volta, existe apenas a verdade oficial e pelo menos os empregados do regime votam todos no líder. Quo vadis Benfica ?

19 comentários:

JNF disse...

Numa palavra: nojo.

João Duarte disse...

E vão-me devolver parte do redpass q paguei???? Pago em agosto o ano inteiro e, em vez de desconto, pago mais do q avulso ??? Deve ser um paradoxo comun ó-norte-coreano...

Ramiro Lopes disse...

Não consigo expressar o nojo que sinto por esta gente.

MM disse...

BCool, e se o presidente fosse Rui Rangel ou outro, seriam os precos dos 'passes vermelhos' diferentes? Vejo com muita pena este blogue enveredar a toda-a-velocidade por um caminho de critica gratuita, desmesurada, ligeira e nos ultimos meses nada menos que simplista e populista. Lamento bastante enquanto leitor de um blogue que sempre gostei. Nao por mim (nao sou benfiquista), nem pelo Benfica, sequer por vos, mas por todos aqueles adeptos que logicamente sofrem com o clube da aguia e nao se reveem no extremismo (terrorismo) de quem so e capaz de apontar o mau.

Como diria um antigo (excelente) ex-autor deste blogue, acima de qualquer suspeita Armando, "a mae pode ser bebeda mas e a nossa mae e por isso temos de cuidar dela".

Vieira vencera as eleicoes e nada ou ninguem podera dete-lo. A crescente balcanizaco de conteudos tera somente um efeito: perderao todos os adeptos moderados que gostam de ler-vos. Nao me perderao a mim (passe o pleonasmo), porque consigo compreender o espirito radical ou de ressentimento que infelizmente possuiu este blogue e vai sendo tambem (infelizmente) encarnado na pessoa de Ricardo ou de BCool, mas afastarao o numero de seguidores que realmente interessa. Diminuirao o numero de aguias e aumentarao o numero de NN's. Passarao vos proprios a mais nao fazer do que comandar aquilo que tanto rejeitam: carneiros ...

Enquanto leitor espero que Marta Mesquita com a sua sensibilidade seja capaz de recuperar a sensateze lucidez entretanto perdida.

Saudacoes Leoninas, justas e desportistas.

Fernando Ribeiro disse...

Ora foi necessario um sportinguista (os meus parabéns MM pela sua postura digna) vir aqui escrever de forma sensata! Não vou entrar na logica docritica e contra crtitica e nem sequer dizer onde discordo ou concordo com algo aqui escrito mas vou criticar aquilo que o MM descreveu e bem com extremismo e balcanização por parte de muita gente no mundo virtual e não só, contra a actual direção. Será no mimimo contraproducente este tipo de oposição tipo LIbia onde vale tudo só para tirar do poder, usando a vossa expressão, o ditador. Esses o que até podem defender a causa que podia ser intrinsecamente a mais justa do mundo mas que não olham a "meios" para tentar atingir os fins dificilmente são tão ou mais injustos, violentos e ditadores como o alvo.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Chama-se a isto... enorme cansaço!

Rui disse...

Há pessoas, em todas as áreas de actividade, que não sabem o significado da expressão "homem livre". Eu tenho um verdadeiro horror a tal gente, seja no Benfica, seja na política, seja onde for. Serão sempre as acéfalas tropas de choque do poder instítuido, onde quer que ele se encontre. É a natureza humana. Assim se fazem os Auschwitz, as Srebrenicas, ou as assembleias gerais onde se perpetuam, com força de lei, os líderes de opereta.

Quando esta merda acabar da pior forma, serão so primeiros a apedrejar os que agora seguem acéfalamente. Eu vou-me lembrar de alguns e vou fazê-lo porque o que está em causa é a sobrevivência do Benfica. Ainda ontem, de acordo com o Geração Benfica, LFV afirmou em entrevista ao correio da manhã, que as vendas de Witsel e Javi (60 milhões) não assegurarão resultados operacionais positivos e só isso já permite ver que é mesmo a sobrevivência do Benfica que está em causa.

F.L. disse...

B Cool... porque se preocupa com os Manuéis e afins da blogoesfera? Como diz exemplarmente "Rui", haverá sempre "as acéfalas tropas do poder instituído". É realmente assim a natureza humana. O mundo está pejado de Manuéis. Cabe aos "homens livres" continuarem, porfiarem e tentarem ser livres neste caminho estreito que nos é dado a percorrer. O caminho da liberdade que bem ameaçada está neste Portugal e em todo o mundo. Por isso B Cool deixe-os falar. Como diz "Rui" eles serão os primeiros a atirar pedras aos que seguem agora.

farfalho, o maltês disse...

a proposito de Estado Novo estar de regresso, mais os seus metodos nojentos há algo (CENSURA) que é praticado por aqui e noutros blogs auto-intitulados campeões da democracia.

Posso afirmar que este Bcool, Ricardo e um tal Viriato de Viseu, entre outros, são verdadeiros artistas da tesoura e do pidesco lapis azul.

Falar De Estado Novo é o mesmo que estar a branquear a DITADURA FASCISTA, A PIDE e gentalha como Cazal-Ribeiro, Gois mota, Cesario Bonito entre outros.

Bccol, faz o mesmo que fizeste a outros meus coments, CENSURA.
Mas vais ter-me sempre à perna onde apareças, com a tua demagogia e compilações de textos deturpados. Lá por fora é melhor mudares de nick.

Unknown disse...

O que mete medo não é a falta de cultura democrática desta gente que dirige o Benfica. A mim dá-me medo a massa humana que defende o líder, confunde-o com a instituição, e não admite debater ideias diferentes. A obediência é uma coisa realmente perigosa, e é assim que se fazem as asneiras mais graves na história. É exagerado comparar isto com o que regimes totalitários fizeram ao longo da história, mas o princípio, a atitude, a perseguição aos "dissidentes", os que não apoiam incondicionalmente é exactamente a mesma. Tratando-se de uma instituição que, de certa maneira, representa quase metade da população portuguesa, isto deixa-me apreensivo. Apoiar incondicionalmente a direcção (e até mesmo o Benfica é sempre mau principio). Lamento dizer isto mas parece que a cultura do FCP se está a instalar no Benfica. Uma vez o Ricardo Araújo Pereira disse, numa polémica na Bola com Sousa Tavares que, se algum dirigente benfiquista fosse apanhado em coisas como as escutas, iria criticar esse dirigente e iria sentir vergonha como adepto, e é essa a atitude que faz muita falta ao Benfica. O

Unknown disse...

@JNF,TheGhostWriter
É isso mesmo.

@João Duarte,
Não sei, o melhor é esperar o que será feito.

Unknown disse...


@MM,
A minha questão tem a ver com a tua capacidade interpretação. Eu escrevo novamente para ver se agora entendes:

"É falta de visão, numa altura generalizada de dificuldades, já houve muita gente que fez um esforço para manter os cativos no ano passado. O Benfica podia ter sinalizado que estava a fazer um esforço e assumir metade do valor o que implicaria uma quebra de receitas, mas não tão grande como a que vai ter.

Ao reflectir na totalidade o aumento do IVA junto dos sócios que muitas vezes por ano são desrespeitados com borlas, vai fazer com que o pessoal opte por não comprar o redpass e espere pelas borlas."

Era mais do que previsível o que iria acontecer, fosse alguém da equipa de Rangel ou Vieira quem tomasse a decisão. Por isso mesmo agora aparece a promessa:

"Vamos baixar as quotas e os bilhetes até Janeiro. Esta medida já estava a ser pensada e não é demagogia. Quero um estádio sempre cheio e não meia casa"

Se antes não era possível mexer no valor dos Red Pass, como é que agora é possível permitir a descida de preços ?

Não sei se percebes o contexto de gestão estratégica, mas vai muito além do simples subir ou descer preços de bilhetes, é necessário enquadrar todos os factores que podem determinar a procura.

Quem na equipa do Vieira tomou a decisão de aumentar os Red Pass antes do início da época, vê-se forçado pela realidade a ter que descer preços a meio da época.

É caso para dizer:
"It's economy stupid."

Unknown disse...

@MM

Que Vieira vencerá as eleições não há dúvidas. Quanto à balcanização de conteúdos é uma apreciação tua e não me preocupo com ela.

Quando há veia romântica, o blog apresenta textos românticos, quando há reflexão, o blog apresenta textos com ideias e propostas alternativas e mesmo assim basta ler as caixas de comentários.

Agora era o que faltava que deixávamos de criticar ou denunciar tudo o que achamos mal, seja nesta direcção, seja na lista concorrente, seja no comportamento dos próprios adeptos.

Quem não gosta tem bom remédio, não lê, ou então opta como os manéis, ricardos e farfalhos desta vida e insulta os escribas do blog na vã esperança que deixemos de escrever.

Não escrevemos para agradar às massas, escrevemos para partilhar as nossas ideias, pensamentos, preocupações e alegrias sobre aquilo que amamos: o glorioso Sport Lisboa e Benfica.

Unknown disse...

@Fernando Ribeiro
A últia resposta ao MM pode aplicar-se a si.

@Moléculas
É preciso resistir, quando se ama não se desiste

@Rui
É isso mesmo. Nos tempos do papão, quem ousasse discutir o Presidente ou as suas decisões era ameaçado no Estádio da Luz. Eu sei, aconteceu isso comigo. O mal é que estamos outra vez no mesmo caminho. A falta de resultados leva a que as pessoas se agarrem a um líder como se ao clube fosse, defendendo-o de tudo, até de quem quer o melhor para o clube.

Unknown disse...

@FL
O que a mim me faz espécie é ler a comissão de honra e ver lá certos nomes que sempre advogaram o contrário daquilo que LFV e seus apaniguadosdefendem com unhas e dentes, a verdade única, o eu ou o caos, o revisionismo histórico.

Unknown disse...

@Farfalho,
Os teus comentários mesmo que nos antagonizem não são censurados desde que não entres por caminhos de baixaria e canalhice.

E não farfalho, eu não sou como outros que gostam de ter vários nicks e aparecem umas vezes cons uns, outras com outros, o meu nick é sempre o mesmo há muitos anos.

Unknown disse...

@João
Infelizmente partilho tudo o que escreveste.

rui disse...

é verdade,ja reparei que anda ai sempre um fdp dum Manuel a vender lixivia

farfalho, o maltês disse...

B Cool disse...
@Farfalho,
Os teus comentários mesmo que nos antagonizem não são censurados desde que não entres por caminhos de baixaria e canalhice.

.....................

Olha B cool,

olho, por olho.

É que eu tambem tenho o direito de interpretar e costumo responder à letra. E como sou tão benfiquista como tu, mas diferente, acho canalhice não respeitar o Presidente do Benfica em exercicio e assim sempre me tenho comportado. E penso que é canalhice para a imagem do Benfica, chamar p.e. benfiquinha e apelidar o Benfica como clube anti-democratico e sem rumo financeiro e desportivo.