terça-feira, 29 de julho de 2014

Os 11 princípios de Goebbels




1) PRINCÍPIO DA SIMPLIFICAÇÃO E DO INIMIGO ÚNICO: Adoptar uma única ideia; um único símbolo; individualizar o adversário num único inimigo.

2) PRINCÍPIO DO MÉTODO DE CONTÁGIO: Reunir os adversários numa só categoria ou indivíduo. Os adversários têm de constituir-se em suma individualizada.

3) PRINCÍPIO DA TRANSPOSIÇÃO: Atribuir ao adversário os próprios erros ou defeitos, respondendo ao ataque com o ataque: “Se não podes negar as más notícias, inventa outras que as distraiam”.

4) PRINCÍPIO DO EXAGERO E DESFIGURAÇÃO: Converter qualquer anedota, por pequena que seja, em ameaça grave.

5) PRINCÍPIO DA VULGARIZAÇÃO: “Toda a propaganda deve ser popular, adoptando o seu nível ao menos inteligente dos indivíduos, aos que se dirige. Quanto maior seja a massa a convencer menor há-de ser o esforço mental a fazer. A capacidade de entendimento das massas é limitada e sua compreensão rara; além do mais tem grande facilidade para esquecer.”

6) PRINCÍPIO DA ORQUESTRAÇÃO: “A propaganda deve limitar-se a um número pequeno de ideias e repeti-las incansavelmente, apresentando-as de diferentes perspectivas; mas sempre convergindo sobre o mesmo conceito. Sem ranhuras nem dúvidas”. Daqui vem também a famosa frase: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.

7) PRINCÍPIO DA RENOVAÇÃO: Emitir constantemente informações e argumentos novos a um ritmo tal que, quando o adversário responda, o público está já interessado em outra coisa. As respostas do adversário nunca devem poder contrariar o nível crescente de acusações.

8) PRINCÍPIO DA VEROSIMILHANÇA: Construir argumentos a partir de fontes diversas, através dos chamados balões de ensaios ou de informações fragmentadas.

9) PRINCÍPIO DO SILÊNCIO: Calar sobre as questões das quais não se tem argumentos e encobrir as noticias que favorecem o adversário; também contraprogramando com a ajuda de meios de comunicação afins.

10) PRINCÍPIO DA TRANSFUSÃO: Por regra, a propaganda opera sempre a partir de um substrato preexistente, seja uma mitología nacional ou um complexo de ódios e prejuízos tradicionais. Trata-se de difundir argumentos que possam encontrar refúgio em atitudes primitivas.

11) PRINCÍPIO DA UNANIMIDADE: Convencer o povo de que se pensa “como todo a gente”, criando impressão de unanimidade.


19 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo,

E no que á temporada desportiva diz respeito, faltará aí o Princípio de Peter e Lei de Murphy. E se o Peter e o Murphy se cruzarem durante esta temporada, também já sabemos que os responsaveis maiores jamais serão os Proenças da SAD!

Assina : União Nacional pró benfiquinha (mandatário Vice Silva, diretor de comunicação oficial do benfiquinha, momentaneamente de férias do Dia Seguinte)

Anónimo disse...

estava a reparar que Israel cumpre-os todos.

Anónimo disse...

Princípios que o vovô da Nãodinha adoptou para os lados do Freixo.

Anónimo disse...

Até parece que foi Rui Gomes da Silva quem os escreveu....há quem diga que a história se repete em inúmeros cenários....quem sabe!

Seismilhoesum disse...

É impressionante como encaixa que nem uma luva "naqueles" ......

Anónimo disse...

Belo texto!
Isto é democracia, se aparecer algum fanático a chamar-te azul ou verde toma isso como um elogio pois eles não sabem do que falam.

Avante p'lo Benfica!

João Fonseca

Anónimo disse...

Nao há golfo que resista. Nem o da biscaia!

Huey

Anónimo disse...

Para bom entendedor...

Daniel

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Porra o gajo era mesmo bom... muitosaprenderam com ele, basta ser um pouco inteligente...

Anónimo disse...

exatamente o ke se passa no benfica com a maquina de propaganda do vieira maior que o real Madrid mandar os sócios ke não votarem nele po c...........essa foi a pior de todas e as pessoas gostam o povo é como governo e o governo e como povo akele articulo tinha razão o povo e tao ou mais hipócrita ke o governo ai se fosse eu não fazia igual e tal mas dado o cargo de poder fazia u«igual ou pior ninguém percebe o ke estou a dizer ganhar as eleições prometendo o Jardel não o central medíocre mas o grande goleador europeu da altura enfim o mal começou logo a nascença o vale e Azevedo ao pe deles era um menino de coiro por isso foi bem lixadinho e tramado

Anónimo disse...

Infelizmente foi assustadoramente malvado.

Huey

Caniggia disse...

Ricardo,

Se isto é mais uma indireta ao "Bieira", acho que está na altura de procurares ajuda profissional. ;)
Francamente, comparações entre nazis e a direção do NOSSO clube eleita por mais de 80% dos votantes? Bem sei que na blogosfera (serão todos sócios?), LFV perdia nem que fosse contra um pau de vassoura ou um Juiz falido!
Tu lá sabes...

2014:
Campeão nacional, Vencedor da Taça de Portugal. Vencedor da Taça da Liga, dia 10 de Agosto podemos juntar uma Supertaça, finalista de uma competição europeia, 5º classificado do ranking da UEFA, final da Champions na LUZ, museu Cosme Damião com 60 mil visitas no 1º ano, memoria de Eusébio respeitada e sempre presente (fala coma família dele e pergunta-lhes se foi sempre assim com as outras direções), clube mais eclético de Portugal lutando pela vitória em todas as modalidades, direitos televisivos explorados na televisão do clube, contrato com a adidas renovado por números que nem SCP E FCP juntos conseguem SAD transparente com publicação de relatório e contas consolidadas na CMVM (tenta encontrar lá as do SCP e do FCP que os sócios deles agradeciam).

PS 1: Era possível fazer mais e melhor? Era!
No passado, fez-se mais e melhor? Nem sempre, e nos últimos 30 anos ninguém fez melhor!
PS 2: Aposto que os teus pais também gostavam que tu fosses Presidente da Republica ou CEO de uma multinacional, mas terão orgulho na mesma no filho que tem, porque há mais gente inteligente no mundo, e nem todos são como os "Migueis Sousas Tavares" desta vida que acham que toda a gente é incompetente e eles é que são bons!

Abraço

O Bandido disse...

Assenta que nem uma luva aos fantoches que tomaram conta do nosso amor..

luis disse...

A tasca do Ontem está com novo visual ...o "pau e bola" na camisola do Sr. Ferreira :)
O post tem onze princípios velhos, mas eficazes para determinados caminhos...

...pelo principio e por uma lei, aqui fica um original de outra época... em que por acaso até musical ;)

https://www.youtube.com/watch?v=BSKUc1fp_-Q

( peter murphy )

Benfica Todos tempos

Ricardo disse...

Caniggia, "últimos 30 anos"? Tu conheces o Benfica? Vais ter de voltar a ler os 11 princípios de Goebbels. E no fim não perceber nada porque ninguém que os cumpre percebe alguma coisa. Não envies abraços que eu só abraço gente com neurónios ou gente boa. Não cumpres os requisitos. (Dica: desde 84 a 94 houve muito Benfica. Tu é que não sabes porque não sabes nada de Benfica. Depois passaram-se 20 anos; 13 deles com a coisa que tu apoias. Parabéns)

luís,

«a strange kind of love» merecia passar aos intervalos. Talvez durante os jogos, nos golos :) BTT, companheiro.

Caniggia disse...

Ricardo,

Quem discorda de ti apresentando argumentos vários, não é portanto gente boa ou com neurónios?
Deves então concordar com esta frase: «duas pessoas sérias com a mesma informação têm de concordar» (Cavaco Silva dixit).

Pois eu não só não concordo com o pensamento único, como toda a minha vida lutei/lutarei para que haja liberdade de expressão, para que pessoas como tu, possam continuar a dizer mal de tudo e de todos sem nunca querer "por as mãos na massa" e ver que afinal não é assim tão fácil.

Ricardo disse...

Caniggia,

«Se isto é mais uma indireta ao "Bieira", acho que está na altura de procurares ajuda profissional. ;)»

«mas terão orgulho na mesma no filho que tem, porque há mais gente inteligente no mundo, e nem todos são como os "Migueis Sousas Tavares" desta vida que acham que toda a gente é incompetente e eles é que são bons! »

«No passado, fez-se mais e melhor? Nem sempre, e nos últimos 30 anos ninguém fez melhor!»

Isto são três frases tuas. As duas primeiras reveladores de que não és uma pessoa decente - aqui está a referência à "gente boa"; a última reveladora de seres burro - a noção de "gente com neurónios".

Tu não apresentaste "argumentos vários"; tu dedicaste-te a revelar que és burro, ignorante e que és mal-educado. Concordamos num ponto: há que lutar para que toda a gente tenha liberdade de expressão. Mesmo um ser mal-formado como tu.

António Viegas disse...

Qual foi a parte do meu comentário que não te agradou desta vez? Foi o facto de associar os 11 principios à práticas do fcp e não do SLB de Vieira, como tu querias? É esta a tua noção de democracia?
Pela forma com tratas os teus críticos, não passas de um pequeno déspota (Cannigia que o diga).
Sempre que alguém te contradiz, ou é burro, ou mal-formado, ou ambas as coisas...
Enfim, deve ser mesmo chato ter sempre razão...
Fica bem, nesse teu pequeno mundo virtual.

Ricardo disse...

O mal, António Viegas, é que enquanto o meu caro olha para o pintinho tem a mão do seu Presidente a roubar-lhe a carteira. O mal é o António ler o que o Caniggia escreveu e achar que eu me comportei como "um pequeno déspota". Há mesmo muito mal nessas duas premissas. Mas se não o viu, se o não notou, se o não pressentiu, também não há mais explicação nenhuma que o salve desse mundinho feito de ausência de observação e de submissão ao líder. Quem perde, claro, é o Benfica. Um dia irá perceber.