segunda-feira, 4 de março de 2013

4 de Março de 1992 - Sempre Presentes

56 comentários:

Anónimo disse...

Não se percebe a reverência a estes rebentadores de petardos que se acham o braço armado do Benfica. O Benfica não tem braço armado.

Marta disse...

Reverencia?..
Eufemismo, sabe o que significa anónimo?..
O mesmo que foi utilizado para referenciar as Casas do Benfica. E não foi por nenhum "rebentador de petardo".
Falar sem conhecimento de causa e julgar tudo pela mesma medida não me parece razoável, no minimo.

Anónimo disse...

Espera, que é pior do que eu pensava. Dizer que são o braço armado do Benfica é um eufemismo? A figura de estilo com que se disfarçam ideias desagradáveis por meio de expressões mais suaves? Qual é a ideia desagradável que eles estão a disfarçar com o suavíssimo "somos o braço armado do Benfica"?

Anónimo disse...

Parabens á brigada do Petardo e tantos€ custarem ao nosso clube, no entanto e apesar de tudo dão de facto muito apoio á equipa em todo o lado. Um pau de dois bicos. Zé pescador

Marta disse...

É o eufemismo para lançamento de petardos anónimo. Todos os elementos que fazem parte dos NN não fazem mais nada do que rebentar petardos nos jogos a que se deslocam a TODO o lado. Da Luz aos confins do planeta.
Braço armado é isso que significa para quem não tem a capacidade de ver a floresta para além de meia dúzia de arvores.
Braço armado é isso que significa para quem não ouve mais nada que não sejam os petardos.

David Duarte disse...

épà, não compreendo agora a paranoia com a porra dos petardos. Sempre existiram e espero continuarem a existir... no estadio!

Ainda na semana passada houve dois PSG-Marselha. Ora petardos é o que não faltou durante o jogo todo e ninguém refilou com isso. Agora um gajo manda um peido no estadio, caiem-nos logo em cima. Um gajo quer ver o jogo de pé, saltar, cantar, mandam-nos sentar.

Fdx, po caralho com as virgens ofendidas!! Querem fazer dos estadios uma sala de cinema! No futebol os adeptos participam, devem participar e um petardo, falo bem de petardos, não tem nada de mal.

Parabéns Marta, homenagem merecida a todos aqueles que acompanham "até ao inferno" (como diria o Guttmann quando falava da mistica benfiquista) o Benfica e que faz muita gente bem pensante sentir a consciência pesada por nunca meter os pés no Estadio.

Anónimo disse...

Eu vejo a floresta toda a cantar que é o braço armado do Benfica. E não vejo nenhuma árvore a repudiar os petardos. Pelo contrário, festejam quando são rebentados e insultam a maioria dos benfiquistas no estádio, que assobiam os rebentamentos. As claques têm uma organização. Se os líderes quiserem nunca mais ninguém rebenta petardos. Vamos parar de fingir que somos ingénuos.

Marta disse...

Qual claque? Quem lhe atribui essa designação é o anónimo.
Ah o publico assobia o rebentamento de petardos? Óptimo. É sinal que estão vivos afinal. Normalmente só se ouve a floresta a cantar. Inclusive o hino. Tem os ouvidos muito selectivos.

Marta disse...

Por vezes usam-se os meios errados para os fins ou pelas razoes certas..

Concordo David, dão muito mais do que limitam. É muito singela a minha homenagem, mas é sentida e com gratidão.

Anónimo disse...

Os No Name Boys não são uma claque? Os petardos são muito bons? Isto são cúmulos de desonestidade intelectual. Quantos euros é que já nos custaram os petardos? E que benefício tiveram? Esta é fácil: nenhum. Eu oiço o estádio todo a cantar o hino. Mas não oiço nenhum sócio a cantar cânticos sobre si próprio. Nem se põem de costas para o jogo. Os sócios que eu conheço querem mesmo ver o Benfica, não é rebentar pirotecnia.

Marta disse...

1º: não, não são uma claque. Informe-se.
2º: em que parte dos comentários é que foi dito que os petardos são bons?
3º: é um facto, os petardos já custaram ao Benfica pesadas multas.
4º: para além de ouvidos selectivos também tem conhecimentos selectivos no que aos sócios diz respeito.
5º: os sócios que conhece não se viram de costas para o jogo mas provavelmente só põem os pés no estádio 2 vezes por ano, saem a 10m do final e não fazem centenas de kms/ano.

6º: penso que estamos conversados sobre "desonestidade intelectual" face ao exposto.

Anónimo disse...

os NN nao teem lider por isso nao falem do que nao sabem. criticam petardos e costas para o jogo?! porque nao falam do apoio vocal que dao ao BENFICA durante todo o jogo?! ah nao esperem... é melhor o grupo dos assobios e dos que abrem a boca quando é para chamar nomes ao arbitro... somos todos BENFICA sao ridiculas essas generalizaçoes de que todos os NN sao arruaceiros. respeito entre todos é o que se pede

David Duarte disse...

Marta, estàs a falar sobre desonestidade intelectual com alguém que nem se digna a meter o seu proprio nome nas ideias que defende...

Marta disse...

Quando se catalogam os Benfiquistas conforme se viu "Anónimo 2" (peço desculpa mas é para distinguir), respeito é algo que não cabe na prática de todos, só no dicionário..
E aqui se resume a "honestidade intelectual" apregoada.

Marta disse...

Realmente, esse deveria ser o ponto 7 David.

Ulrich Haberland disse...

Habituei-me a ver os jogos no Topo Sul, já não consigo ver jogos noutro lado qualquer do estádio. É ali que posso viver o jogo como preciso, em pé, sem parar e a cantar a plenos pulmões, só assim faz sentido para mim. Obrigada NN, se não fossem vocês já há muito que não ia à bola. Chegar, procurar o meu lugar, sentar, assobiar o arbitro, gritar os golos e ir embora não mata a minha necessidade de apoio à equipa.
Obrigada NN, muito obrigada e que vivam muitos e muitos mais anos.

Anónimo disse...

1º: não, não são uma claque. Informe-se.

Fui informar-me. Não sei se sabes quem é Jorge Maurício, também conhecido por Gullit. É um dos fundadores dos NN. Uma vez, numa publicação dos NN, escreveu: "Há pessoas que se dedicam à claque e gastam muitas horas, para aparecer meia dúzia de otários de vez em quando a estragar tudo." Ele fundou a claque e acha que é uma claque. Talvez seja intelectualmente desonesto.
Também neste post do Ontem (http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2012/08/uma-questao-de-falta-de-confianca.html) se fala várias vezes de claques e ninguém desmente nem acusa de desonestidade intelectual o autor.

2º: em que parte dos comentários é que foi dito que os petardos são bons?

Aqui: "um petardo, falo bem de petardos, não tem nada de mal."


3º: é um facto, os petardos já custaram ao Benfica pesadas multas.

Exacto. E mesmo assim, não param de os rebentar. Trata-se de prejudicar conscientemente o clube. Coisa que tu não toleras a mais ninguém.

4º: para além de ouvidos selectivos também tem conhecimentos selectivos no que aos sócios diz respeito.

Não, tu é que discriminas os sócios.

5º: os sócios que conhece não se viram de costas para o jogo mas provavelmente só põem os pés no estádio 2 vezes por ano, saem a 10m do final e não fazem centenas de kms/ano.

Cá está a selectividade. É preciso educar o gosto para distinguir os NN, coitadinhos, porque só uns é que rebentam petardos (embora todos festejem o seu rebentamento e insultem quem os deplora). Mas os outros sócios são todos iguais: não acompanham o Benfica e saem todos 10 minutos antes. Não sabes o que são os benfiquistas.

6º: penso que estamos conversados sobre "desonestidade intelectual" face ao exposto.

Sem dúvida nenhuma. Mas sem dúvida nenhuma.

Marta disse...

"Claque" é o termo vulgarmente e comumente utilizado para apelidar grupos de apoiantes de determinado desporto. Se levado à letra e no sentido mais completo do termo até são profissionais pagos para isso.

Os NN são um movimento, não se identificam nem existem enquanto claque, independentemente de assim serem referenciados.

"Não se percebe a reverência a estes rebentadores de petardos que se acham o braço armado do Benfica"

"Os sócios que eu conheço querem mesmo ver o Benfica, não é rebentar pirotecnia." -
Anónimo.

A selectividade então foi feita por mim... Comentários desta natureza não são selectivos nem discriminatórios, são "intelectualmente honestos", com uma capacidade inigualável de indiscriminação de sócios.

É preciso ter capacidade de saber distinguir entre o que é bom e o que é menos bom. O que fez foi entrar a etiquetar um grupo todo pela mesma medida sem sequer ter o mínimo respeito por tudo de bom que fazem.
No estádio inteiro podem estar sentados as pessoas mais duvidosas, os piores criminosos mas é preciso educar o gosto para se distinguirem os "bons".. De acordo com o seu ponto de vista o Topo Sul concentra apenas "rebentadores de petardos", a nata dos sócios está no restante estádio. Na qual estão os "que conhece".

Coitadinho é o anónimo por ter tão curta visão e incapacidade de separar o trigo do joio. Deve ser muito triste não saber vÊr o lado bom das coisas, sobretudo quando é mais do que muito.

Mais do que uma vez, neste mesmo blogue, já foi expresso pelos seus escribas - eu incluída - que não se compreende o rebentamento de petardos na óptica do prejuízo que causa ao Clube, mas também já foram salientados os mais do que inúmeros aspectos positivos inerentes ao apoio que estes "sócios" prestam ao Clube.

A nossa diferença chave está precisamente aqui: capacidade de elogiar o bom e apontar o menos bom, com o devido respeito que TODOS os "sócios" e adeptos merecem. Os que conhecemos e os que não conhecemos, já que para si só contam os que conhece, o resto é ar e vento.

Quanto à presunção: "não sabes o que são os benfiquistas".. Vindo de si, declino qualquer lição. Seja de Benfiquismo seja de honestidade intelectual.
Se um dia ultrapassar esse complexo venha vêr um jogo ao Topo. Quem vai vêr que talvez ainda tenha muito para aprender, sobretudo de humildade é o Anónimo. Lá não damos nem pretendemos dar lições de Benfiquismo a ninguém. Qualquer Benfiquista é bem vindo para apoiar o maior do mundo e arredores.

Unknown disse...

Este grupo de apoio do Sport Lisboa e Benfica faz falta, como fazem falta os Diabos em grande. Fazem sacrificios pessoais para acompanhar o Benfica a todo o lado, dão côr aos estádios por esse mundo fora elevando bem alto o nosso emblema. Fazem coisas que não devem? Claro, como qualquer ser humano. Agora virem comentar este post só para dizer mal de adeptos do Sport Lisboa e Benfica parece-me no minímo ridículo. Mas já agora espero bem que as pessoas que o fazem tenham moral para os critícar, apoiando o Sport Lisboa e Benfica onde ele jogar. Para finalizar, não vejo o Benfica junto a nenhum grupo de apoio mas tenho lá grandes amigos com mais de 30 anos de bancada. Respeito por favor. Saudações benfiquistas.

Anónimo disse...

"Lá não damos nem pretendemos dar lições de Benfiquismo a ninguém."

"Ah o publico assobia o rebentamento de petardos? Óptimo. É sinal que estão vivos afinal. Normalmente só se ouve a floresta a cantar. Inclusive o hino."

Pois é, pois é. Não se acham mais que os outros, nem acham que apoiam mais, nem se acham com direito a prejudicar propositadamente o clube. E não são uma claque. Nem pensar. O fundador não percebe nada do assunto.

Filipe disse...

Eu estava lá e essa é uma data de infâmia. Não sou totalmente isento, pois a única vez que fui agredido num estádio foi por elementos dessa não claque, nessa mesma data, por protestar contra os fumos (que me provocam problemas respiratórios), e tive que mudar o meu lugar habitual no estádio. Ao longo destes anos sempre fizeram parte dos meus ódios de estimação.

Nunca vi nada de positivo nessa «não claque,» e pelo contrário imensas coisas reprováveis. Isso dos petardos até são coisas menores. Envergonhavam-me em particular as faixas e cânticos a promover o assassino do verylight nos jogos com o Sporting. De uma baixeza moral incrível. Se os maus rapazes dentro da claque são assim tão poucos porque é que os restantes os deixavam fazer isso?

Eu já via os jogos do Benfica ao vivo 20 anos antes de aparecerem estes meninos que não sabem o nome, e o ambiente era infernal mesmo fora de casa. A minha família é de benfiquistas, que estiveram presentes nos jogos da década de 60, e este tipo de apoio não foi preciso em nenhuma das grandes conquistas do clube. Desilude-me muito encontrar um apologista dos NN entre os autores deste blogue.

Marta disse...

Olhe anónimo, continue com as suas "percebas" (ou falta delas) e a misturar alhos com bogalhos a preto e branco, poupe-me é a tão triste visão.

Apoie o Benfica como entender, onde entender, com quem entender, no Estádio, e que o Benfica lhe dê um pouco da côr que lhe falta.

Marta disse...

Filipe,

não se trata de ser apologista ou não apologista, trata-se de reconhecer o que de bom é feito pelos NN, da mesma forma que já se censurou o que entendemos não estar em conformidade com o Clube.

Eu vivo num país onde grande parte dos dirigentes são corruptos e o povo continua a votar neles. Se o sabem e continuam a votar neles o que é que têm melhor do que aqueles que elegem?

Não tenho ódios, nem de estimação nem sem ser de estimação, turva-nos a clarividência e é o maior contributo para que se verifiquem injustiças. Nem sempre tudo é mau, nem sempre tudo é bom.

David Duarte disse...

Então oh minha besta acéfala (em anonimo cabe tudo por isso com certeza não levarà a mal eu tratà-lo assim", sabe o que é desonestidade intelectual? Dou-lhe um exemplo claro e evidente:

Atribuir à pessoa com quem se dialoga (no seu caso, a Marta) argumentos apresentados por uma outra pessoa (neste caso eu , "um petardo, falo bem de petardos, não tem nada de mal.")de forma a, demagogicamente, descredebilizar o seu interlocutor.

Tenha um minimo de respeito para com quem discute e sobretudo combata a preguiça intelectual que é a caricatura (não, não são o grupo dos petardos). Olhe que a preguiça intelectual é um verdadeiro cancro que corroi o conhecimento. Faça là esse favor à sua inteligência e em vez de preferir a aparência da razão - o proprio da caricatura - prefira a substância da verdade.

David Duarte disse...

"Nem sempre tudo é mau, nem sempre tudo é bom." Por outras palavras, a virtude da nuance!

Anónimo disse...

Enquanto voçes grandissimos benfiquistas,estavam com o cu no sofa,eu fui apoiar o SLB.Frio,mau jogo,pouco dinheiro no bolso..."que importa,nem que seja no fim do mundo".Fico triste,de ver que ha benfiquistas que nos odeiam.Deviam tela para com os nossos "desgovernantes".NASCIDO NA FARMACIA FRANCO/AFILIADO POR COSME DAMIAO/EU VISTO DE VERMELHO E BRANCO/BENFICA DO MEU CORAÇAO.Parabens a NNos e a todos os simpatizantes e socios que amam verdadeiramente o GLORIOSO

Águia Eterna disse...

O BENFICA e os NNB são partes do mesmo UNIVERSO.
Quanto mais fortes estiverem os NNB mais forte estará o BENFICA.
Obrigado MARTA por esta homenagem a quem verdadeiramente DEFENDE E AMA o Nosso glorioso e Inigualável BENFICA de Portugal e de TODO O MUNDO.

Miguel Santos disse...

"Afiliado por Cosme Damião"? Este é como o Relvas, não sabe a letra. Deve ser da droga.
Ah, que disparate. Droga é coisa que não existe nos NN. E NN não são as iniciais de Neo Nazis. Não, não.
É tudo gente boa. Só não percebo uma coisa: a constante choradeira "ai, eu faço sacrifício para ir ver o Benfica". Eu também vou ver o Benfica a todo o lado (cá e no estrangeiro) e não é sacrifício nenhum. Mas eu vou mesmo para ver o Benfica, não é para estar aos saltos de costas para o jogo.

Fehér 29 disse...

SEMPRE PRESENTES! Mesmo que isso custe a muita gente...

Anónimo disse...

"SEMPRE PRESENTES! Mesmo que isso custe a muita gente..."

Normalmente, custa aos cofres do Benfica, porque as multas dos petardos não são baratas.

Daniel Mancilha disse...

"E NN não são as iniciais de Neo Nazis. Não, não."

Já alguma vez olhou para o Topo Sul do estádio da Luz??? Acha que o que disse tem alguma razão de ser?? No topo somos todos iguais, somos todos do Benfica.


"Mas eu vou mesmo para ver o Benfica, não é para estar aos saltos de costas para o jogo."

Exacto, o estar de costas para o jogo serve para isso mesmo, vincar a ideia que mais do que ver o jogo estamos lá para apoiar o Benfica.

Pedro disse...

Este anónimo revela uma ignorância brutal no que diz respeito ao assunto claques, no name, letras, petardos, tudo.

LOL

Ainda bem que deixaste passar os comentários, Marta. Lindo. Está para o assunto como os lagartos estão para o futebol, não percebem nada.

Os No Name são isto e aquilo. Para o anónimo são todos petardeiros.

Então o anónimo é um agressor de árbitros. É que a única vez que alguém das bancadas invadiu o relvado para dar um calduço a um fiscal de linha não foi um NN, foi um benfiquista "normal". Logo, pela lógica do anónimo, ele é um agressor de árbitros. Tá bom assim?

Trás à discussão as palavras do mítico Gullit e depois diz que NN significa neo nazi. É ser estupido, muito estúpido.

E sim, as palavras de Gullit sobre a Claque No Name Boys em nada chocam as palavras da Marta sobre a "não claque" No Name Boys. Confuso? Pois é...quando não se sabe é melhor ficar caladinho, ok?

Daniel Mancilha disse...

Entretanto lembrei-me de mais uma coisinha para perguntar aos anónimos, se não gostam dos NN, porque é que no final da época passada quando o topo se calou começaram a assobiar??

Filipe, na altura em que não havia claques havia apoio na mesma, o problema é que agora, não havendo claques na mesma, se não for a malta dos Topos, a Catedral parece isso mesmo, uma qualquer Catedral durante a missa do galo.

Quinta lá estarei a gritar pelo meu Benfica, e gostava que o estádio fizesse o mesmo. Mas já percebi que só há combustível para 10/20 segundos e 2 ou 3 vezes durante os 90 min. Saudações BeNNfiquistas.

Marta disse...

A sigla NN significar Neo Nazi e de que os NN são de extrema direita completam a tríade histórica de mentiras que se vão alimentando por "bacoquice", Calabote e do Benfica ser o Clube do regime são as outras 2.

Desde o seu fundador, passando pela bandeira que se encontra ao centro do Topo e que se desloca para todo o lado - para os mais "distraídos", é a bandeira do Rei Eusébio - até ao publico presente no Topo Sul sim, é mais do que evidente o cariz Neo nazi dos NN.
Há linhas ténues mas a que separa a ignorância da bacoquice não é uma delas.

Digo e repito - mesmo já tendo sido explicado o significado desse gesto do virar costas - até ao ultimo minuto e quantos após o apito final, não há abandonos ou debandadas antecipadas do Estádio...

Anónimo disse...

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1045867

São só 2 ou 30...
Assim também eu faço "sacrifícios" para ir ver o Benfica. Com dinheiro da droga é mais fácil. Quando é ganho a trabalhar é que é pior.

Anónimo disse...

Fiz um comentario a 5 de Março as 02:11.Educado,sem ofender ninguem.Mas ha um individo que escreve que nao sei a letra da musica do COSME DAMIAO.Nao amigo e mesmo assim.E que devo ser drogado.Nao me drogo.Mas que valente da net e este senhor.Um obrigado a Marta por defender os NN.Mas de maneira realista.Ve se que conhece a nossa ideologia."FORÇA BENFICA ESTAMOS CONTIGO EM QUALQUER LUGAR/ES A DROGA QUE NOS ALIMENTA E ME FAZ VIBRAR/FORÇA BENFICA VAMOS VENÇER/RAPAZES SEM NOME COM MUITO ORGULHO ATE MORRER. Todos juntos BENQUISTAS,vamos ajudar o nosso GLORIOSO a conquistar o campeonato.1904 ANO DA FUNDAÇAO/NASCEU O CLUBE DO MEU CORAÇAO/QUAL E O SEU NOME,EU VOU GRITAR/ E O SPORT LISBOA E BENFICA

Anónimo disse...

Não é, não. A letra da música diz "Criado por Cosme Damião" e tu escreveste "Afiliado por Cosme Damião", o que além de estar errado é absurdo. Podes verificar isto numa rápida pesquisa na internet ou ouvindo com mais atenção o que os teus amiguinhos cantam. Com tantos petardos a rebentar é natural que tenhas dificuldade em ouvir o que eles dizem.
Também acho imensa piada que critiques o facto de eu não me identificar com o nome enquanto defendes um grupo chamado rapazes sem nome que recusam identificar-se.

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1067743&especial=Claques%20e%20viol%EAncia&seccao=DESPORTO

São os dois pesos e duas medidas do costume. E que definem bem os NN. Se eles estivessem vestidos de verde ou azul, ninguém tolerava isto:

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1067682&especial=Claques%20e%20viol%EAncia&seccao=DESPORTO

Como vestem de vermelho, desculpam-se os homicídios, o tráfico de droga e a pirotecnia ilegal porque eles apoiam muito. Cosme Damião havia de ficar orgulhoso...

Marta disse...

Mas quem é que aqui defendeu ou defende actividades ilícitas e/ou criminosas? Como se só existisse um foco delas no planeta e logo concentrado num Topo do Estadio da Luz. Como se este mesmo local se resumisse a essas mesmas actividades.
Tem piada que a mesma preocupação não se vê noutros quadrantes do Clube. Será por estarem de fato e gravata sentados em zonas vip do mesmo estádio?... À semelhança do que acontece em TODOS os quadrantes da sociedade? Ou esses estão identificados?..

Se se preocupassem em questionar QUEM é que apoia essas mesmas actividades é que teriam uma atitude louvável mas não. Também à semelhança do que acontece nos mais variados níveis da sociedade, além de incómodo, dá que pensar e, sobretudo, poria a descoberto tanta falsa moralidade..

Acho "curiosa" a referencia à falta de identificação. Está toda a gente bem à vista e localizada mas não está identificada. Proponha-se uma entrada na Luz com o cartão de sócio mas pendurado ao pescoço como se faz com os jornalistas. Seria curioso ver quem é que se oporia a tal medida. Mas faça-se em todo o Estadio.

Podia postar infinitos links com noticias e casos de actividades criminosas de uma franja à outra deste País mas, além de não pretender justificar mal com outro mal, não pretendo, como o que se verifica com alguns posts aqui, generalizar a toda uma classe, ou classes, os podres que todas encerram. TODAS! Os "bons" não o merecem e são dignos de respeito.

Por estes, opto por postar isto:

http://video.pt.msn.com/watch/video/jesus-agradece-a-claque/295gf9vx3?cpkey=54479d04-35f9-4763-bb3e-e10744916de6%257c%257c%257c%257c

Ou isto:

http://m.youtube.com/watch?v=I5S-KApdLuk

Anónimo disse...

O que tem piada é o contrário. Basta ler este blog para ver as críticas e acusações, por exemplo, à direcção do clube. Muitas delas justas, aliás. Se alguém, na direcção, tivesse morto alguém com um very light, ou sido preso por tráfico de droga, toda a gente criticaria, e bem, a direcção. Porquê? Porque gente de bem não se associa a assassinos e traficantes. Nem os apoia, com cânticos e faixas a dizer "Hugo Inácio Eterno Guerreiro", como já tive oportunidade de ver, com muita vergonha. Cosme Damião escolheu a águia para símbolo do Benfica por simbolizar a elevação de princípios. Os delinquentes que praticam crimes graves não são propriamente os maiores defensores desses valores.

Marta disse...

Creio que, das duas uma, ou o anónimo anda distraído ou não entende o que se escreve.

As criticas aqui não se direccionam a alguém em exclusivo, dirigem-se a tudo e a todos que entendemos não se enquadrar nos valores que muito bem refere.
Cosme Damiao com toda a certeza não se orgulharia desses comportamentos - já criticados e abordados aqui - mas com toda a certeza também não se orgulharia de muitos outros comportamentos, de cima para baixo.

Acha que a delinquência é resultado de quê, já agora?... E é alimentada por quem?..
Não é tratada e erradicada porquê? Que interesses serve?..
Assobiar para o lado.. Critique-se, julgue-se mas continue-se a assobiar para o lado.

Anónimo disse...

Ah, adoro essa conversa! A delinquência é resultado de quê? Aposto que não é resultado dos delinquentes, coitadinhos, que não têm culpa nenhuma. São produto das circunstâncias, coitados.
E os NN, para os tapadinhos, são como o Estaline e o Salazar para os estalinistas e os salazaristas. Cometeram crimes hediondos, mas o sistema educativo era tão bom. Mataram pessoas, mas havia mais respeito. É como os NN. Assassinam, traficam droga, rebentam petardos, custam dinheiro ao clube, sujam o nome do Benfica. Mas apoiam tanto, coitadinhos...

Anónimo disse...

Caro amigo a musica do COSME e como eu digo.Mas se mudasse uma ou duas palavras,nao fazia mal,o que interessa e o sentimento ao cantala.Tenho uma historia curiosa para si.Em manchester quando empatamos 2 a 2,estavam um grupo de adeptos mais velhos que eu,ao pe de NNos,e havia um que nao sabia bem as letras e que estava a cantar um pouco a medo.E eu disse lhe isso mesmo,que nao fazia mal,para se juntar a nos,que em pouco tempo ia aprender.No fim do jogo,veio me dizer,que tinha ma impressao dos NN,mas que afinal eramos boa gente.Acabei por vir no mesmo aviao para Lisboa,e ainda hoje se me ve no GONÇALVES la na LUZ bebemos umas cervejas.Ee tem 57 anos,eu 26.Ele vai para a central piso 1,eu no Topo Sul.Ele tem um restaurante,eu trabalho num armazem.Ele tem um audi a4,eu um opel corsa.Mas nao e que afinal temos os dois o mesmo amor:O SPORT LISBOA E BENFICA. E PLURIBUS UNUM. "QUANDO SOBES AO RELVADO/SABES QUE ESTAS ACOMPANHADO/PORQUE NO TEU TOPO SUL/ESTAO OS NN A TEU LADO. VIVA COSME DAMIAO.VIVA O BENFICA

Marta disse...

Coitadinho é o anónimo... No seu anonimato e no seu poço de virtudes.

Continua a querer limitar o tema, a seguir uma única via, ainda não teve capacidade de perceber que o condenável é condenável mas o que é de elogiar também é de elogiar.
Mantenha-se na sua redoma, a pensar que tudo é mau e que isso não é um problema seu (também).. O mundo não é a preto e branco.
Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

Eu sei que o mundo não é a preto e branco, Marta. Mas às vezes parece. A prova disso é que o meu anonimato é repugnante, mas o dos "rapazes sem nome" é bom. A questão da identidade na internet é curiosa. Que diferença faz se eu assino como anónimo ou como Paulo Augusto Fernandes Castro, ou como reboot65? Ou até como Marta? Isso não identifica ninguém. Nem desqualifica as críticas que cada um pode fazer. Por mim, não tens de assinar com o nome completo e o número do BI para eu discutir o que tu dizes. Até porque não estou interessado em discutir quem tu és. Não tem a ver com a conversa. O que tem a ver com a conversa é o facto de haver um limite a partir do qual não há "mas". Sim, o Estaline dizimou milhões, mas... Pois, Salazar tinha uma polícia política que torturava e matava, mas... Não há "mas". A partir de certo ponto, não há mas. Nem todos os NN são assassinos, traficantes, vândalos ou petardeiros. Mas todos, ou quase todos, glorificam, com faixas e cânticos, um assassino. Todos, ou quase todos, defendem e desculpabilizam os traficantes e os vândalos. Todos, ou quase todos, aplaudem os petardeiros e insultam quem os critica. Se fizessem o mesmo vestidos de azul ou verde, ninguém aqui achava que havia que "elogiar o que é de elogiar". Mas como vestem de vermelho, têm muitos aspectos positivos. Isso é que é ver o mundo a preto e branco.

Anónimo disse...

Já agora, os meus sinceros parabéns por não fazeres censura. Não é frequente encontrarmos quem publique opiniões discordantes. Muitas outras pessoas, no teu lugar, teriam feito diferente.

Ricardo disse...

Anónimo (18:18), neste blogue passam todos os comentários que pretendam debater o clube. Sei que não é em todos os lados assim, mas aqui é.

TMAT disse...

No one likes us, we dont care!

Anónimo disse...

Pode ser "afiliado" ou "criado" o som e novo e talvez uns cantem de uma maneira e outros de outra ainda,mas vai ficar afinado vais ver ahahahah.Mas aqui vai um conselho de benfiquista:se costumas ir ao estadio,um dia compras bilhete para o piso 0 da sagres.E esqueces tudo o que leste na imprensa.Vai ver com os teus olhos.Podemos ser tudo o que tu quiseres,mas naquelas duas horas somos so BENFICA.Ca fora cada um e o que quiser.Mas ali,ali somos todos do mesmo.E e um sentimento que desde o meu falecido pai me levou para o 3 anel tiha eu 4 anos,tenho dentro de mim.Esse 3 anel que fazia tremer.Hoje o barcelona vem ca e ficam deliciados a ver o messi.E isso por mais que me doa,nao me faz dizer barbaridades sobre eles.Sao BENFIQUISTAS como eu.Pode ser ja amanha,vem para o topo sul que vais ser bem recebido,se vieres por bem,e vais ver que 90% do que ali se passa, e de um amor e dedicaçao ao Benfica sem igual.E DE TODOS,UM. "AI,AI,AI MONUMENTO NACIONAL/E O NOSSO, ESTADIO DA LUZ/AI,AI,AI LA EMBAIXO NO RELVADO/A CAMISOLA SEDUZ/AI,AI,AI ESTEJAS ONDE ESTIVERES/TENS A TUA AGUA NA BICA/AI,AI,AI O SENTIMENTO ESTA PRESENTE/BEM PRESENTE NO BENFICA. P.s:vieira aldrabao,baixa as cotas como prometeste.Ah e verdade,tu nao tens palavra.

Anónimo disse...

Não compro bilhetes, tenho título fundador. Já tinha cativo na antiga Luz. E, na minha zona, toda a gente se está cagando para o Messi. E não recebemos lições de benfiquismo de ninguém. Muito menos de grupos cuja conduta custa dinheiro ao Benfica. Era o que faltava.

Anónimo disse...

Eu tambem nao compro bilhete,tenho red pass,infelizmente nao consegui ser fundador pelo dinheiro mas pronto.Se costumas ir a bola, sabes que o ambiiente neste estadio,nao e sequer comparavel ao antigo.Nao estou a falar da dimensao,mas sim na atitude das pessoas.Tudo calado.Assobiam e pouco mais.O que e feito daquela gente do antigo estadio?O Mozer disse que o papin e os outros quando vieram ca em 1990 pelo marselha,mandaram no entrar a frente porque estavam com receio.E esse ambiente quem o fazia era o meu pai,tu,o meu tio,o senhor joaquim,o senhor manel,o ze do talho.eu nao que so tinha 3 anos ahahah.Nessa altura havia os diabos e acho que a raça benfiquista mas era um estadio inteiro,um vulcao,toda a gente em alta.Hoje?Quem vai SEMPRE a bola sabe.Por isso e que ir fora dame um gozo unico.Ainda no domingo,estava um casal de para ai 40 e tal atras de mim,e cantavam,pulavam e estavam contentes,sem preconceitos.E no fim a policia a cortar a estrada,porque a maioria deixou o carro no estacionamento da decatlon,e ver aquela massa Benfiquista a invadir as ruas de aveiro.Deixa pasar o maior de portugal.

Marta disse...

Anónimo (17.56h):
já viu bem as contrariedades que reflectem os seus argumentos?..
O 1 a condenar a falta de identificação, referindo-se aos NN, foi precisamente o anónimo. A menos que não seja o mesmo "anónimo", não sei, não está identificado.
Esconde-se atrás de um computador a criticar aqueles que dão a cara e sabe onde estão. O Anónimo das 19.20h endereça-lhe um convite que eu própria já lhe tinha feito. Vá ao Topo Sul assistir a um jogo e viva o que ali se vive. Veja com os seus olhos, e de perto, as caras que acusa de anonimato e ouça as vozes que tanto prega por falta de identificação.
onde é que está o anonimato afinal de contas? Onde lhe interessa? A "identidade na net" para si não é relevante mas a dos NN já é. A que pode ser vista, ouvida, partilhada. Ou existe uma tremenda confusão de conceitos ou uma grande falta de ombridade na sua aplicação.

O que a mim me faz confusão não é o que "assina", é a parcialidade do que escreve e a leviandade que mostra estar por trás dela.

Há um limite, de facto, para tudo. Mas o meu não é o seu e/ou vice versa. A partir do momento em que imponho o meu limite aos outros não estou a ser melhor do que um Salazar ou um Hitler ou um Estaline, mesmo que os critique pelo mesmo.
Quem é que define os pontos dos "mas", é o Anónimo?.. Os meus não será com toda a certeza, não com essa visão discriminatória, intolerante e altiva, agravada pela tremenda falta de conhecimento com que julga o que não conhece e a eito.
Critiquem-se os actos e as posturas incorrectas, danosas, impróprias, mas o seu a seu dono.
Não vou contra argumentar os exs políticos que deu porque não é o local ou o post indicado para tal, mas posso fazê-lo quando quiser.

Os policias não são todos violentos, os juízes não são todos corruptos, os médicos não são todos negligentes e por aí fora.
Ou não vai ao médico quando precisa pelos casos de negligencia que vê, lê e ouve? A julgar pelo discurso é autosuficiente.

"Nem todos os NN são assassinos, traficantes, vândalos ou petardeiros. Mas todos, ou quase todos, glorificam, com faixas e cânticos um assassino "

Já estamos a chegar a algum lado, afinal já não são todos. Quando sair do Topo Sul - se tiver postura para se permitir a esse "teste" - provavelmente os absolutismos serão largamente superados no seu discurso.

Esclareça-me quem é o assassino glorificado a quem se refere Anónimo porque não vejo a quem se refira e isto sem qualquer ponta de ironia. Sempre que vou à Luz vejo os jogos no Topo, os jogos fora de portas na sua larga maioria também os assisto junto dos NN, sei os cânticos, conheço as faixas e bandeiras, e não sei a quem se refere.

Mais uma vez.... Critica-se o que deve, elogia-se o que se merece. Não assuma posturas por mim Anónimo. Não me conhece para o fazer nem eu lhe dei essa legitimidade. Se pensa que é a cor que me impede de criticar ou elogiar seja o que fôr, a sua redoma é maior do que eu imaginava.. Não sei quanto a si mas a minha integridade e honestidade não têm cor.

Quanto à censura.. Que coerência teria eu se retivesse os seus posts por desacordo de opinião Anónimo?.. Não foi malcriado e por esse motivo ainda me encontro a debater o tema consigo.
Nem eu nem nenhum dos elementos do blogue reteriam qualquer post. Já deve ter reparado que até os ordinários, malcriados e insultuosos passam. Uma forma de mostrar o que se esconde atrás de um computador.

David Duarte disse...

Acho bastante piada ao argumento "a identidade na net não é importante" utilizado pelos anonimos. Sinceramente, não vejo diferença.

Ao encontrarmos alguém na rua que nunca vimos e que o acaso faça com que falemos, por que razão ao apresentarmo-nos dariamos nomes falsos? Nehuma. Não sei por que razão na net seria diferente.

Anónimo disse...

Essa é fácil: porque a net é diferente de encontrar alguém na rua. Por isso é que, na rua, ninguém se apresenta como crazyeagle73. E as conversas que tens na rua não ficam lá para sempre. Tu tanto podes chamar-te David Duarte como Ana Fernandes. E podes ser um entre centenas de Davides Duartes. Isso não é identificação nenhuma. Na rua é diferente. Por isso é que os NN não se identificam. Experimenta filmar alguém no topo sul...

Marta disse...

O que não faltam são vídeos do Topo.
Devo aparecer em alguns e identifico-me onde for preciso.
Onde é que quer chegar Anónimo?

Tiago disse...

...Eu (que não percebo nada disto) acompanhei os NN durante uns anos, nem sempre ia, faltava talvez a 5 jogos em casa, e fora só ia apenas aos jogos na região de Lisboa, mas há cerca de 8 anos que deixei de o fazer nos NN.

Passei muitos momentos de grande festa, mas também alguns momentos menos bons no Topo Sul.

Lembro-me de um jogo que o Augusto Inácio (enquanto treinador lagarto) teve a infeliz ideia de se sentar num camarote atrás dos NN, ainda no antigo estádio (e creio que em obras). Obviamente não ficou para o fim do jogo, eheheh

De resto, acho estes petardos a coisa mais anormal que existe. Há coisa de 2 anos, fui ver um jogo no piso 3 na bancada sagres com o meu pai e o meu filho de 4 anos, um jogo sem grande pressão e sem qualquer tipo de perigo, certo?
Not! Quando as equipas entraram rebentaram petardos em coro por todo o piso 3, desde a Sagres até à MEO. Um dos petardo rebentou 2 cadeiras à minha frente e do meu filho. Nem preciso acrescentar que desde esse dia que não voltei aos jogos no estádio.

Mas verdade seja dita: o futebol, hoje em dia, não é para familias ou então não os organizavam para Domingos à noite.

Agora uma questão que nunca percebi: quando o governo quis regularizar as claques, porque razão os NN não aderiram?

Cumps a todos e rumo ao 33!

Anónimo disse...

ola eu fui apadrinhado no dia 19 de fevereiro de 1993 desde esse dia deixei de ir ver o slb passei a ir apoiar uma claque e para apoiar e os petardos e as tochas da alma au nosso apoia so acho que a utilização dos petardos devia ser com muderaçao e apenas junto das claques eu tenho 4 filhas benfiquistas com mt orgulho quando as levo a luz vou para a bancada família muintas pessoas reclamao mas nos jogos da liga europa todo o estadio sentio falta do apoio da minha opinião tudo devia ser organizado e legalizado .tochas e petardos dao alma criao um ambiente e prpocionao expetaculo junto com os cânticos e coreografias