segunda-feira, 28 de julho de 2014

Parceria Fly Emirates

Ao longo dos anos, não obstante o crescimento dos diversos meios de comunicação, a Direcção do Benfica não soube (ou simplesmente não quis) ser mais clara e mais transparente para com os seus associados. Os negócios feitos raramente são do domínio público e deixam no ar a constante dúvida sobre os contornos em que são feitos. A parceria com a Fly Emirates é só mais um no rol desses negócios. Quanto é que o Benfica lucra? Em que medida? Quais os objectivos da parceria? O que ganha o Benfica com isto?

Se há coisa que esta Direcção tem sabido fazer é, independentemente dos parcos títulos conquistados, promover lá fora a marca Benfica. Não significa isso que sejamos, ainda, o único clube português falado no estrangeiro. Aliás, quem contacta regularmente com pessoas que vivem fora de Portugal já se apercebeu que a popularidade do Porto cresceu exponencialmente nos últimos 15 anos ao ponto de ser praticamente equiparável à do Benfica.

A Emirates é uma companhia à escala global que tem apostado forte no futebol nos últimos anos. Destacam-se os patrocínios nas camisolas de grandes clubes europeus como Chelsea, Real Madrid, Hamburger, Olympiacos, AC Milan e mais recentemente Paris Saint Germain, associações na publicidade com o Barcelona e o naming do novo estádio do Arsenal. É uma empresa que aposta claramente em diferentes mercados e a sua chegada ao futebol português não é uma surpresa total.

Face à estratégia da Fly Emirates, custa-me a crer que queira celebrar com o Benfica um acordo que tenha por objectivo o simples patrocínio das camisolas dos escalões de formação, tal como foi anunciado. Tem de haver algo mais por trás. Simplesmente não faz sentido para a Emirates anunciar tal pareceria e fazer deslocar um vice-presidente a Portugal para anunciar que vêm substituir a Sicasal e a Coca-Cola nas camisolas da formação. Haverá seguramente outros objectivos, bastante maiores, a longo prazo.

A Emirates já patrocina um estádio, como se disse acima. Duvido que seja do interesse da companhia querer dar o nome a outro recinto do mesmo desporto, ainda por cima um estádio tão parecido com o Arsenal. A publicidade nas camisolas da equipa principal parece um objectivo mais tangível, até porque o contrato com a PT finda no próximo ano e o Benfica quererá, seguramente, assegurar uma parceria vantajosa. Mas lá está, são especulações. Porque é que o Benfica não diz quais os propósitos do negócio? Não se percebe...

P.S. Uma possível associação entre o Benfica e a Emirates já tinha sido aventada há cerca de um ano, quando foi divulgado um vídeo da associação do nosso clube com a empresa asiática.

4 comentários:

EAGLEHEART disse...

Olá adoro este blog e concordo praticamente com quase todos os Post mas neste não concordo nem um pouco com esta frase "quem contacta regularmente com pessoas que vivem fora de Portugal já se apercebeu que a popularidade do Porto cresceu exponencialmente nos últimos 15 anos ao ponto de ser praticamente equiparável à do Benfica." Meu amigo só se for pela parte negativa,que os corruptos cresceram e conquistaram novos adeptos principalmente os mais jovens até concordo, agora que atingiram o mesmo nivel de grandiosidade do Glorioso não posso concordar de maneira alguma, basta vermos as imagens dos dois clubes nos torneios de Verão em Países com imensos imigrantes para se ver isso de uma forma muitissimo clara, de resto concordo em tudo.

Anónimo disse...

# cresceu exponencialmente nos últimos 15 anos ao ponto de ser praticamente equiparável à do Benfica.


Essa agora foi boa. Meu amigo,quer tu gostes ou não,a populariedade do porto é muito maior. Olha em inglaterra o melhor clube aquele que ganhou mais foi o manchester..o liverpool etc..mas isso não quer dizer que o newcastle ou o tottenham não tenha muitos adeptos e esses adeptos acham sempre que o seu clube é o melhor e ponto final.


Mas o fcp cresceu imenso..eles ganharam uma champions ,eles ganharam taças uefas a ultima foi com dois dos jogadores neste momento a seguir ao messi e ronaldo bale etc..mais famosos do planeta estou me a referir ao james e ao falcao.
ass.daniel rodrigues

Anónimo disse...

Peço desculpa não terminei o ultimo comentãrio estava eu a dizer,estou neste momento nos eua no outro dia quando foi o jogo do deco,2 dos maiores canais de desporto dos eua passaram esse jogo, podem ir confirmar ás suas paginas do facebook
Espn e Bein sports usa

E lançavam-no da seguinte forma,trata-se de um jogo entre duas das melhores equipas e clubes do seculo 21, falavam diziam que tinham um dos estadios mais bonitos do mundo,que foi ali onde mourinho se iniciou etc etc

Agora a taça eusebio ninguem mostrou esse jogo. Opah as coisas são como são,desculpem lá
Ass.Daniel Rodrigues

Anónimo disse...

"quem contacta regularmente com pessoas que vivem fora de Portugal já se apercebeu que a popularidade do Porto cresceu exponencialmente nos últimos 15 anos ao ponto de ser praticamente equiparável à do Benfica."

onde?
é que como emigrante o que noto é que o Benfica é claramente "O" clube português (ou a marca portuguesa, para a argumentação)!

Na minha opinião, para isso muito contribuiram as boas campanhas europeias nos últimos anos (tornou-se para muitos adeptos do futebol o clube da moda), mas principalmente os adeptos benfiquistas que acompanham a equipa e orgulhosamente se dizem benfiquistas nas cidades que os acolheram quando emigraram.