segunda-feira, 21 de julho de 2014

As minhas primeiras impressões

Após dois jogos, um golo marcado e outro sofrido, uma vitória e uma derrota, o mundo B(enfiquista) começa a entrar em ebulição.

Constatando a enorme diferença de valores entre o actual plantel e o passado, a preocupação adensa-se e já nem o treinador esconde o seu desconforto.

Não sou, nem hei-de ser, fã de Jorge Jesus, mas se há coisa que lhe reconheço é a parca propensão para o queixume. O treinador do B(enfica) nunca demonstrou publicamente tamanho desagrado com a construção dos sucessivos planteis que teve ao dispor. Pelo contrário, sempre procurou encarar as saídas com naturalidade e sempre se apressou a chamar pelos "Maneis" desta vida. Se desta vez não se inibe de expressar esse desagrado, é porque a coisa vai mal... Pior do que eu próprio imaginava.

Neste momento Jorge Jesus vê-se na possibilidade de ter um plantel ao nível dos que foram colocados à disposição de Fernando Santos ou Trapattoni. Se o plantel definitivo for realmente este, ou próximo, teremos aqui uma boa base de comparação entre treinadores.

Há matéria para trabalhar nos novos reforços, como nos casos de Talisca, César ou até mesmo Benito. Acredito que JJ consiga fazer daqui jogadores, no mínimo, razoáveis. O problema é que nenhum deles parece preparado para assumir a titularidade de uma equipa que se quer capaz de defender o titulo conquistado.

A situação mais grave, mais uma vez, está na lateral esquerda. Se nos restantes casos (a manterem-se os actuais principais jogadores) haverá tempo para que o treinador os trabalhe e os prepare para as exigências do clube, no caso de Benito a única alternativa que existe é Djavan, outro jogador que necessita de trabalho táctico e que, por isso, seria de todo conveniente ter um lateral capaz de assumir a titularidade desde já e com qualidade.

Mas nem tudo são más notícias, há que destacar a qualidade apresentada por João Teixeira (ainda que tenha que nascer mais 9 vezes), mostrando ser um valor interessante para fazer parte do plantel e ir aparecendo, ainda que não seja adequado que assuma a titularidade absoluta nesta fase.

Ainda nos jovens há a destacar Bernardo Silva, mas não pelos melhores motivos. A qualidade do jovem B(enfiquista) é inegável para quem lhe conhece o trajecto no clube, mas tem parecido demasiado ansioso nos parcos minutos que lhe foram dados nestes dois jogos. Talvez esteja a sentir a pressão de ter que mostrar serviço para assim segurar um lugar no plantel e isto pode indiciar alguma relutância em apostar no jogador por parte do treinador. Mas aguardemos para ver.


João Cancelo continua a demonstrar qualidade técnica inversamente proporcional à capacidade mental e de entendimento de fundamentos básicos do jogo, características já evidenciadas na equipa secundária. Ou seja, neste momento está longe do nível exigível para o plantel e, por isso, considero que lhe fosse favorável um empréstimo a uma equipa de primeira liga onde possa jogar e melhorar os aspectos tácticos que, claramente, não domina. É no fundo, o nosso Luís Felipe, mas magro e com maior capacidade técnica.


P.S 1 - Agora sem qualquer sarcasmo, a ideia de mudar o nome da BenficaTv para BTV é pouco mais que ridícula. Entendo que haja a intenção de aproximar o canal dos adeptos não afectos ao clube, até pela necessidade de rentabilizar os conteúdos pelas assinaturas, mas como pode o canal descolar-se do Benfica quando 99% dos seus conteúdos são, e bem, relacionados com o Benfica? Quando, naturalmente, os comentadores e analistas são Benfiquistas e, também naturalmente, algo (ou muito) tendenciosos?

P.S. 2 - Calado, já agora, porque não faz jus ao nome?


7 comentários:

Pedro disse...

O problema de Bernardo Silva é exactamente esse, de jogar 10 minutos de cada vez. Quando nem é opção séria para dois jogos de treino destes está tudo dito sobre o que ele conta para o treinador.

Cancelo e Cavaleiro estiveram péssimos mas, pergunto, pq tem Luis Filipe mais oportunidades q eles?

Qt ao resto...por vezes parece que JJ só chegou agora e que já não temos 5 anos de conhecimento da peça.

Anónimo disse...

Vocês são patéticos. Agora até nome da TV está errada e culpam a pessoa errada pela mudança do nome pois o presidente não é o responsável pela mudança.
Sob um ponto de vista de marketing concordo com a mudança de nome.
Quanto ao resto não passa de um panfleto de propaganda contra o Benfica. Podia ter sido feito por qualquer adepto portista ou sportinguista.

F.L. disse...

Também senti esse desconforto por parte do JJ. E independentemente do que se pense dele, se resolver bater com a porta (o que não me surpreenderia) será o fim de uma época mesmo antes de começar. E não estou a falar apenas da época desportiva.

VC disse...

Anónimo das 11:04:
Não sendo advogado de ninguém não posso deixar de comentar o seu patético comentário, porque o seu comentário não tem fundamento: "Sob um ponto de vista de marketing concordo com a mudança de nome". Isto não é nada. É a mesma coisa dizer que "sob o ponto de vista médico o Sr. é um imbecil". Na realidade temos que fundamentar um pouco as nossas opiniões/reflexões. A minha conclusão "o Sr. é imbecil" não tem qualquer fundamento pelo que é pura parvoíce exatamente igual ao seu comentário. Já pensou em ser B? Tente, não custa nada.
Já agora porque não nos diz quem manda no B? (B)á lá partilhe, fale connosco. Eu B não quero ser, por uma questão de marketing.


Anónimo disse...

O Calado é de facto fantástico. Que o Benfica esteja a ganhar, empatar ou perder, os comentários são sempre os mesmos. Já me apanhei varias vezes a seguir jogos da equipa b apenas com o som, com as excelentes analises do Calado a elogiar até a cor do relvado... e depois olhar para o ecrã e ver a equipa a perder, e bem merecido diga-se.
É a única pessoa de quem digo que nem Calado é um poeta. Na volta deve pensar que está a falar para os espectadores da casa dos segredos...

Anónimo disse...

O Cancelo é o paradigma da relação do adepto benfiquista com a formação. Só à força de o ver a jogar é que reparamos que (ainda) não é assim tão bom. E, no entanto, no último ano anda tudo a pedir mais oportunidades para o Cancelo.
E mais, terão os adeptos benfiquistas paciência para o Teixeira, se lhes for feita a vontade de dar mais oportunidades, e o miúdo voltar a errar? Acho que não.
Concluindo: Deixem o Jesus trabalhar, porque sabe realmente o que faz. E vamos é ofender e chatear a bem chatear o Luís Filipe, dando tempo, espaço e exemplos ao Cancelo.

Anónimo disse...


Deixemo-nos de falinhas meigas... A verdade nua e crua, é que ou ficam alguns dos titulares do ano passado, coisa que já me parece pouco provável, excepto 2 ou 3, ou vêm 3 ou 4 jogadores de nível idêntico, ou então vai ser um descalabro total e ponto final. Simples assim...

O porquê disto, bem, duas coisas:

1ª Um ataque brutal do mercado como poucas vezes se viu, mas que provavelmente tem que ver com a questão dos fundos / empresários;

2ª A fonte secou, e anda-se agora a raspar o fundo ao tacho.

Enfim, já só falta o Artur, não o da baliza, mas o outro, o Jorge.