terça-feira, 22 de julho de 2014

E nem uma trafulhicezinha...

Praticamente um mês depois da transferência de Garay por 6 milhões de euros, duas teorias veiculadas por alguns benfiquistas caíram por terra: a primeira, de que os 6 milhões de euros corresponderiam à parcela que o Benfica detinha do passe do argentino, foi desmentida em comunicado oficial do Clube à CMVM, onde foi esclarecido que os ditos 6 milhões eram pela totalidade do passe e que desse montante apenas 2,4 milhões entrariam nos cofres encarnados; a segunda, de que o Zenit pagaria um montante absurdamente inflacionado por um qualquer jogador encarnado de forma a "contornar" o facto de o Real Madrid ser detentor de metade do passe de Garay e assim caber uma fatia financeira maior ao Benfica na soma de ambos os negócios, parece cada vez mais improvável dado que quatro semanas depois não há sinais vindos da Rússia de interesse em jogadores do Benfica.

Desta forma, muitos benfiquistas estão tristes e desapontados com o facto de não termos conseguido um encaixe financeiro mais significativo com a venda de um central que é, neste momento, indiscutivelmente, top 10 a nível mundial. Com tantas negociatas com que Luís Filipe Vieira nos tem brindado ao longo dos anos, é caso para perguntar: "Então e desta vez, senhor presidente? Nem uma trafulhicezinha?"

Vieira tem de explicar este negócio. Não cabe na cabeça de ninguém vender Garay pelo preço que se vendeu. Nem se aceitam as pseudo-explicações que a guarda pretoriana do presidente tem vindo a debitar quase todos os dias seja em diários desportivos, fóruns e blogs, ou mesmo no veículo de propaganda do clube, agora denominado de BTV. 

23 comentários:

O GLORIOSO disse...

O JNF pergunta ao José Marinho conheces? Ou não interessa...
Não foi ele que escreveu varias vezes no teu antigo Blog quando interessava pois mandava abaixo o Vieira agora já não interessa, não é?

mitul disse...

Na volta foi ao contrario... saiu primeiro o Witsel por uma fortuna, e agora o Garay por uma ninharia.

nao deixa de ser um negocio de merda, claro. facilmente no top 3 das vieiradas.

Mr. Shankly disse...

É claro que há trafulhice. Esta direcção tem primado mais pela trafulhice que pela incompetência, por isso de certeza que há mais qualquer coisa.

JNF disse...

O GLORIOSO,

não conheço o José Marinho, não fui eu que o contactei para escrever no blog, não sou particularmente apreciador das posições dele relativamente ao Benfica e não sigo o que ele escreve, por isso não sei do que estás a falar. Se quiseres esclarecer, fantástico.

JF disse...

basicamente o que o Marinho disse foi que a transferência do Garay já estava definida desde o ano passado e que o Zenit se comprometeu a pagar os ordenados do Garay + prémios até fim de ano, que teria (supostamente) poupado ao Benfica 6M... para além disso as clausulas de preferencia por Salvio e N Oliveira teriam rendido mais uns trocos (não me lembro do valor mas era perto de 1.6M)... assim sendo o Benfica teria feito com Garay 2.4+6+1.6=10M...
mas sinceramente não me acreditei muito na teoria e sempre achei que iria alguém para a rússia... mas o tempo passa e ninguém vai... por isso nunca se sabe..

PS. muito preocupante: Oblak : "Vi que muitos dos meus companheiros iam sair do clube e percebi que não podia desperdiçar esta oportunidade"

aalto disse...

escrevi aqui mesmo neste blog no dia da anunciada venda, que o preço desta azelhice/vieirice, para além de tudo o mais, era Casemiro no fcp.
TAU

mas afinal Oblak esclareceu tudo hoje na apresentação: já toda a gente sabia que era hora de vender às peças

Diácono Remédios disse...

Os factos investigados pelo jornalista benfiquista José Marinho.

«Uma das coisas que mais me incomoda, nas redes sociais, é ver a forma como pessoas desinformadas têm acesso a um meio de comunicação onde podem expandir os seus delírios sem que isso seja um custo para as suas vidas ou sem que sejam responsabilizadas por aquilo que escrevem. Todos têm fontes, informações e conhecimentos sobre tudo e mais alguma coisa. São infalíveis, inefáveis e senhores absolutos de uma única verdade. A deles.

Vem isto a propósito do negócio Garay. Até hoje, o que se sabe é que o Benfica vendeu o jogador argentino por seis milhões. E depois, nada mais se sabe, além da gritaria, do ruído e das certezas que alguns se dedicam a escrever.

O negócio Garay foi assim: O Benfica vendeu o jogador por seis milhões e concretizou a venda nas últimas semanas. Mas o Benfica deixou de pagar os salários ao jogador desde Janeiro, altura em que ficou estabelecido o acordo de venda entre as três partes. Aqui reafirmo as três partes, para aqueles mais sensíveis, cujo entendimento das coisas é, por vezes, escasso e intangível.


Além da poupança em salários - 2 milhões de euros - desde Janeiro até ao final da temporada, o Benfica entregou ao Zenit a responsabilidade de pagar ao jogador todos os prémios e alcavalas que ainda teria de receber, pelas conquistas recentes e outras. Ao todo, podemos juntar mais 2 milhões de euros.
Posto isto e após a rescisao de contrato, o Benfica libertou-se do encargo de pagar mais quatro milhões de euros correspondentes ao último ano de contrato, o que significa que bem feitas as contas, já vamos em 14 milhões de euros (6M+8M), por um jogador em final de contrato e que assumiu, perante os dirigentes do clube, que não renovaria contrato. 


Antecipando o argumento daqueles que consideram que a poupança de quatro milhões de euros não pode ser determinada como valor factual de venda, recordo que esses mesmos quatro milhões de euros aplicados ao valor declarado da transferência seriam, na prática, dois milhões de euros correspondentes aos 50% por cento dos direitos económicos.

Como se vê, não há nada de obscuro nesta operação, apenas uma forma criativa de fazer as coisas não penalizando terceiros e sobretudo libertando o clube da responsabilidade de ter de dividir metade desses 14 milhões de euros com o anterior clube de Garay.
Há poucas semanas, referindo-se a este caso, André Villas Boas disse que a transferência de Garay para o Zenit tinha sido um caso de magia. Tem razão. Magia financeira. 


PS: Há algumas semanas tinha prometido mais alguns esclarecimentos sobre a venda de Garay. Fiz aquilo que é normal fazer em jornalismo. Procurei a informação, escolhi as fontes e agora dou a notícia. Era bom que este procedimento fizesse escola na internet. Evitava-se muito disparate e sobretudo discussões grosseiras sobre as motivações das pessoas.»

O GLORIOSO disse...

JNF e todos vão ao blog "O Belo Voar da Águia" o José Marinho explica o negócio Garay e como para se ganhar o que ganhou e chegar a mais uma final Europeu se perdeu dinheiro com a sua venda

Anónimo disse...

O Garay terminava contrato, não quis renovar e podia sair a custo zero em breve. Ao que se diz, ameaçou mesmo sair.
Além disso, era o jogador mais bem pago do plantel. E metade do valor seria sempre para o Real.
Não terá sido o negócio óptimo, mas foi o possível.
Ou alguém acha que o LFV o vendia por 6 podendo vender por 50?

Anónimo disse...

A cena do Marinho era algo como:

Zenit quis Garay em Janeiro.
Faz mega proposta ao jogador que exige sair como Matic.
Zenit oferece 10 milhões para garantir antes do Mundial.
Vieira recusa a venda nessa altura mas propõe:
a) pagam os salários ao Garay (+ou-2M em salário mais 2M em prémios - acreditando na conquista do campeonato);
b) pagam ao Garay a diferença para o contrato que estão a propor
c) no verão o negócio faz-se por 6M.

Desta forma, o Benfica acaba por lucrar 6,5M (2,5M na venda mais 4 em salários).

Se fosse feito por 10M em Junho, o Benfica teria pago os salários (-4M) e recebido cerca de 4M, pelo que saia sem lucro. Para ter um lucro igual ao que obteve na negociata (6,5M), teria de vender por uns 20 milhões.

Abraço,
Calantrão

Marcos Goncalves disse...

BES & Benfica de mão dada (Take II):

Serão estas obrigações a verdadeira razão para a sangria do pantel?

Anónimo disse...

E entretanto o Real cedeu o trinco em falta.

Lfv esse homem de confiança de pcosta.

Huey

Rafael Ortega disse...

Eu, apesar de tudo, prefiro uma má venda que uma trafulhice.
Um mau negócio pode acontecer (não deve, mas nem tudo sai bem).
Uma trafulhice não é o Benfica que eu gosto.

JNF disse...

O GLORIOSO,

fico contente pelo Marinho. Ao fim destes anos todos conseguiu voltar a ser credível porque, finalmente, saiu em defesa do presimente, perdão, presidente. Há alguma forma de eu me redimir também? Tenho de me vender a Vieira, passar a partilhar das baboseiras que leio nesse tipo de blogs? Recebo um salário por isso? Se tiver um índice de massa corporal superior a 35 ainda me dão lugar na Benfica TV?

Acho-te piada: para umas coisas, os comunicados oficiais dizem toda a verdade, mas para outra escondem esquemas que beneficiam o Benfica. Quanto ao Marinho, nem sei bem o que dizer. Ou melhor, até sei, mas não sei se me apetece dizer tudo. Fiquemo-nos por isto: attention whore. Aquela chamada de atenção para que alguém lhe tenha apagado o post diz tudo. "IUUU! Estou aqui!". Quem é que apagou o post? Fazes ideia? Eu acho que foi o Veiga...

mitul disse...

e onde estao estas fontes de que fala o Marinho? ha links?

se for verdade isso do Zenit ter pago o salario do Garay desde Janeiro, custava muito ao clube dizer aos socios e adeptos? e falar em 4M de euros poupados por nao se pagar o ultimo ano de contrato a Garay é ridiculo, esse valor poupava-se quer ele saisse por 20 quer ele saisse por 6. juntar o valor poupado em salarios ao valor real da transferencia é um argumento completamente mentiroso.

JNF disse...

mitul,

não é preciso fontes porque a informação agrada a esta gente. Simples.

mitul disse...

A ser mentira, é rebuscado e mais um exemplo da demencia dos vieiristas que se agarram a qualquer argumento idiota para defender o Grande Lider Vieira, a ser verdade é mais outro exemplo da trafulhice de Vieira, da portizaçao (em atitude, nunca em resultados, claro) do Benfica e da falta de respeito pelos socios e adeptos que estao ha semanas a pedir esclarecimentos.

O vieira é tao, mas tao nojento que quase sinto vergonha do meu clube. É obra, fazer um Benfiquista sentir-se assim, os meus parabens ao Grande Lider.

O GLORIOSO disse...

JNF continuas na mesma.
Tu e a mitica blogosfera que tanto ama o Glorioso que os blog´s parecem ser escritos por adeptos corruptos ou lagartos.
Não vale a pena tu se tivesses no clube este certamente não teriamos feito o triplete ganhariamos tudo e mais alguma coisa, pois vocês são mestres na gestão financeira, desporttiva, são mestres na táctica, da gestão de esforço em tudo. Se tivesses na presidencia obviamente conseguirias baixar o passivo, pagar alguns empréstimos, adequar o clube á crise geral financeira do futebol sem vender ninguém, conseguirias convençer o Garay a renovar contrato mesmo baixando o ordenado, a dar 3 vezes mais do que ganha a 1 miudo que é há 6 meses titular da nossa baliza, etc.
Vocês sabem tudo e já decidiram: esta epoca vamos lutar quem sabe pela Europa vai ser uma desgraça. Lembro-me o que dizias no ano passado (aí a culpa era do Jesus) e todos os outros. São os maiores.
O problema é que os senhores não conseguem arranjar ninguém para realmente se apresentar a serio nas eleiçoes. Mas já sei todos os quase 90% dos socios são burros, estupidos, Vieiristas a quem o presidente faz o que quer, voçês é que são inteligentes e brilhantes gestores.

JNF disse...

Fico contente por te ver. Só costumas aparecer de 4 em 4 ou de 5 em 5 anos, é pena. Vou ser muito sincero, eu já nem leio os teus comentários porque soam sempre ao mesmo.

Só para te dizer que o teu amigo, o credível Marinho, acabou de anunciar Guilavogui em primeiríssima mão, como se fosse um exclusivo dele. Quando na verdade a notícia havia sido publicada poucos minutos antes n' O Jogo. Assim se vê a credibilidade da peça.

pge disse...

JNF, a opinião do José Marinho pouco me importa até porque nem sou apreciador das suas opiniões.
Acrescento só 2 coisas, já ouvi também o Oliveira a confirmar essa versão na SIC com ar de quem sabia o q se tinha passado e depois o José Marinho não é conhecido por ser um defensor de Vieira.
E não deve ser muito dificil confirmar que salários e prémios foram pagos ao Garay.

JNF disse...

pge,

há duas explicações possíveis: ou mau negócio ou trafulhice. Seja qual for é grave e Vieira terá de se explicar.

pge disse...

Se se confirmar uma poupança desses 4M, seria equivalente a vender o Garay por 14M (6+4+4)no seu ultimo ano de contracto e tendo uma clausula de 20M. Não acho nenhum escandalo ainda pra mais tendo o jogador a pressionar pra sair.

Em relação ao RMadrid acharia que eles teriam bem mais razões de queixa se fosse um negócio á moutinho.
Neste caso aceito que nao lhes caia bem, mas seria possivel vender agora Garay com 1 ano de contracto e pre acordo com o zenit por 14M?

David Duarte disse...

Olha que porra! Mas o Benfica não fe um comunicado a dizer que apenas recebeu 40% dos 6 milhões?!? Que factos são esses do José Marinho quando logo o primeiro apresentado é aldabrice? A não ser que os comunicados à CMVM são para ignorar quando não dão jeito.

Deixem-se d porras com o Marinho. A unica coisa que censurou o seu post foi a tomada de consciência da sua parte da quantidade de idiotices que escreveu.