sábado, 19 de julho de 2014

Benfica-Estoril: primeiro raio-X

O primeiro jogo da pré-época nunca pode servir de motivo de depressão ou de euforia. Os jogadores têm apenas 15 dias de preparação, procuram ainda a melhor forma de interpretar a ideia de jogo que o treinador tem e entender os restantes colegas e seu tipo de jogo. É, portanto, apenas e só um gerador de primeiras impressões que necessitarão de mais base que as sustente. Sendo assim, vamos ao primeiro raio-X de 2014/2015:

1) Uma inesperada (pelo parco tempo de preparação) sintonia entre os jogadores e uma boa assimilação da filosofia de Jorge Jesus: sa saída de bola, vimos o médio defensivo baixar para os centrais abrirem; vimos a compensação do extremo na subida do lateral; vimos a procura de alternar entre o jogo interior e a busca pela verticalidade dos extremos; vimos os movimentos de aproximação ao miolo por parte do avançado; tentativa de combinação em triângulos: «extremo, médio, avançado» ou «lateral, médio, extremo», consoante a zona do campo em que procurávamos a construção de jogo; compensação do médio-defensivo à subida dos laterais; procura (ainda difícil) de sintonia entre o médio defensivo e o médio de transição; movimentos de ruptura de um dos avançados, procurando deixar o terreno livre para a entrada ou do extremo em diagonal ou do outro avançado, com espaço aclarado; pressão alta e orientada para os espaços exteriores para logo "sufocar" o portador de bola com dois e três jogadores; trabalho nas bolas paradas. 

Alguns dos pressupostos que orientam a filosofia de Jorge Jesus estiveram bem nítidos neste primeiro jogo. Ainda faltam alguns, os que mais dificilmente são explicáveis a jogadores que chegaram há 3 semanas e começaram a treinar há 2. No entanto, é positivo que tanto trabalho esteja a ser compreendido pelos atletas. É uma das grandes mais-valias do nosso técnico: em termos de treino, é dos melhores do mundo.

2) Luís Felipe entra directamente para a Wall of Cepos. Todos os anos, por alguma estranha razão, o Benfica decide contratar um mau jogador. Não é possível acreditar que Jorge Jesus ou a equipa de prospecção do clube tenham vislumbrado qualidade em Luís Felipe, tão mau é o rapaz; logo, temos duas hipóteses para esta contratação: deu alguma comissão ao treinador, ao Presidente ou a outro gajo qualquer; é importante ter nos treinos uma referência no sentido de o mister poder explicar como não se joga futebol - «olhem para o Luís Felipe, aquilo é tudo aquilo que vocês não podem fazer!». Luís Felipe entra assim na Wall of Cepos, continuando a saga que se iniciou com Emerson e teve continuidade com Cortez. Se o primeiro ficou absurdamente uma época inteira a titular, contribuindo para não ganharmos o título, já o segundo ia ficando não fora termos emendado a mão no último segundo de Agosto. Espera-se que Luís Felipe possa seguir as pisadas de Cortez e ficar já encostado para sair em Janeiro. A diferença é que Cortez veio emprestado e este, se ficar os 5 anos ligado ao clube, custar-nos-á 2 milhões de euros. Só 400.000 a menos do que... Garay.

3) João Teixeira. Uma surpresa no onze e uma boa surpresa em campo, embora não tenha feito um jogo exemplar. Cometeu alguns erros compreensíveis pela natural ansiedade em mostrar serviço de um puto que tem qualidade: bolas perdidas em zonas cruciais, alguns erros no passe, nem sempre mantendo o equilíbrio posicional aquando das subidas dos laterais. Positivo: muito boa antecipação dos lances, entrando em desarmes que denotam concentração e capacidade para antever o jogo adversário; disponibilidade física; agressividade positiva, disputando cada lance com o espírito competitivo que se exige a um jogador do Benfica; visão de jogo, encontrando boas e inesperadas soluções mesmo quando estava pressionado; a procura pelo jogo vertical interior - quase sempre para Talisca ou Derley - dá bons indícios sobre a forma como interpreta o jogo. 

João Teixeira, juntamente com Rúben Pinto, Bernardo Silva ou outros jovens da formação, não deve nada a putos que chegam vindos do estrangeiro. A única razão para não serem aposta prende-se com uma estratégia errada de modelo de gestão. No Benfica, pensa-se sempre em fazer lucro, mesmo que no saldo entre compras e vendas na era Vieira o prejuízo seja assinalável. Olhem para os putos, dêem-lhes reais oportunidades, que vão ver brotar daquele Seixal muito titular e muito "activo" que poderá ser vendido no futuro, além do contributo desportivo. Agora, é mesmo se apostarem neles e não se lhes derem um ou outro jogo de pré-época para logo serem encostados quando chegarem mais uns estrangeiros tipo... Luís Felipe.

4) Benito e César - ficam para outras núpcias. Tanto mostraram qualidades como defeitos. Prefiro ver o jogo de amanhã para não ter dúvidas sobre se são de facto reforços ou se estaremos perante jogadores medíocres.

5) Ola John. Um talento puro. É um dos meus jogadores preferidos e no qual tenho muita confiança. Espero poder ver este ano o Ola John de sempre com um acrescento em termos motivacionais e de espírito combativo. A qualidade que este miúdo tem merece ter consequência no relvado. E nós merecemos ter um Ola John a brilhar de águia ao peito. Cabe a Jesus burilar este diamante. 

6) Derley deixava água na boca no Marítimo e ontem confirmou todas as expectativas. Sendo titular ou vindo do banco, será uma das figuras da época 2014/2015. Tem golo; tem presença física; sabe deslocar os defesas para a entrada dos colegas; combina muito bem com os extremos, não raramente mudando de posição com eles; de fora para dentro é perigosíssimo, tanto em diagonais dentro da área como aparecendo à entrada da área para finalizar um cruzamento; sabe recuar, tabelar, abrir jogo e rapidamente procurar a bola no espaço; nas recuperações de bola em transição, é óptimo porque sai rápido e decide geralmente bem. Não é um 9 puro, é mais um Rodrigo. O que quer dizer que, se Cardozo sair ou se mantiver lesionado, o Benfica precisa de ir ao mercado para ter uma opção mais "posicional" no ataque.

7) Candeias. Imaginando que Gaitán fica (o que não é, de todo, expectável), para as alas teremos o argentino, Salvio, Ola John, Pizzi e Candeias. Não será injusto dizer que o último será a última opção. Tendo em conta que Maxi pode não ficar ou mesmo ficando tem, como teve sempre, problemas posicionais, que Cancelo não é opção para Jesus e que Luís Felipe é, enfim, mais um feliz contemplado na Wall of Cepos, diria que Candeias poderia dar um bom lateral. Fica a ideia para o nosso mister reflectir.

8) Jara - 5,5 milhões de euros - não é nenhum cepo, mas também não justifica ficar no plantel tendo em conta que temos Lima, Cardozo e Derley (e Nelson?). Vendia o gajo. 2 milhões seria um negócio implacável.

9) Aparecer de 5 em 5 minutos a cara do Presidente é uma coisa asquerosa. Esta lobotomia aos benfiquistas - que tem resultado - é demasiado degradante. Numa campanha de angariação de sócios, a escolha para ter como figura da mesma a cara do Presidente diz tudo de quem temos a desgovernar o nosso clube.

10) Calado se estivesse calado era um bom poeta calado. A Benfica TV tem um principal requisito: ser lambe-botas do Presidente, do treinador e de tudo o que se faz no clube. Mas também não exagerem. Nada justifica tanto melão.





12 comentários:

Anónimo disse...

O Luis Felipe creio que não jogava desde Novembro pelo que pode estar aqui a justificação para a fraca exibição ou então é mesmo cepo, mas tendo em conta a falta de jogos vou esperar para ver.

Anónimo disse...

Acho errado começar a catalogar o jogador de cepo após a primeira exibição.
Se assim fosse o David Luiz estava pelas ruas da amargura...
Recordemos que o David Luiz substituiu o Luisão (lesionado) aos 33 minutos, quando estávamos a ganhar por 0-1 (Golo do Simão aos 9m) - contra o PSG, no Parque dos Príncipes, em Março de 2007. 7 minutos depois (aos 36 e 41) o resultado era de 2-1 (Pauleta e Pierre-Alain Frau).
Se o Jesus é tão bom, como tantos dizem, porque não põe o IVAN CAVALEIRO, o DJURICIC, o OLA JOHN, e tantos outros a jogar como deve ser? Jesus dá dinheiro a ganhar....mas é mais o que dá a perder.
Abraço

Ricardo disse...

Anónimo (14:43),

será "errado" dependendo de quem analisa e de quem é analisado. Há pessoas com capacidades para analisar jogadores, outras sem as mesmas. Há jogadores com capacidades para jogar futebol, outros sem as mesmas.

Se pusermos uma pessoa com capacidades médias para analisar os jogadores, digamos que essa pessoa pode não conseguir identificar todos os talentos, mas vai sempre identificar todos os maus jogadores. O que é que isto quer dizer? Que uma pessoa que tenha um bom conhecimento de futebol terá sempre muita facilidade em detectar a falta de qualidade. E em pouco tempo - pode ser numa jogada, em 5 segundos. Tarefa mais difícil será detectar talento naqueles que nem sempre parecem tê-lo. Por isso uns sabem de fatebol, outros dizem banalidades como o Calado e muitos outros, a maioria.

O exemplo que dá do David Luiz nada diz sobre a sua qualidade. Não é por um jogador entrar, a equipa sofrer dois golos em 5 minutos que esse jogador é mau. Pode ser mau e até pode ser mau por isso mas não é necessário que seja essa a razão de ele ser mau ou nem sequer é necessário que ele seja mau.

O Jesus é bom a treinar, foi o que foi dito neste post. É menos capaz noutras áreas. Sobretudo tem um problema que lhe afecta a performance: é teimoso, obstinado, algo ressabiado. Ou seja, pode perfeitamente abdicar do talento de um jogador se achar que quer mostrar que fará de um medíocre algo mais. Por isso, a aposta em Roberto e em Emerson e em Cortez, etc. Por isso, não ter apostado em Djuricic nem em Ola John. Ivan Cavaleiro é diferente; Ivan Cavaleiro não tem talento. Pode dar para completar um plantel, nada mais do que isso.

Abraço.

Anónimo disse...

Gostei do César.
Tem condições técnicas e sobretudo físicas muito boas. Arrisco a dizer que, com Jardel, serão os 2 centrais mais rápidos.
Pelo menos 1 deles terá sempre que jogar.
Agora, Ricardo, o Cardozo, acabou. Respeito o seu passado, mas já devia ter sido vendido há muito tempo. É um jogador do século passado. José Carlos.

Anónimo disse...

O Luis Filipe não joga desde Novembro. Mas para os assumidos especialistas ignorantes pretensiosos conhecedores dos segredos futebol eles é que sabem.

"Uma pessoa que tenha um bom conhecimento de futebol terá sempre muita facilidade em detectar a falta de qualidade". São assim os especialistas. No scouting benfiquista são todos uns nabos não percebem nada de futebol. Há ainda quem oiça esta gente?

Anónimo disse...

Ricardo,

De forma propositada nem avaliaste o Talisca, porquê? Nem promessa, nem queres rever, nem será um Wall of Cepos?

João Teixeira, anda ali entre um Paulo Sousa e um André Gomes, mas não é o trinco que Jesus aprecia, isto apesar da qualidade que demonstrou. Os trincos de Jesus, são fortes no jogo aereo, corpulentos atlaticamente, posicionais, até podem em ultimo recurso jogar como centrais, assim foi com Javi, Matic que era um dois em um, e Fejsa. No Braga de Jesus era Vandinho (também jogou como central), e Gabilan no Belem de Jesus (também fazia de central), com essas caracteristicas morfológicas só vislumbro na B o Lindelöf, que é sueco.

Rogério "pipi"

MoJoDeath disse...

Não sei se o Luis Felipe é cepo ou não, até pode vir a ser bom jogador, mas que tem carinha de cepo, lá isso tem.

E o talisca Ricardo que achas?

Quanto ao Calado, enfim, a mim até pena me dá o gajo.

Ricardo disse...

José Carlos,

preferi esperar mais um jogo para dizer o que acho de César mas concordo que deixou boas indicações. Já sobre Jardel, tenho, desde sempre, a minha opinião formada: é medíocre. Serve como 4º central e só se não for possível ter outro melhor do que ele.

Quanto a Cardozo, posso concordar que já devia ter sido vendido tendo em conta o melhor timing de venda. Este passando, talvez não seja mal pensado mantê-lo entre nós - para o Campeonato Nacional ainda dá para servir de solução, a titular ou vindo do banco, em certos jogos. Não sei é como estará em termos físicos; há quem diga que tem uma hérnia discal e que vai ser operado. Ora, sendo assim, teremos uns largos meses até ver Cardozo a jogar pelo Benfica.


Anónimo (15:28),

«o scouting benfiquista são todos uns nabos não percebem nada de futebol.»

Neste post escrevi isto:

«Não é possível acreditar que Jorge Jesus ou a equipa de prospecção do clube tenham vislumbrado qualidade em Luís Felipe, tão mau é o rapaz»

ou seja, ilibo totalmente a equipa de prospecção. Logo, o que diz não faz qualquer sentido. Já explico no texto: esta contratação pode ter motivos de comissão ou outro qualquer; desportivos não tem, seguramente. De qualquer forma, e ainda em relação ao "scouting", é preciso ter a noção de que ele também falha. Caso contrário, não teríamos tido tanto cepo contratado nos últimos anos.

Ricardo disse...

Rogério "pipi",

tenho muita curiosidade em relação à mente humana. Por que razão achas que não avaliei o Talisca "de forma propositada"?

Sobre a análise que fazes à preferência clássica dos médios defensivos do Jesus, nada a dizer. Corresponde à realidade. E, tendo em conta que o Jesus raramente muda a sua concepção do que é o jogo, não creio que Teixeira venha a ter hipóteses reais na posição. Além disso, andamos no mercado em busca de um jogador que tenha essas características de que Jesus gosta.


MoJoDeath,

a tua primeira frase pode ser vista por muita gente como uma perfeita imbecilidade. Mas não é. A "carinha de cepo", expressão curiosa com que brindas Luís Felipe, é a cara de quem sabe não ter a qualidade dos restantes jogadores. É a cara de quem teme, de quem anseia falhar. É a expressão da assumpção de culpa. Lembremos a cara de Emerson. Um cepo com uma carinha de cepo de todo o tamanho.

O Talisca tem talento. É um jogador que tem excelentes condições para evoluir bem nas mãos do Jesus. Acho que não devemos esperar mais do que a própria evolução irá permitir. Ou seja: não acho que deva ser titular no imediato (se Enzo ficar, claro); deve ser integrado com método, tranquilamente, que acabará por ser opção segura ao longo da época. Tem boa chegada à área; óptima visão de jogo; técnica de passe, remate, livre, recepção; percebe bem quando deve compensar o desequilíbrio do médio que tem atrás; sabe do jogo, instintivamente conhece-o. Peca ainda um pouco por querer demonstrar a qualidade que tem, e por isso perde algumas bolas em passes mais arriscados, não assume ainda, por ansiedade, o rasgo com bola - penso que aqui poderá ser fortíssimo: capacidade de rasgar, de criar desequilíbrios, puxar marcações e baralhá-las, abrindo espaço. Vejo bom futuro para este miúdo; daqui a um ano esperemos todos estar a pedir para ele não sair por mais uns milhões.

ATF disse...

Eia, Ricardo, um post sobre futebol. Espero que daqui a uns meses andes a postar sobre uma ida tua a mais uma final europeia desta equipa de cepos.

Ricardo disse...

ATF, uma pessoa que lê este post e conclui que eu acho que temos uma "equipa de cepos" é uma pessoa extraordinária, sendo que aqui "extraordinária" está em modo inversamente eufemístico.

Sandro disse...

Concordo com praticamente tudo o que disseste Ricardo,especialmente nessa parte do calado. uma coisa parece certa,vamos ter pior equipa que na época passada,o que desde logo preocupa, ate porque os adversários diretos devem estar melhor. ATF se possível uma final ganha, porque ir la,não ganhar e ficar satisfeito, parece-me assim um pouco lagarto, não sei....... Saudações