segunda-feira, 28 de julho de 2014

O lucro desconhecido da Benfica TV

O lagarto que manda nas contas e praticamente em todo o clube, Domingos Croquete de Oliveira, vem anunciar que a BTV no seu primeiro ano conseguiu uma receita "a rondar os 30 milhões de euros". Número, sem dúvida alguma, de belo alcance para o primeiro ano; esperamos que o clube saiba fazer evoluir e potenciar mais o canal (despedir o Guerra Santos Fernando Pedro é uma medida que urge) para que o segundo ano gere ainda melhores receitas.

Ora, sabemos que a Comunicação no Benfica é bastante deficiente, mentirosa e omissa, mas já que falaram para estrangeiros e não para os sócios do Benfica (que não têm nada a ver com isto, como é evidente) desta vez podiam ter usado dados certos. É que dizer "a rondar" é assim um bocadinho parvo. No entanto, vamos assumir que "a rondar" são 28 milhões de euros. E agora, como saber o lucro que tivemos se os custos não foram anunciados? Imaginamos, inventamos, pedimos à Maya que lance as cartas astrais? 

Este Benfica é isto: mesmo num projecto que claramente teve sucesso no seu primeiro ano, que foi a resposta ao sistema Oliveira que alguns de nós pedíamos há muito tempo, que trouxe (vamos ver até quando) para dentro do clube o controlo sobre as transmissões de boa parte dos seus jogos, acontecem sempre estes "a rondar" e estas voluntárias omissões. 

No café, junto à minha mesa, dois benfiquistas cinquentões gabavam-se do feito:

- Os gajos pagavam-nos 7 milhões, agora já fizemos 30 milhões ahahahahahahahah
- O pintinho até bufa!! ehehehehehehhe

Tive de levantar-me e explicar aos senhores que quem bufava era o Joaquim Oliveira, o amigo pessoal do Luís Filipe Vieira (que, por acaso, era o Presidente do Benfica), e accionista da Benfica SAD, frequentador assíduo da Tribuna Presidencial da Luz e das Galas do Benfica. E depois expliquei-lhes que, como somos nós a transmitir os nossos jogos e somos nós que temos um canal que os transmite, também gastamos dinheiro com isso. 

Fui meigo e disse-lhes que o lucro foi de 20 milhões de euros. Com estes benfiquistas crentes, temos de ir devagarinho, não lhes dê um ataque cardíaco quando perceberem que estão a apoiar aquilo de que tanto falam quando lhes dizem verdades. Cuidado com as pedras da calçada...

10 comentários:

Anónimo disse...

Estás a ser simpático. Só de IVA tiras-lhe 5/6 milhões, da gestão do pagamento e facturação que estão a cargo das plataformas (MEO, ZON, etc) tiras-lhe outros 6 milhões (pelo menos 20% da facturação). Se o lucro for 15 milhões é uma sorte. Mas não é mau para primeiro ano. O ponto de equilíbrio disto são 400.000 subscritores, que espero que se atinja no segundo ano.
Joao

POC disse...

É como dizer que estou a fazer 10K na Bolsa, sem dizer quanto investi para receber isso.

Isto é tudo patético. Mas só come quem quer.

Aproveito para anunciar a minha OPA hostil à Benfica SAD.

Anónimo disse...

A mim disseram-me fonte de pessoas que trabalham na benfica tv que os lucros neste ano foram 8 milhoes. Eu nao quero acreditar

Bobe disse...

http://benficaplural.blogspot.pt/2014/07/as-contas-possiveis-da-benfica-tv.html

entretanto arranja aí um espacinho na blogroll para mais este blogue

joão carlos disse...

a mesma pessoa que disse que a receita é a rondar os 30M já tinha dito numa entrevista a um jornal de economia que a btv custa cerca de 9M

Anónimo disse...

Precisamos de ti, Ricardo. Assina la o canal e tenta convencer os teus fieis seguidores de que é importante assinar a BTV para que o Vieira caia em desgraça...

ATF

Ricardo disse...

João, é claro que fui simpático. Não lhes quis destruir o sonho todo. Até porque se dizes a um gajo destes que afinal o Benfica neste ano - e, diga-se, compreensivelmente - fez pouco lucro, a malta entra em curto-circuito e começa a dizer ininterruptamente "EU ACREDITO NO VIEIRA, EU ACREDITO NO VIEIRA". Temos de levar este pessoal com calma. Um dia perceberão. Um dia, esperemos que não muito distante, poderão ajudar-nos a salvar o Benfica destes aldrabões.

POC, isso é demasiado complexo. Tens de explicar com vieiradas. Dá uma mentira, que eles percebem.

Anónimo, não espanta nada.

João Carlos, sim, sempre a "rondar", que é como convém a quem gosta de enganar a malta. Sendo lagarto, então, mais gozo lhe dá.

ATF, quando deres, em todos os sentidos, o que eu dou ao Benfica - vá, um décimo -, ainda te dou uma aulinha de como perceberes os sinais que estão escancarads à tua frente. Até lá, continua alegremente a pensar que estás a fazer alguma coisa de jeito, que o Benfica espera. Não acordes, que não é preciso.

POC disse...

@Ricardo, só quero ver quantos dos carneiros, nem que seja daqui a 50 anos, vão assumir o erro.

Anónimo disse...

Devagar Ricardo?! Espeto-lhes logo a verdade toda na cara!!!!

Claro, depois fica aquele ambiente no café... :)

Daniel

Calheiros disse...

quanto pagaram pelos direitos da transmissão da Liga Inglesa?