Muitos adoram ser "muito à frente" e dizer que jogar sem portugueses é moderno! O "Mestre" postulou que é a era da Globalização e que o jogador "tuga" é caro, logo esta raça pouco interessa. Se por meio Pizzi pagámos 6M, é lógico que o técnico tem razão. E é certo que Sílvio recebia bem menos cá, antes de ir lá para fora. Gostava de ver o que JJ diria se esta estória da Globalização afectasse os treinadores, mas ok...
E se, supostamente, não sai material de qualidade desses escalões, de quem é a culpa? Dos abutres? Ou de fraca prospecção e de fraco corpo técnico? Para não falar da demagogia dos responsáveis do clube que dizem que apostam na formação e depois compram o Lolo e o Uros...
Mas perante a convicção de muitos "experts" em benfiquismo que essa coisa de jogar com jogadores nacionais é coisa do passado, eu fiz um estudo. Peguei nos dois primeiros classificados dos 10 principais campeonatos europeus. Peguei nos 11 titulares de cada um à 30ª jornada da época 2013 e contei os jogadores nacionais dessas mesmas equipas. Vejam as conclusões:
Espanha: Barcelona: 8 / Real Madrid: 5
Inglaterra: Man. United: 5 / Man. City: 3
Itália: Juventus: 9 / Napoli: 5
Alemanha: Bayern: 4 / Borussia: 6
Holanda: Ajax: 4 / PSV: 6
Grécia: Olympiakos: 4 / PAOK: 6
Bélgica: Anderlecht: 6 / Zulte: 8
França: Paris SG: 4 / Marseille: 6
Turquia: Galatasaray: 5 / Fenerbahçe: 5
Rússia: CSKA: 6 / Zenit: 5
Perante estes resultados, o que dizer? Será que é o futebol português que está bem? Em particular, o nosso Benfica? Analisem vocês os resultados. Amanhã faço um post com as minhas ideias...
9 comentários:
vá...
agora faz um post com o número de sérvios dos principais clubes dos 20 campeonatos mais competitivos do mundo.
quem é que fica em primeiro?
benfica! vieira! jesus!
Sem dizer que uma coisa seja consequencia da outra, mas da-me que pensar... Dois casos: Roderick na Antas. Carlos Martins com o Estoril. Porque falharam rotundamente os jogadores portugueses nos momentos chave do campeonato?
Gosto muito da forma como abordas as temáticas! Parabéns RedSpecial, por trazeres essa visão.
É preciso desmistificar essa ideia de "globalização" que começou com a desculpa da lei Bosman.
Seria também interessante questionar se a lei Bosman, sendo uma lei para jogadores comunitários, porque é que fez com que recorrêssemos somente aos mercados sul-americanos... Desculpas!
;)
Caro
Gostava muito que o glorioso estivesse recheado de trutas nacionais e sinto que a direcção do futebol, não tem tido a aposta mais correcta para gerar valor nacional.
No entanto, temos de nos enquadrar no estado das coisas em portugal porque temos rivais contra quem competimos.
Se tivessemos passado os ultimos 5/7 anos a depender de jogadores portugueses, tinhamos visto o porto a rechear-se de craques sul-americanos e ia-mos lutar com o sporting pelo 2º lugar...
Repara no dinheiro que fizemos com os estrangeiros ao passo que nacionais apenas vendemos o coentrão. Será que com uma aposta séria na formação e contratação de jovens valores nacionais alcançariamos esses resultados?
Outra questão que se levanta é a permissividade da Liga em inscrever estrangeiros: Dos paises de topo, portugal é o unico que não limita sequer extra comunitários, ou melhor limita, 25 ou 30!!
Como podes concorrer com porto que todos os anos tenta ir buscar as maiores trutas sul-americanas e viver do viveiro cá da tuga? É como pescares no piscina ou no Rio Tejo.
Não me identifico nada com esta abordagem do clube, mas repara que quando falta materia-prima o Real também importa e o Ath Bilbau passa mal.
Esta campanha pelo jogador português já enjoa.
Esta campanha pelo jogador português já enjoa assim como também enjoam as mentiras. Porque não colocas o número de jogadores portugueses também aí? Quantos portugueses tinha o Benfica? Paulo Lopes, Luisinho, André A, André G., Roderick, Carlos Martins. Eu conto 6 por enquanto, mais do que MU, RM, MCity, Nápoles, Ajax, PSG, Fener, Zenit. Qual a diferença?
Este post é uma fraude e uma mentira!
os jogadores portugueses que se fodam! O sporting passou muitos anos a apostar nos jogadores da formaçao e/ou jogadores portugueses e o que ganhou? Casos de indisciplina e faltas de lealdade como nani, veloso e moutinho e agora bruma. Tal como nos tivemos com o manuel fernandes, o amorim, o miguel e hugo leal, como o porto esta a ter c o rolando, ja teve com o quaresma e poderia dar mais exemplos. Claro que estes casos tambem acontecem com jogadores estrangeiros mas quando falamos em ter mais portugueses nao se trata de um tique chauvinista. A partida os portugueses indentificar-se-iam muito mais com os clubes e teriam muito mais orgulho em chegar a um dos nossos grandes do que um argentino, brasileiro ou colombiano. Mas a verdade e' que os jovens portugueses tem-se reveldado meninos mimados, cheios de manias e julgam-se grandes estrelas mal fazem 10 jogos na primeira liga.
Já agora convido-te a fazeres um post a enunciar os jogadores portugueses que jogam nos três "grandes".
Ou então mais simples,diz hà malta onde estão os jogadores portugueses que interessem ao Benfica para ganhar alguma coisa em Portugal e até esqueço a nívelinternacional.
Má ideia fazer essa análise para os clubes à 30ª jornada.
À 30ª jornada alguns desses campeonatos já tinham o vencedor anunciado, outros estavam muito longe do fim.
O Bayern, por exemplo, não usa só 4 alemães no 11 na maioria dos jogos, e o Real Madrid certamente não usa 5 espanhóis na maior parte das vezes.
A meu ver a análise deveria ser feita vendo quem foram os 11 jogadores mais utilizados dos planteis.
A minha questão quanto à nacionalidade dos jogadores é uma: qualidade.
O Garay ou o Matic são melhores que qualquer português nas suas posições? SIM! então têm lugar.
O Jardel ou o Emerson (na sua altura) são melhores que qualquer jogador português nas suas posições? NÃO!!
Então se o português for acessível financeiramente vai-se buscar o português.
Estrangeiro só quando é melhor.
Enviar um comentário