quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Bloggers, vamos assumir?


Muito curioso tem sido ler os vários blogues benfiquistas e observar quais os bloggers que votarão Vieira e quais votarão Rangel - para além dos indecisos.

O que se percebe logo à partida é que, apesar de na «vida real» haver uma maioria vieirista, nas sondagens feitas em blogues a vitória de Rangel é uma evidência clara. Já na opinião dita e assumida, nota-se uma abertura e honestidade por parte de quem NÃO vota em Vieira que não existe do outro lado - dos que votarão no actual Presidente.

É mesmo muito difícil ler de algum blogger um claro "voto em Vieira" - há o caso de Tiago Pinto mas escuso-me a comentar o verdadeiro circo em que se tornou o seu blogue desde que foi ao gabinete do Presidente perceber que as suas perguntas não tinham respostas nem as questões que lançou tiveram soluções e, ainda assim, se decidiu a assumir, ainda antes de haver eleições e candidatos, que votaria no actual Presidente.

É mesmo verdade: os vieiristas têm vergonha de assumir as suas ideias. Passam o tempo a defender o líder mas são incapazes de escrever nos blogues que o seu voto vai para Vieira. É compreensível: não querem que daqui a uns anos - quando se perceber bem a dimensão da tragédia que Vieira fez ao Benfica - lhes seja apontado um seguidismo cego a um homem que todos os dias traz mais umas pérolas aldrabonas para a mesa: hoje foi comovente ouvir ao Presidente que desde 1980 ninguém foi mais vencedor que Jorge Jesus. É só um exemplo. São todos muito independentes, muito analíticos, mas, claro, já sabem há anos que no dia 26 lá estarão a dar o votinho da ordem ao homem que nem a um debate aceitar ir.

Por outro lado, vejo já vários bloggers assumirem o seu voto em Rui Rangel - começando por este, que dos 6 membros tem já 2 (Bcool e Marta) que o disseram de forma frontal e sem equívocos. Apraz-me registar por essa blogosfera a frontalidade de vários outros escribas e gosto de saber que há ainda quem saiba assumir as suas ideias - boas ou más; certas ou incertas - sem hipocrisias nem desculpas esfarrapadas do estilo: "onde está Veiga, eu não estou", como se Veiga não tivesse vindo para o clube pela mão de Vieira nem, quando saiu, tivesse ouvido do Presidente que teria sempre uma porta aberta no Benfica. Não me confundam: eu não quero Veiga no clube. Mas não uso isso como desculpa para votar num gajo ainda menos benfiquista, mais incompetente e que fez muito mais mal ao nosso clube. É preciso um grau inalcançável de hipocrisia para tal. Lamento, mas não consigo atingi-lo.

Sobre o meu voto de Sexta, confesso-me em dúvida. É simples: em termos puramente analíticos, teria de votar em branco. Não acho nenhum dos candidatos apto a presidir a um clube como o nosso. O actual pelas razões que todos conhecem e para as quais venho alertando de há 3 anos a esta parte; Rangel porque me parece ser apenas um rosto de figuras que sustentam a campanha na sombra. Por outro lado, o voto em branco, mesmo que legítimo e em consciência, acaba por ser um voto em Vieira e isso causa-me um grave dilema existencial porque não quero ser, mesmo que indirectamente, responsável por levar o Benfica a um abismo tal que pode não ter solução. Só esse medo de ser cúmplice de uma figura macabra e de não dar força à candidatura concorrente no sentido de criar futuro para o clube poderá levar-me a votar em Rangel. Até Sexta decidirei.

Peço a todos os bloggers que digam aqui qual será o vosso sentido de voto - Vieira, branco, Rangel ou abstenção. Porque não vejo dever nenhum no voto secreto, apesar de o reconhecer como um direito. Parece-me que a honestidade e a fundamentação de ideias de cada um dará mais ao Benfica do que o refúgio em desculpas ridículas.

 

32 comentários:

.D10S disse...

Eu voto em branco.

Sei que basicamente se torna num voto em LFV mas sinceramente Rui Rangel não me convence nada. Em relação ao juiz parece-me claro que não tem perfil para o cargo, e principalmente, não me parece preparado. Acho que é o típico caso do 'não faz parte deste filme'.

Vieira, apesar da declaração deste noite - a ser verdade, é um rombo gigante no seio do sistema mas.... - já mostrou do que era capaz. E não é muito...

Nunca fui de votar no 'menor mal', e tal como no país o Benfica está numa situação em que não existe uma boa solução, apenas a 'menos má' e isso não me chega..

Enfim, o pior é que com jj até ao final desta época antevejo mais um ano cheio de tristezas e frustrações.

http://benficacompaixao.blogspot.pt/

Socio slb nº 218219 disse...

LFV como é obvio! então depois da noticia de hoje...

Stranger disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=CwnrnJWTLgQ

Gonçalo disse...

Tinha a mesma dúvida que tu, mas já me decidi.

Não é a lista perfeita, longe disso, mas os meus 20 votos vão para o Rangel.

abrantes e benfica disse...

Voto Fernando Tavares

abrantes e benfica disse...

Voto Fernando Tavares.as intervenções de hoje do vieira foram o culminar apoteotico de anos de asneiras e mentiras.espero que tenham sido das ultimas como presidente do Sport Lisboa e Benfica

ETU disse...

Vou votar na lista B de Rangel, que inclui diversos benfiquistas aos quais reconheço enorme competência.

Por outro lado,os motivos que me levam a não votar em Vieira são:

1. Péssima performance desportiva, na linha dos piores presidentes de sempre;

2. Gestão financeira absolutamente irresponsável (e eu sei do que falo).

O LFV teve 9 anos para mostrar do que era capaz. Foi manifestamente insuficiente.

Ricardo disse...

Eu vou Votar em Vieira.Juro que vou. Rangel? Nao me facam rir. Muda aos 5 e acaba aos 10. Amor nao apagues este.

Ricardo disse...

Ainda um dia destes comemos um prato de torresmos juntos... On Me!

Antonio disse...

Vou votar lista B. Considero que, ao contrario de à três anos, não faz sentido votar em branco. Sentir-me-ia como Pilatos.

O anùncio feito hoje por LFV acerca dos direitos televisivos só pode ter uma interpretação: vai entregá-los a José Eduardo Moniz e à Ongoing. Eu não quero estes senhores no Benfica.

Eu não quero, daqui a 4 anos pensar que assobiei para o lado quando tinha uma candidatura para optar onde estavam Fernando Tavares, Paulo Olavo Cunha, João Carvalho e Cunha Leal, pessoas que serviram o Benfica com honestidade e elevação.

Tenho três crianças, todas sócias do Glorioso, e não posso deixar que deixem de ter orgulho em pertencerem á massa adepta deste grande clube.

Gondarslb disse...

Eu Voto em Rangel ia votar em branco mas decidi votar Rangel no Vieira votei nas ultimas mas agora não...

LGS disse...

Não sou blogger mas deixo aqui a minha opinião.

Consigo ver mérito e deméritos em ambas as listas e acho que há nos dois lados pessoas capazes e outras nem tanto (ou que são pelo menos incógnitas). E isso deixa-me muito indeciso.

Há três anos atrás não teria dúvidas em votar Vieria. No entanto, este último ano faz-me ficar de pé atrás e duvidar se ele será mesmo capaz de dar o passo que falta para que o Benfica volte a dominar o futebol nacional. Isto porque depois daquele Benfica demolidor de 2009/2010 tinhamos tudo para começar a dominar mas nos anos seguintes demos muitos passos atrás.

Mas também não tenho memória curta e lembro de ver o meu Benfica jogar um futebol deprimente e também de praticar o melhor futebol de que me lembro, no 1º ano de Jesus.

Por falar em Jesus, o meu sentimento em relação a JJ e a Vieira é muito semelhante, já vimos que são capazes do melhor e do pior. O que me faz "balançar" é a dúvida entre a esperança que o melhor se repita e torne regra, ou que seja o pior a prevalecer...

É certo que a mentalidade vencedora, a capacidade de superação nos momentos chave, não se enraiza de um dia para o outro. Mas também acho que com a estabilidade que tem havido, desde há pelo menos 4 ou 5 anos, a equipa já deveria mostrar mais sinais de estar perto dessas capacidades que no fundo são aquilo a que chamamos a "mística".

Mas depois somos eliminados da taça em casa com os tripeiros após uma vantagem de 2 golos, ou perdemos o campeonato com 5 pontos de atraso depois de termos 5 de avanço e as dúvidas em relação à equipa, ao treinador e aos dirigentes voltam...

Em relação a Rangel e a sua equipa, a hesitação é a mesma, mas por desconhecimento. O desconhecimento faz não ter a certeza se são capazes de superar o melhor de Vieira, ou se o seu "mau" é ainda pior. É o velho dilema, a dúvida entre o diabo que se conhece e o diabo que se desconhece...

E assim continuo, na dúvida...

Ganhe quem ganhar as eleições, espero que o grande vencedor seja o Benfica!

PS: Desculpem o comentário longo mas a paixão pelo Benfica leva a isto, o que era para ser só um simples comentário transforma-se num desabafo meio atabalhoado em que as ideias se atropelam e até contradizem (como alguém que discute consigo próprio dentro da sua cabeça).

Unknown disse...

Não vou votar. Estou longe demais para o poder fazer. Não votaria Vieira.
Gostava no entanto de perguntar aos que dizem que nunca irão estar ao lado duma lista onde esteja José Veiga. Então e estar ao lado de uma lista onde está o Jorge - amigo do Pinto da Costa - Gomes? Já não vos afronta?

SLB1958 disse...

Estou indeciso ou branco ou Rangel

Unknown disse...

Acho que a questão que se deve colocar um dos socios é: queremos a continuudade de um portista ou a mundança por um benfiquista?!

Podemos não rever o perfil de Rangel como Presidente do Benfica mas ele é benfiquista e sofre pelo benfica como todos nós. A questão não é se votamos ou nao num mal menor mas sim ve queremos um benfiquista ou um portista aliado à corrupção. Quer queiramos ou não Vieira está ligado a Pinto da Costa e Oliveiras.

Scalper

editor69 disse...

Entre Rangel e branco votarei certamente.
Não me absterei. Mas estou como o Ricardo.
Até lá decidirei.
O que me leva a votar na lista B é a presença entre outros de Cunha Leal e Fernando Tavares. BENFIQUISTAS.

http://blogaleste.blogspot.pt/2012/10/do-direito-ao-debate-2.html

Abraços.

Anónimo disse...

votem na lista B ! sao todos benfiquistas de sempre e quando assim é tem sempre algo que toque no coração.
o tempo de vieira ja la vai estava sempre com o milagre financeiro e agora ve se bem o que ta a dar sem falar a nivel desportivo que ganhamos 2 em 10 anos,repito 2 em 10 !
com vieira vemos azuis e verdes do nosso lado mas sera que nao temos benfiquistas competentes ? e onde esta a competencia de quem la esta ? e as contrataçoes de jogadores o que dizer de um leo kanu que nos custou um milhao e nem jogou ou de muitos outros ? pensem...Benfica a quem o sente !

Unknown disse...

E Rangel tem ideias? A única coisa que o Rangel apresentou do seu programa é mandar bocas à lista de Vieira e as transmissões. Em relação às transmissões televisivas, Rangel lixou-se com a noticia de hoje!
Eu votarei Vieira, porque tem um projecto com pés e cabeça, ao contrário de Rangel;
Vieira tem um grande apoio de pessoas de todas as classes sociais e extractos sociais, Rangel não tem

Sempre Benfica disse...

Rangel claro! lfv acabou para mim com a palhaçada da irresponsabilidade de JJ, das vendas de Simão e M Fernandes há uns anos - a melhor equipa dos últimos 10 anos, lembram-se? - e finalizou com chave d'ouro no passivo, na falência técnica, que obviamente obrigaram às vendas a destempo de Javi e Witsel! Pelo meio apoios a corruptos, um eventual submarino azul no departamento de futebol, etc. Mas tb, é preciso mais? Sim: mente, não assume e, tal como JJ, repete os erros ... E agora, chega?
Saudações Gloriosas

Força Benfica

Nuno Pinho disse...

Rangel.
O outro só pode estar a gozar:
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=359991

Catenaccio disse...

Blog Catenaccio vota Lista B: 20 votos. A justificação está em textos escritos desde 2008/2009. Farto de mediocridade a todos os níveis.

Pedro disse...

Ricardo, os meus 50 votos vão para Rangel. E a razão é simples: correr com Vieira.

Se rangel será boa opção? Não sei. Mas sei que Vieira não é. Já chega. Mais 4 anos e provavelmente estaremos pior que os lagartos...

dzgfsdgsd disse...

Neste momento o meu voto está em branco, se entre e hoje e amanha Rangel conseguir por alguma razão convencer (o que não acredito muito) o meu voto vai para ele.

Para Vieira não vai e já expliquei o porque mesmo no principio de Setembro no blog.

Tiago Pinto disse...

Obrigado pelo destaque. Quem assume voto em Rangel é corajoso, quem assume o voto em Vieira é isto e aquilo. Viva a democracia que se vive para estes lados.

Bancada16 disse...

RANGEL!

Por uma razão muito simples, o orelhas representa tudo aquilo que é NÃO SER BENFICA!

Ser Benfica é ser Democrático, orelhas é um ditador de merda.

Ser Benfica é ser vencedor, orelhas em 10 anos ganhou ZERO.

Ser Benfica é proteger os interesses do clube e dos seus sócios, orelhas defende tudo menos os interesses do Benfica.

Rangel, muito claramente.

BENFICA SOMOS NÓS!!!

Unknown disse...

Branco

JC disse...

Ahahahahah! Democracia, Tiago? A sério? Não tens mesmo mais ninguém para acusar de falta de sentido democrático? Tu vê lá bem isso, rapaz.

Bujix disse...

Fds, caro Tiago, tu, infelizmente, representas o pior que há no benfica. dou graças a Deus que tu votes na lista A porque acho q isso é a melhor campanha para a lista B. com o teu discurso na AG e a visita ao gabinete, a tua espinha parece um acordeão...

Bancada16 disse...

Ó Tiago, a sério, tu representas tudo aquilo que um apoiante do Vieira representa...

Hattori Hanzo disse...

Estava como tu. Depois das entrevistas do Vieira ontem decidi mesmo votar em Rangel. Não me convence nem a sua campanha me fez também, mas apesar de tudo há la gente competente (Olavo Cunha e Cunha Leal por exemplo) e a questão que tu falas no último parágrafo também me faz votar em Rangel: branco acaba por ser voto em Vieira.
No entanto penso que Vieira vencerá à mesma facilmente. No entanto estou de consciência tranquila tal como tive nas eleições em que ganhou Vale e Azevedo.

Luis Rosario disse...

Já decidi à muito não votar na Lista A. Recentemente e após reflexão, claramente os meus 20 votos vão para a Lista B.

chefe disse...

Vou votar RAngel.

Nunca votei Vieira e agora muito menos. Nunca na vida.