quarta-feira, 9 de julho de 2014

Oblak



O folhetim em volta do guarda-redes que há um ano não servia para o Benfica, mas que foi factor importante nas conquistas da época passada, já vai longo e  ameaça a náusea.

Pouco ou nada se sabe por vias oficiais, mas muita e contraditória tem sido a informação oficiosa, parecendo certo duas coisas: 1 – Oblak não se encontra a treinar com o plantel; 2 – Dificilmente nos voltará a dar o prazer da sua presença na defesa das nossas redes.

Entre estes dois factos, ou seja, entre o início e fim de toda esta história há uma densa e difusa névoa que teima em adensar-se.

A versão oficiosa mais difundida e, já bastante enraizada, é a de que o jovem Esloveno, qual mercenário de guerra, se terá eximido às malhas de controlo do clube e esfumado rumo a um qualquer lugar recôndito deste planeta.

Do lado espanhol da fronteira, dizem-nos que Oblak se encontra em Madrid e que já terá feito exames médicos pelo campeão espanhol em título.

Ou seja, Oblak é apenas mais um dos que força o Benfica a vender. Oblak é apenas mais um jogador tenebroso que consegue colocar o Benfica entre a espada e parede. Maquiavélica esta rapaziada.

Em tudo isto há algo que me intriga: Será possível que o Benfica aceite de bom grado que um jogador seu preste testes médicos num outro clube sem o seu consentimento e não se sinta lesado ao ponto de não dar conhecimento do ocorrido à FIFA? Será possível que o campeão espanhol e vice-campeão europeu se exponha a este risco? Será entendível que o Atlético de Madrid coloque em causa as relações institucionais e comerciais que tem mantido com o Benfica?

Tomando por boa a informação de que Oblak se encontra em Espanha e que, de facto, já realizou testes médicos no Atlético de Madrid só existem duas opções: 1 – O jogador encontra-se no país vizinho à revelia do clube e o Benfica deve seguir até às últimas circunstâncias junto das entidades competentes; 2 – O jogador encontra-se em Espanha com o devido conhecimento e consentimento do clube e tudo isto não passa de uma farsa para justificar mais uma venda sem apresentar as reais razões para que ela aconteça.

No Benfica que eu conheci, a esta altura clube havia reagido de forma oficial para defender sua imagem perante um jogador que lhe está a ser desleal ou esclarecendo que o clube conhece e autoriza a presença do seu jogador em Espanha, evitando assim o assassínio de caracter que tem sido feito a um assalariado seu na imprensa nacional e, mais importante ainda, junto dos adeptos do clube. Mas talvez isto seja pedir demais ao actual Benfica.

P.S. Ao Senhor António Simões: O Senhor António Simões tem, por mérito próprio, direito a um lugar de destaque nas mais belas páginas da história desta instituição centenária. Por isso, por si, pelo que representa, por todos os que, como eu, têm em si uma referência, faça o favor de não se prestar a esse papel.

11 comentários:

Anónimo disse...

Deixa-te de tretas e de dar lições a alguém cujo benfiquismo nunca conseguirás atingir nem que nasças 100 vezes. Lê o comunicado do Benfica e fecha a matraca!

P. Pinho disse...

O Sr. António Simões, tal e qual como o Sr. que escreve o post, acredita no que quiser. Se o Sr. José Moreira acredita que o Oblak está em Madrid com o consentimento do Benfica, o Sr. António Simões pode também acreditar que o jogador está em Madrid à revelia do clube. Se o Sr. José Moreira pode fazer posts com as suas opiniões porque razão não a pode expressar o Sr. António Simões? Qual a diferença?

Paulo disse...

Era o que faltava que o senhor António Sumões, não tivesse direito à sua opinião. Se calhar, só tem direito a opinião, quem sofre de azia. Já sei que este comentário não vai ser publicado.

Rusty Ryan disse...

3, 2, 1... arranca!
Aqui está a verdade, pura e dura.
Se querem armar-se em burros, força! Quem quiser aceitar a realidade, apanhe-a se puder.
Não quis, pelo menos até agora, pronunciar-me muito sobre esta situação do Oblak.
Mas perante esta lúcida e perfeita opinião deste escriba, também tenho de o fazer.
Até naquilo que aqui é dito sobre o António Simões concordo a 100%!

Rusty Ryan disse...

Anónimo das 12:32,

Mas qual comunicado?!

Sandro disse...

P.pinho e Paulo, vocês também foram daqueles que acreditaram nas palavras do grande líder quando dizia no ano passado que o Benfica já não tinha necessidade de vender jogadores? ou que este ano íamos ter muitos portugueses (9 contratações e nem um) ? se não gostam de quem escreve aqui não venham cá ler nada.
Abram mas é a pestana ursos do caralho

joão carlos disse...

o sr antonio simões era o ultimo que se deveria pronunciar sobre uma matéria como esta, ele que na década de setenta também demonstrou para com o clube aquilo que ele acusa agora este jogador de fazer colocando o clube em tribunal.

António Cruz disse...

"No Benfica que eu conheci" - sempre a mesma conversa. Até enoja. O Benfica que tu conheceste já não existe. A ver se te mentalizas de uma vez por todas. Este Benfica é diferente, os tempos são outros, O Cosme já não preside, o Coluna e o Eusébio já não jogam. Este é o Benfica que existe, quem gosta gosta, quem não gosta deixa para os outros e não se chateia por causa disto. Para quê perderes tempo com uma instituição com a qual não te revês?
"O Senhor António Simões tem, por mérito próprio, direito a um lugar de destaque nas mais belas páginas da história desta instituição centenária." - pelo menos um reconhecimento. E por ter esse lugar de destaque o que diz tem que ser respeitado e valorizado. Ao contrário do que tu dizes...

Kiddo! disse...

Mas ainda há alguém que duvide que o Oblak saiu com a conivência da direcção do Benfica?!
O Simões que não se arme em anjinho porque já anda há demasiados anos no futebol...

Mister D disse...

Estamos a falar do mesmo António Simões, que quando era director desportivo do Benfica ia para os copos com os jornalistas e lhes dava notícias de primeira página?

É esse António Simões?

VC disse...

Para o comentário do antónio cruz: aprendi uma coisa, entre milhares de outras, com a vida, e estou sempre a aprender, mesmo que não concorde com as opiniões expressas, estou sempre a aprender com o SR. JOSÉ MOREIRA. Já os seus comentários nem deveriam merecer ser lidos. O Benfica tem uma história, umas vezes de coisas boas e outras de coisas más. Mas tem uma história. Tal como o País: se agora estamos pior é porque alguma vez estivemos melhor. No fundo a nossa vida está sistematicamente a ser comparada com alguma coisa. O seu comentário é o da conformação. Se um dia estiver a ver televisão e um ladrão lhe entrar em casa para o roubar, seguindo o raciocínio do seu comentário, o antónio aplaude. O Benfica, a SAD, tem sócios, acionistas e adeptos e são estes que fazem o Benfica ser grande e o Benfica foi sempre grande porque teve grandes HOMENS quer fossem dirigentes, acionistas, sócios e adeptos. E todos eles estão sujeitos à critica. Já o
antónio parece que a opinião o choca, o aborrece e chega ao ponto de ofender quem a tem e manifesta-a criticando as decisões com que não concorda. O mundo cresce exatamente assim: basta ler a história do Galileu. Para concluir só me zango com quem gosto, os meus amigos e a família. Aborreci-me com o seu comentário porque me aborrecem os comentários onde a liberdade é posta em causa por opiniões que não são justas. Foi exatamente este o tempo que ganhei consigo que espero seja, pelo menos, adepto BENFIQUISTA. Mas mesmo que não seja continua a ter direito à sua opinião mas respeite a liberdade dos outros.