quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ainda a Supertaça…



Clubes há que, para vencer, não lhes basta faze-lo por si, mas também têm a necessidade de vencer contra os outros. É assim o caso dos listados que, não obstante do mérito e “limpeza” com que venceram um fraquíssimo Vitória, sentiram, como sempre, a necessidade de se “agigantarem” às custas do Benfica.

O pontapé de saída deste capítulo foi dado por Paulo Fonseca que, logo após o jogo, na flash interview, ainda antes de responder à pergunta que lhe foi dirigida e revelando já uma boa assimilação da cartilha azul, afirmou “antes de passar à sua questão, deixe-me só dizer que o FCP reforçou aqui o seu estatuto de clube com mais títulos de Portugal…”. Ou seja, ainda antes de se referir ao jogo, de se referir ao possível mérito dos seus jogadores e de si próprio, Paulo Fonseca, bem ao estilo que estamos habituados por aquelas bandas, sentiu a “necessidade” de se enaltecer em relação ao Benfica. Mais importante que a vitória numa competição, é vencer para ter melhores números que o Benfica.

Como seria facilmente de prever, veio depois o presidente de tal clube dar a habitual “bicada” no Benfica, referindo o “saber perder” do Vitória de Guimarães, por oposição ao Benfica.

Não tenho grandes dúvidas que, caso estas afirmações fossem proferidas por alguém do “nosso lado”, isto dar-nos-ia direito a um título qualquer do lado de lá, pois é essa sua natureza, o seu ADN, ou seja, crescer e vencer contra o Benfica e não por eles próprios. No limite, e de forma obtusa, apetece-me dizer que se, por qualquer razão, Benfica acabasse, assim acabaria o FCP, pois assim acabaria a sua génese de contrapoder.

Nós, Sport Lisboa Benfica, não somos assim, não vencemos contra ninguém, embora vençam sempre contra nós. Nós, Sport Lisboa Benfica, vencemos por nós e para nós. Nós, Sport Lisboa e Benfica, não somos um clube regional que precisa de alimentar ódios para se emancipar. Nós, Sport Lisboa e Benfica, somos grandes e, até há poucos anos, sabíamos vencer como grandes. Em nós, Sport Lisboa e Benfica, não nasce nenhum sentimento de revolta pelas vitórias alheias, porque a nós, Sport Lisboa e Benfica, basta-nos o nosso sabor da derrota para que estejamos insatisfeitos e “revoltados”, independentemente de quem ganhe, É essa a nossa história e espero ser esse o nosso futuro.

No entanto, é preciso reagir a isto, é preciso querer mudar a historia recente dos acontecimentos. Acredito que, como eu, muitos estejam fartos de não vencer (o Sport Lisboa e Benfica nunca perde, apenas não vence sempre) e de ver que vencem sempre contra nós. Por isso, por nós, vençamos! Vençamos para que continuem a querer vencer contra nós. Vençamos para que eles sintam sempre esse complexo de inferioridade. Vençamos para que continuemos a ser Grandes!

23 comentários:

RedSpecial disse...

Companheiro, permite-me discordar com 5º parágrafo! Nós continuamos com o comportamento burguês! Sentados nos títulos conquistados no século XX. A bazófia de quem manda no nosso clube já passou para os adeptos. Que festejam com "Reservados", sem que ninguém apareça a por cobro a isso. Bazófia do betão e dos canais de TV. No nosso clube, não existe o reality check, só o passado e a treta...

ZEDASCOUVES disse...

Então mas o P.Fonseca não era o teu GURU??

Anónimo disse...

patriarca disse:


O queziles do problema está precisamente aí, VENCER, coisa que Raramente somos capazes e com gente à frente da Equipa como Jorge Jesus a época que se aproxima vai ser mais uma vez "Um Suplício no Deserto" Benfiquista, porque para a maioria está tudo bem, PERDE-SE mas não faz mal, pró ano é melhor, vem ESSE ano nada ganhamos e passamos sempre para a Época seguinte o que não conseguimos na anterior e o ciclo mantêm-se, espera que não seja Eternamente, mas a continuar assim para lá caminha.

Anónimo disse...

Caro José,

Vamos começar a vencer, eles já espumam. 6º lugar na UEFA.

As primeiras cinco jornadas são vitais.

Abraço
Pedro B.

Anónimo disse...


oh pá!!!!!

atão quer-se lá ver, que esses comentários não são fruto da incompetência do LFV e do JJ?!?!?!?

É que não vi isso escrito.... será que está tão escondido nas "entrelinhas" que nem sequer reparei?!?!?

QUe pena, e eu que só venho a este blog para ler a "verdade" intrinseca do verdadeiro benfiquista.... que só pretende (?) colocar a verdade acima de tudo.....
repito, que pena, vou estar mais atento ao róximo post... pois verdadeiro benfiquista como sou, só fico satisfeito ao ler coisas sobre a incompetência do presidente e do treinador.. tudo o resto para mim não interessa pra nada......

Anónimo disse...

Entao...mas nao estao os benfiquistas fartinhos de dizer que o seu clube é o clube com valores superiores?... isso é em comparaçao com alguem?...e o clube que tem mais titulos nacionais?...quando dizem isso é porque estao a pensar no porto e no facto de terem mais?... e quando falam da vossa historia?...é por comparaçao?...
O treinador do porto referiu que o clube tem mais titulos... porque sentem essa bicada? o Porto tem mais titulos que o benfica... mas tambem que o sporting ou o olhanense...simplesmente..tem mais titulos...assim como o benfica tem mais adeptos...que o porto ou o olhanense...
O Vieira quando ganhou os campeoes em hoquei nao deu nenhuma bicada? estava a agigantar-se? e o blogs?...estavam a agigantar-se?... deixem de estar constantemente a falar do porto dizendo que o porto esta constantemente a falar do benfica!... saiam do pedestal que os benfiquistas e o benfica são merecedores da mesma consideraçao que os demais

subasic disse...

de realçar que eles são assim, pois sabem que como temos um bando de incompetentes à frente do Benfica, eles têm gozo em dizer essas coisas... se tivéssemos um Benfica semelhante ou melhor do que o de 2009/2010, queria vê-los a falar... a cada trapalhada que o sr. pneus faz, é motivo para risota geral do metanoso... então aquela do fernando gomes...

Anónimo disse...

tens que avisar então o resto dos benfiquistas que apagaram a luz e ligaram a rega, que incendiaram o autocarro do Porto, que tentaram bater no Pinto da Costa á porta dum hotel, que apedrejaram carros de portistas numa final da taça Porto-Guimarães, que vocês não vencem contra ninguém.

É só conversa da treta!

VC disse...

Ò Sr. José Moreira,

Eu sou benfiquista e portanto não contrario a sua tese para o aborrecer.
O gozo maior é ganhar ao Sporting e ao Porto e depois chagar os adeptos a quem ganhamos. Por isto mesmo é que o futebol é um jogo viciante. Ganham uns e perdem outros. E o gozo não é ganhar apenas por ganhar. É ganhar ao outro ao nosso adversário desde que seja o Porto. Veja o Boxe, Xadrez, e por aí fora. Eu percebo o que diz mas a génese do jogo diz outra coisa. Eu percebo a tese da "superioridade balofa" dos que agora ganham, mas nós andámos durante muitos anos a dizer: vão ganhando mas nós continuamos a ser o clube com mais títulos. Lembra-se ou se calhar ainda é muito jovem?

Anónimo disse...

Bom, dizer que é o clube com mais títulos em Portugal não é dizer que tem mais títulos que um outro em particular, é em relação a TODOS. Só, talvez, o egocentrismo de outro clube em particular é que permita tirar a essa conclusão. Não foi referido nenhum clube em particular.

Dylan disse...

Nem mais, meu caro!

Batigol disse...

Primeiro post de jeito neste blogue ha ja algum tempo!

Águia Eterna disse...

Grandes??!! Nós não somos grandes, Nós BENFICA, somos ENORMES. SOMOS OS MAIORES E OS MELHORES. E somos SADIOS e LIMPOS.
De resto é natural que os PIGMEUS listados evoquem sempre o Nosso BENFICA. Afinal o Benfica é a verdadeira REFERÊNCIA NACIONAL. Quanto a títulos, o que os CORRUPTOS têm a mais do que Nós BENFICA são as simples super-taças josé pratas, ganhas a clubezinhos de 2ª linha na sua maioria. os TÍTULOS MAIS IMPRTANTES e VERDADEIRAMENTE TÍTULOS, que são o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal é o BENFICA que os tem e ainda por uma boa diferença.
É isso que é preciso responder ao CORRUPTO bimbo porco da bosta, mas INFELIZMENTE de há erca de 30 anos a esta parte, no MEU BENFICA só apareceram ANJINHOS e ANJOLAS COVARDES E MEDROSOS.

Por isso eels, os CORRUPTOS berram e berram e tornam a BERRAR, porque sabem de certeza que da parte do seu destinatário, ou seja, do BENFICA, é só homenzinhos pequeninos, medrosinhos, covardinhos, que o que querem é que "não chova para o lado deles", e que fazem de certeza dar voltas e mais voltas nos túmulos a GRANDES PRESIDENTES DO PASSADO como foram por exemplo JOAQUIM FERREIRA BOGALHO ou DUARTE BORGES COUTINHO.

O Benfica tem direcção e presidente fracos, FRAQUÉRRIMOS, QUE NÃO SÃO SEQUER CAPAZES DE FAZER PASSAR A SUA MENSAGEM, a fim de DEFENDER O CLUBE.
Estamos por isso a perder de ano para ano TÍTULOS E MAIS TÍTULOS, e por ARRASTAMENTO ADEPTOS e GRANDEZA.

O mAIOR CULPADO É PARA MIM, ESSE habilidoso QUE FAZ DE PRESIDENTE do BENFICA, um tal de vieirita dos pneus, que está pôdre de rico e o NOSSO BENFICA com um ENORME PASSIVO na ordem dos 500 milhões de EUROS.

Quando esse "rei-sol" se fôr embora quero ver como vai ficar a " CRIANÇA" e o que vai ser dela.

BENFICA.SEMPRE O MAIOR E O MELHOR.

BENFICAAAAAA MAIOR QUE O DESPORTO.

P.S. O grande problema do BENFICA são os PRÓPRIOS BENFIQUISTAS, a começar pelos seus líderes, que são INCAPAZES de DEFENDER O CLUBE CONTRA TUDO E CONTRA TODOS como O Benfica tanto precisa e sobretudo TANTO E TANTO M E R E C E.

BENFICA.SEMPREEEEEEEEE.

Publique se faz favor.

E PLURIBUS UNUM disse...

"Vai ao Estádio, larga a internet"
Concordo, mas só de 15 em 15 dias na Catedral, a começar a 24 ou 25 Agosto.
Vamos lá falar em clubes com fair play:

Fair play é não permitir que os jogadores de uma agremiação deêm as mãos às criancinhas antes de um encontro com o SLB.
Fair play é ser condenado por corrupção desportiva, subtrair pontos ao clube da fruta, mas ter uma justiça que não tem competência para condenar corruptos.
Fair play é subornar jogadores, dirigentes e árbitros, com viagens, dinheiro, fruta e chocolatinhos.
Fair play é receber árbitros em casa, na véspera desse árbitro apitar um jogo dessa agremiação.
Fair play é contratar jogadores de qualidade duvidosa, porque o irmão é chefe de posto da policia.
Fair play é desviar jogadores para essa agremiação, em conivência com empresários mafiosos.
Fair play é aterrorizar quem tem a coragem de denunciar práticas mafiosas, ameaçar tiros nos joelhos.
Fair play é agredir dentro do próprio recinto de jogos - com bolas de golfe - jogadores do SLB.
Fair play é ter um braço armado de energumenos e vandalos a começar no guarda abel e acabar no macaco.
Fair play é ter no bolso juizes, politicos e toda a espécie de gentalha sem ética.
Fair play é não permitir que uma equipa de futebol se equipe no lugar apropriado, ou seja nos balneários.
Fair play é dizer a umj treinador do SLB " simpatizo consigo, mas guerra é guerra", eu pergunto, que guerra?
Fair play é dizer que quero ver lisboa a arder.
Fair play é querer dividir o norte do sul, num pais uno há quase um milénio. País esse, que por sinal de norte a sul do país e no estrangeiro tem o SLB como clube mais amado.
Fair play é não ter vergonha depois das escutas do apito dourado, continuar despeduradamente a emitir verborreia em tudo o que diz.
Fair play é tentar denegrri o maior clube do mundo, quando não se tem moral, sequer, para emitir um som por mais nasalado que seja.
Fair play é ter o cérebro consumido
por flatulencia e ódio ignóbil.
etc....

Klaudio disse...

Vencer!
Esse é na verdade o grande problema. Esse gene foi arrancado ao ADN dos benfiquistas, que agora se contentam com o segundo lugar apenas porque estivemos quase a ser primeiros!

VC disse...

Oi Batigol,
Apesar de não apreciar muito a sua prosa, mas tal não é o mais importante, porque o importante são as ideias, tenho umas coisas a dizer-lhe:

As suas ideias fazem doer por serem verdade:

Estou totalmente acordo com a tese da fraquíssima qualidade dos dirigentes do Benfica que na maior parte das suas decisões especialmente desportivas parecem acarretar prejuízos para o Benfica.

E estou totalmente de acordo com o meu amigo (deixe-me tratá-lo assim) com o facto de não existir (existe mas ainda é mais incompetente do que os seus dirigentes) no Benfica um departamento de comunicação competente, agressivo (rude quando as circunstâncias o exigem), divertido e irónico.

José Moreira disse...

oh pedro miguel, consegues ser o gajo mais obtuso que ja vi na vida.

ZEDASCOUVES disse...

O que é um obtuso?

José Moreira disse...

informa-te pedro miguel

ZEDASCOUVES disse...

Informa-te pedro miguel?

Ès mais cromo do que eu imaginava!!

José Moreira disse...

deixa pedro miguel... não queiras ser o unico à face da terra

ZEDASCOUVES disse...

Pois não,tu já ès desde que nasceste!!

Anónimo disse...

Tantos benfiquistas a falarem do Porto com a desculpa de que eles é que falam de nós... Concentremo-nos na nossa equipa!!!