sexta-feira, 1 de março de 2013

Falta de transparência


É assim que continua a SAD do Benfica.

Para evitar que se avaliem os seus grandes negócios de valorização de jogadores continuam a manter os valores das aquisições, em especial daquelas cujos negócios são tudo menos claros, secretos, como se a sua divulgação pudesse criar algum problema. Se o Porto há já vários anos admite quanto paga pelos jogadores, seja pelo passe, seja pelo resto, porque raio continua a direcção da SAD Benfica a ocultar tais valores ? Podia aqui questionar porque raio continuam a jogar na equipa B Luciano Teixeira e João Mário se o Benfica alienou totalmente os direitos desportivos sobre ambos os jogadores, mas acho que nem vale a pena ir por aí.

Dois casos saltam à vista, Bruno César e Ola John. Em ambos os casos o Benfica perdeu dinheiro entre a compra do passe e a sua alienação, total ou parcial. Mas a Administração da SAD do Benfica opta por tentar esconder. Vão ao cúmulo de não apresentarem os valores discriminados dos outros credores, não fosse alguém descobrir que um jogador que custou pelo menos 10,15 Milhões de Euros teve metade do seu passe alienado por 4,7 Milhões de Euros. Ou o jogador cujo passe custou no mínimo 6 milhões de euros e foi despachado por apenas 5 Milhões de Euros. Só fico curioso para saber se o BSF aceitou alienar por 750 mil Euros um activo que lhe tinha custado 1,035 Milhões de Euros.

As falsas informações que passam para a imprensa toda a gente toma como verdadeiras e depois repetem a mentira até à exaustão perante o silêncio cúmplice da SAD. Por mais que escondam neste relatório e só apresentem 9 milhões de dívida ao Twente, no Relatório de Junho estão lá 10,15 milhões. Já o mesmo havia sido feito com a aquisição do Matic. Para exaltar a venda do David Luiz deixaram que se criasse a imagem que o passe do Matic havia sido valorizado em 5 milhões de Euros, quando na verdade apenas foi valorizado em 2.

Mas essa não é a única mentira, pois quem paga 6 Milhões de Euros de comissões (10% do valor da venda) a um empresário para colocar Javi e Witsel depois deixa que se alimente a mentira da surpresa do negócio do último dia e depois do fecho do mercado. O Benfica vendeu porque quis vender conscientemente e hoje acredito que estivessem perfeitamente conhecedores da saída dos 2 jogadores, mas não, voltaram a intoxicar a opinião pública com a mentira da surpresa associada à mentira da cláusula.

Mentir e omitir não dá credibilidade. O valor das acções do Benfica no mercado reflecte a qualidade da gestão e enquanto o Benfica continuar pelos caminhos actuais o mercado continuará a penalizar essas práticas.

Já agora Sr. Presidente Vieira, e não estou a falar para o presidente do CA da SAD, mas para o presidente do Sport Lisboa e Benfica, com que dinheiro vai o clube reembolsar o empréstimo que tem contraído junto da SAD, que com os juros com uma taxa de 6,63%, já ultrapassa os 6,7 Milhões de Euros, quando no início era de 5,8 Milhões de Euros, quando chegar à data do reembolso ? 

Porto, Braga e Sporting já baixaram a percentagem da quotização que vai para a SAD de 75 para 25 %. Porque é que o Benfica não faz o mesmo ? Pelo menos sempre eram mais alguns milhões que entravam no clube e podiam ajudar a pagar a dívida.

E diga-me outra coisa Sr. Presidente, que receitas tem a Benfica SGPS para poder pagar em 2015 o empréstimo à SAD que em Dezembro de 2009 foi feito por 31,451 milhões de Euros e que actualmente a dívida ascende a 37 milhões ? Não me diga que nessa altura vai fazer outra fusão e aliviar o clube das acções da SGPS como já aconteceu com a Benfica Estádio. Sim, porque o Sport Lisboa e Benfica, clube do qual o Sr. é presidente, já foi o dono do Estádio e agora só “tem” cerca de 2/3, será que em 2015 só ficará com 40% do Estádio ?

Claro que os sócios estão todos distraídos a bater palminhas ao acordo com a Premier League para transmitir os jogos ingleses na BTV. É para isso que quer aumentar o endividamento com empréstimos obrigacionistas a juros altíssimos ? Não bastam 90 Milhões de Euros ? É preciso termos 130 Milhões de Euros em empréstimos obrigacionistas ? Sim, porque se vai vencer um empréstimo de 40 e está a pedir a autorização para obter 80 é porque só pode estar a pensar em endividamento adicional. 

Esse endividamento é para pagar esses investimentos da BTV ? E o que é que comprar os direitos para a BTV vai ajudar no aumento de receitas dos direitos televisivos ? Ou os 40 milhões são para depois reentrarem na SAD como pagamento dos direitos de transmissão ?


Trate mas é do naming do Estádio, de alargar a rede de patrocinadores e parceiros e de pensar como pode explorar internacionalmente os direitos do Benfica, em vez de andar a endividar o clube e a SAD para desviar recursos para actividades que em nada acrescentam valor. E de uma vez por todas seja transparente, deixe de andar a enganar as pessoas.


30 comentários:

Jaime disse...

Bcool, porque não tentas reunir-te com o Presidente? Estou certo que ambas as partes teriam a ganhar.
O Presidente diz que tem a porta dele sempre aberta...

Estou a falar a sério, sem ponta de ironia...

Eu sou leigo (diferente de burro ou estúpido) em matérias de gestão. Não há nada de positivo no relatório hoje divulgado?

Cumps

Anónimo disse...

Isso era o que ele queria...hehe..falam falam mas se alguem lhes oferecese um tacho,nem que fosse a regar as flores eles pinchavam logo

MM disse...

BCool, brutal. Obrigado por nos ajudares a compreender o alcance de muita coisa que se faz no Benfica. Agora repara, sei que não és completamente fã de Jorge Jesus e tudo o mais, mas é inegável que ele - no seu raio de acção, treino - deu-vos muita força e permitiu que disputassem / disputem títulos vai para 4 anos.

Esta concreta e factual (não obstante recente eliminação da taça da Liga) força contribui para as tuas denúncias passem ao lado de muitos dos adeptos do teu clube. Esta fundamental força aliada a uma boa gestão naquilo que está acima dele (treinador) não só contribuiria para que o seu trabalho fosse eventualmente melhor feito, como dar-vos-ia aquilo que neste momento falta ao Benfica: segurança. Sustentabilidade. 800 milhões de Euros de passivo. Sem a perspectiva de que este trajecto possa nestas condições - com esta (vossa) direcção - inverter-se.

Isto é (para o Benfica) muito problemático e põe em perigo a sua existência. O Benfica pode ter nascido do «big bang», não o questiono, mas a sua extinção - tal como a de todos os outros nas mesmas condições - não acontecerá por fenómenos de explosão: é gradual, aos 20 e 30 milhões por ano. É isto que os benfiquistas não entendem, embora te esforces por explicar. Mais do que isso: demonstrar.

Em nome de todos os benfiquistas presto-te o meu tributo, porque a grande maioria (dos benfiquistas) não o fará.

Anónimo disse...

Nao percebes nada de contabilidade e finanças ! É só o que prova este triste post do bota abaixo... o que safa é que já ninguém te liga! Irra que de tanta ignorância e mal dizer já estamos fartos! Vai aprender contabilidade embora deva ser perca de tempo pois tanta burrice não deve dar para ires longe.

redsun111 disse...

Às 3 e tal da manhã, a falta de discernimento e a incapacidade de reconhecer o lucro semestral da Benfica SAD têm como resultado esta verborreia.

Anónimo disse...

tens razao em muita coisa , pra mim o os ultimos +presidentes do benfica sao muito melhores que este , damasio , vilarinho , vale e azevedo e nem vou falar no senhor jorge brito pq apesar de tudo era um grande benfiquista e fez o que sabia e pôde e pôde muito mas sabia pouco .

Burmelho disse...

Parabéns, o não-benfiquista aqui acima de seu nome Manuel Humberto já te prestou homenagem em nome dos Benfiquistas. Que alegria termos sócios assim.

J disse...

BCool, mais um excelente trabalho. Neste momento em que a noticia de lucro no semestre vai fazer muita gente pensar que está tudo bem, o teu trabalho mostra que existe muita coisa a melhorar. Obrigado por esta analise.

Manuel Humberto, continua sempre no seu melhor! 800 milhões de passivo? Só? Então e que tal preocupar-se com o seu clube? ou acha que já não vale a pena pois é apenas uma questão de tempo (pouco) para que desapareçam? e que tal deixar de fazer figuras tristes de prestar tributos em nome de benfiquistas? Passa a vida no seu blog a insultar todos os benfiquistas e ainda vem para aqui falar em nome de benfiquistas? Ganhe vergonha na cara e vá lá para o seu autêntico fazer-nos rir com as suas megalomanias...

Gandhy disse...

A questão de tornar internacional a Marca Benfica é algo que a a nossa Direcção devia tratar com toda a força. Temos um mercado potencial muito grande em termos de ex-colónias, além de muitos emigrantes espalhados por toda a Europa, em especial em países como Suiça, Alemanha e França.

Dando um exemplo muito simples. À poucos dias estive em Madrid em férias, e nas muitas lojas da Adidas não vi uma única camisola do SLB à venda. Acredito que o mercado espanhol, em especial o Madrileno estejam dominados em termos de Adidas pelo Real e Selecção Espanhola, mas isso não significa que não haja um único produto do SLB na prateleira. (lojas da Adidas e não do Real, claro).

Estamos aqui mesmo ao lado, temos muitos portugueses a morar em Espanha, e isso é algo que simplesmente é ignorado, por exemplo?!?!

Alguém a mando da Direcção disse...

Não são só 800 milhões, são mais, prai uns 1.357.946,03€ mas o resto do passivo foi escondido no Estádio do Bravo (foi essa a intenção da sua compra, e nunca servir a equipa B).

E digo mais o Bruno César ninguém sabe (apesar de haver uma comunicação á CMVM) mas custou 287 milões, só o pé esquero, e agora recebeu-se 37,89€ pela sua venda (IVA incluido).


Isto de mandar papaias para o ar baseadas na imaginação de cada um é altamente, de inicio estava um pouco reticente, mas agora compreendo perfeitamente porque vocês o fazem!!!

Anónimo disse...

Claro que fui censurado mas o objectivo foi cumprido pois tu leste o que escrevi

JotaPê disse...

Ui, quando foi o Vale e Azevedo a falar no empréstimo obrigacionista, era um ladrão, queria ficar dono do Benfica, ía endividar o clube, o Benfica ia acabar e o diabo a sete.

Como é com este, já está tudo bem. Avance-se com o enterranço do clube. Não restam dúvidas que o orelhas tem carta branca para fazer o que quiser com o clube, que os sócios aplaudem. Esperemos é que um dia não seja tarde demais...

Quanto à questão dos direitos da liga inglesa, quando dei ontem uma leitura em alguns blogs, boa parte dos adeptos/sócios fizeram-me lembrar aqueles provincianos que vão pela primeira vez à cidade e que abrem a boca de espanto por tudo o que vêem.

Apesar de achar que pode ser uma mais valia, se há coisa que não percebo é o alinhamento do canal. Qual é a ideia? Já eram transmitidos jogos internacionais (Grécia e Brasil, salvo erro). Juntando esse grande senhor do cinema de nome AXEL, juntámos os vídeos divertidos e programas sobre cinema.

E o que vem a seguir? Novelas? Ficamos tb com os direitos do Big Brother? O canal do clube não deveria ter apenas conteúdos sobre o clube? Ou é um canal mais generalista e ainda não percebi?

Não sei se já alguém se perguntou como irá funcionar o canal de setembro em diante. Ou julgam que os jogos da liga inglesa vão ser à borla?

Não sei que papel Moniz terá nisto mas espero que o canal não se transforme numa TVI.

Ah, mais uma coisa. Só ficámos com os direitos da liga inglesa, a Sportv não fechou... E além do mais, ainda não ganhámos campeonatos por causa disso. Não é a Sportv que nos tem espoliado (como muitos adeptos gostam de dizer quando não jogamos bem e perdemos) dentro de campo.

Meus amigos, abram os olhos. Neste negócio de milhões, ninguém sai a perder. Nem vieira, nem oliveira, nem salvador. Afinal de contas, são todos amigos, sentam-se todos nos camarotes presidenciais, têm negócios juntos e não se zangam nem gostam que se diga mal dos outros. Não é, Rui Gomes da Silva?

Anónimo disse...

Falta de transparência??? No teu caso é falta de decência!!!

Anónimo disse...

mas será que este blog so vagueia aqui merda e d grossa???? foda se que bando de falhados cum caralho vao pos corruptos seus filhos da puta ja que gostam tanto deles e de criticar o benfica ao menos basam daqui foda -se

Gaspar Costa disse...

Muito bom Bcool, só não aprecio as pessoas não se identificarem ou isso é o medo que o presidente gera nas pessoas?

eu na minha página identifico-me em tudo o que escrevo, se um dia aparecer morto aí nalguma esquina já sabem o que poderá ter sido... :-) ...

Mas este texto é mesmo excelente, mas vai lá explicar isto aos 83% .... de fdp para cima serás chamado de tudo ... eu cada vez que "toco" no presidente são logo insultos e ameaças .... não consigo perceber como se idolatra um presidente perdedor e aldrabão ...

kino disse...

Epa nem todos os Benfiqwuisrtas querem tacho no Benfica! Eu por exmeplo como Benfiquista de corpo e alma jamais aceitaria trabalhar no clube por esrte estar minado de bi clubista sportinguistas e portistas infiltrados a começar pelo presidente do clube que já foi socio de 3 clubes!!
Ainda há quem ame o clube de verdade e não o veja como uma oportunidade de negocio!

Cão Danado disse...

Excelete post Bcool. ainda há benfiquistas como tu que nos vão matendo os olhos abertos.
A transmissão da liga inglesa na BenficaTv equivale a quantos campeonatos?

Ricardo disse...

Esta sequência de comentários, exceptuando os de gente lúcida, é uma tristeza. É o que me faz sentir: triste. Nada mais do que isso. Triste.

P Almeida disse...

Boa tarde.

Aprecio o trabalho de pesquisa que desenvolveu, através da leitura dos vários R&C. Há, porém, duas situações que refere que não consegui ver nos ditos relatórios. A questão do valor de compra do Ola John, cuja dívida que aparece nas contas a 30.06.2012 ao Twente é sempre de 6M€ e o valor de "aquisição" do Matic, onde não descortino os 2M€ que refere.
Já a questão do Empréstimo Obrigaccionista de 90 M€ tenho que aguardar para ver. Servirá certamente para pagar o de 40M€ anteriormente contraído, mais juros, restando saber se o que sobre será para "reestruturar" algum do restante Passivo bancário ou outro de curto prazo. Mas admito que possa vir a aumentar o Passivo...

Cumprimentos,

P Almeida

Pedro Almeida disse...

Relativamente à última nota, obviamente que lamento caso se confirme um aumento do passivo bancário para mais investimento na equipa de futebol

P Almeida disse...

Corrijo o valor da dívida ao Twente que referi. São 6M€ curto prazo (corrente), mais 3,15M€ não corrente, totalizando 9,15 M€.

oPeixEdo3º disse...

Era salutar que houvesse descriminação dos valores das transferências, mas não vem grande mal ao mundo por isso não ser feito.

No caso do Ola John terá sido uma operação de tesouraria(financiamento) não penso que seja grave, no caso do Bruno César tudo o que se perdeu foi pouco, penso que o jogador não vale o valor que recebemos, por isso a operação foi óptima, dado que o erro já tinha sido cometido na aquisição.

Os casos Matic/David Luis e Javi/ Witsel revela a atitude demagógica e popular do actual presidente/direcção que não serve para mais senão desinformação dos sócios e adeptos do SLB é para mim a pior caracteristica deste presidente/direcção, é método usado demasiadas vezes tantas que já ponho em dúvida tudo o que ele diz.

Quanto a questão da quotização estou inteiramente de acordo, pois o clube pouco a pouco tem vindo a ser esvaziado de todo o seu património, este aumento de transferência de quotas para a esfera do clube permitiria em 1º lugar pagar empréstimos(SAD e bancários) e depois criar fundos utilizáveis em futuros aumentos de capital da SAD, o Benfica clube terá sempre de entrar com 40% do valor do aumento de capital.

Quanto ao negócio dos direitos televisivos, vou esperar para ver, no entanto seria bom que gerasse proveitos superiores a 27 Milhões de euros anuais (22 Milhões rejeitados da SporTV + 5 Milhões dos direitos da PL) mais os custos de operação da BTV, não sou empresário, nem tenho espírito de empresário, pode ser que seja proveitoso é todavia um negócio arriscado.

Excelente post, como por norma são os teus, aquele parvinho que diz que nada percebes de contabilidade, que vá fazer bungee jumping sem elástico para a ponte 25 de Abril.

Ulrich Haberland disse...

Falta demasiada informação para poder formar uma opinião concreta sobre o assunto das transmissões televisivas neste momento.

Mas de fora e na generalidade diria que a jogada da compra do direitos televisivos da liga inglesa é importante desportivamente, mas saber que é o LFV que vai determinar os alvos e os objectivos desta acção não me transmite confiança sobre os resultados dela. É importante, também, do ponto de vista financeiro mas o facto de o Moniz estar envolvido retira-me qualquer confiança de o Benfica vir a tirar dividendos financeiros dela.

Em resumo, a medida em si é boa e com grande impacto no "status quo" futebolístico português mas os intervenientes fazem-me temer que o beneficiado não seja o Benfica.

Os esvaziamento do clube é um assunto assustador para mim.


P.S. - Claro que os exemplos vem de cima, sem duvida!

Bicadas disse...

Olá B Cool,

Com toda a sinceridade e estima pelo teu trabalho te digo que me custa a compreender este post.

Não ponho em causa as críticas que fazes que versam sobre a clareza do reporte da SAD, das quais eu, em larga medida, partilho. Apenas aponto que a cotação das acções da SAD, da qualidade da gestão, pouco ou nada diz.

O que me custa a compreender é o misturar alhos com bugalhos. É que dá a sensação de que, um pouco à semelhança do que acusas na prática corrente do lançar de cortinas de fumo por parte da SAD, foste buscar aspectos onde poderás ter razão para criticar a equipa de gestão para sustentar a crítica negativa ao assunto de que se aguardava análise.

E sobre esse assunto o que tens a dizer? Que não ajuda ao aumento das receitas dos direitos de transmissão? Que em nada se relaciona com com a exploração internacional dos direitos do Benfica? Que é uma actividade que em nada acrescenta valor? A sério?!

Ou que não se deve pensar em nada disso caso implique endividamento adicional? Eu não tive acesso ao business plan da Benfica TV, não sei se cria ou não valor, mas pelo menos percebe-se uma tentativa de fazer as coisas com qualidade e desenvolvendo o potencial do produto e se se acredita nesse produto, se há viabilidade no projecto concebido, mesmo necessitando de financiamento externo, pois que se recorra a esse financiamento externo e que venham daí essas críticas ao passivo monstruoso, pois mau, mesmo mau é não desenvolver um projecto por causa disso.

Cumprimentos

rui disse...

Oh jotape,quem te dera a ti que a Btv fosse como a tvi,nao entendo tanto este mal dizer da tvi,era,foi,e penso que continua a ser o canal com mais audiencias em Portugal,Nao é um canal do Estado,na altura foi acusado de andar a fazer propaganda contra o Socrates,e depois afinal de contas quem tinha razão eram mesmo eles

Dito isto nao quer dizer que queira ver telenovelas a passar la...Mas nao estejas aqui atras de um pc a mandar abaixo o trabalho de um homem que consegui construir algo grande

Anónimo disse...

Parvinho é o teu pai ! Digo e volto a dizer que quem escreveu aquela barbaridade nada sabe de contabilidade ! Sou auditor com 30 anos de trabalho numa das maiores empresas da area e sei bem do que falo

Unknown disse...

@Jaime,
Há coisas positivas Jaime, várias mesmo, em especial quando se compara com Porto ou Sporting, mas não ísso que este post aborda, é a questão da transparência/honestidade ou falta dela, é a questão de desviar as atenções, é a questão de empobrecer o clube e de andar sempre com cortinas de fumo para enganar a maralha.

Unknown disse...

@Bicadas,
O core business do Benfica é o futebol, não a televisão. Não vi o business plan da Benfica tv mas duma coisa tenho a certeza, os primeiros anos serão de prejuízos que terão que ser financiados pelo endividamento adicional e o que eu critico é que se desalavanque a actividade principal do Benfica para financiar uma actividade que tanto quanto eu tenho conhecimento é deficitária em termos do principal operador (Sport tv).

Pior que isso, é a peregrina ideia que o nosso principal patrocinador estará interessado em que uma empresa, na qual comprou uma participação de 25%, vá à falência.

Eu acho que o que acrescenta valor é a exploração dos direitos fora de Portugal. É em criar condições para que a Liga Portuguesa comece a ser um produto vendável. Não é querer comprar uma guerra com o principal operador no mercado português numa altura em que o rendimento das famílias está tão contraído que certas despesas são verdadeiramente acessórias.

Mais depressa apoiava que o Benfica comprasse os seus 15 jogos à Olivedesportos pelos 22 milhões de euros e os procurasse explorar no mundo onde há fortes comunidades portuguesas do que querer criar um produto premium no mercado português.

Unknown disse...

E não, não vejo onde é que comprar os direitos de transmissão da Premier League para Portugal tem a ver com a exploração internacional dos direitos do Benfica.

Mau é deixar de criar valor no futebol para querer investir numa área de negócio onde não temos competências. Poque é que os principais clubes europeus não avançaram para essa opção ?

Façamos umas contas simples. A mensalidade custa 10 euros, o que sem iva implica 8,13, ou seja ao fim do ano cada assinatura rende 97,56. Ou seja, precisas dum mínimo de 50.000 assinantes para pagar o que se dizem ser os custos da compra dos direitos da Premier League. A sport tv no pico tinha cerca de 650.000 assinantes, hoje em dia se tiver 500.000 é muito. A questão está na diferença entre o que a Btv oferece e o que a Sport tv oferece.

Já sei que vão argumentar que 50.000 assinantes é fácil, mas o Benfica não vende mais de 30.000 red pass (equivalente a 16,25 euros por mês para os red pass de 195 euros), o Benfica deve ter cerca de 100.000 sócios efectivos ou ainda nem isso(os que pagam 12 euros por mês, pois todos os outros pagam menos).

Aquilo que defendem é que é fácil hoje em dia, com 17% de desemprego, com o país em recessão económica, com o rendimento das famílias completamente deprimido, que as pessoas além de pagarem a assinatura do cabo, ainda paguem um adicional de 10 euros ? Ou esperam "roubar" clientes da sport tv ?

Aquilo que eu gostaria de ver era uma parceria com uma sky sports, com uma al-jazeera, com uma fox sports, para que os jogos do Benfica chegassem às comunidades portuguesas. Aquilo que eu queria ver era o Benfica investir em estudos de mercado para determinar o número de Benfiquistas existentes nos diferentes países para que se pudessem negociar parcerias e patrocínios locais.

Era ter esses estudos para mostrar às grandes empresas multinacionais que o benfica mais que um clube que tem grande expressão num país de dimensão reduzida, tinha dimensão global com comunidades interessadas em países de grande rendimento per capita quue pudessem ser geradoras de valor.

Isso é que para mim eram boas notícias. Quanto ao empréstimo obrigacionista, aguardo para ver as colocações e as respectivas taxas, pois se se quer reestruturar passivo, não me parece que seja esta a forma de o fazer, até porque o Benfica tem garantias reais que lhe permitem obter acesso a financiamento a taxas mais competitivas e com prazos mais alargados do que a generalidade das empresas portuguesas. Mas aguardemos para ver essas famosas reestruturações financeiras.

Unknown disse...

Aquilo que o Gandhi fala da falta de presença do Benfica nas lojas da Adidas é o claro exemplo com que todos os parceiros veem o Benfica, é uma marca forte no nosso país mas pouco mais e é isso que convém mudar, pois implicará uma grande subida do potencial de receitas.

Infelizmente continuamos centrados só no nosso rectangulozinho e ignoramos os milhões de portugueses e lusófonos a quem o Benfica diz alguma coisa.

Quanto aos anónimos que vêm para cá debitar merda, penso que as tags se aplicam a eles, portanto nada mais tenho a dizer.