segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Caso Cardozo - mais um acto de gestão incompetente

O ruído em torno deste caso é imenso, não facilitando a clara interpretação dos vários episódios nesta que já é uma novela para ser falada e discutida por largos anos. Comecemos por onde deve ser começada sempre qualquer ideia: pelo princípio. E o princípio é clarinho e inequívoco: Cardozo infringiu. Infringiu as leis sociais básicas de um relacionamento entre treinador e jogador, infringiu na relação com um colega de plantel, sobretudo infringiu na ligação que tinha (e ainda tem) ao Benfica e aos seus adeptos. Por mais razão que tivesse para empurrar Jorge Jesus - e não são raros os casos de jogadores e ex-jogadores em conflito com o actual treinador do clube -, a partir do momento em que optou pelo confronto directo - exposto aos olhares de milhões de pessoas -, Cardozo perdeu toda a legitimidade para se vitimizar; melhor: perdeu toda a legitimidade que tivesse, restando-lhe esperar pela resolução do caso por parte da equipa técnica e da Direcção.


E é aqui que chegamos ao ponto crucial de toda esta novela: a incompetência já mundialmente conhecida de Vieira e seus acólitos mais uma vez fez das suas. Primeiro ponto: houve hipóteses, colocou-se em equação, alguém pensou em poder resolver a bem com Cardozo e permitir que ele fizesse parte do plantel para a próxima época - sim ou não? 


Se sim, o processo foi mal gerido desde o início. Não se consegue uma aproximação do jogador aos adeptos e ao treinador sem uma tomada de posição pública e inequívoca. Se Cardozo teve alguma vez alguma possibilidade de ficar no Benfica, o caso ter-se-ia resolvido de forma simples: multa pesada, conferência de imprensa, junto ao técnico, a pedir desculpas a Jesus, aos restantes colegas e aos adeptos do clube. Feito isto, tratava-se de sarar feridas internamente, consoante a capacidade - que sabemos ser pouca - de encaixe do treinador do Benfica.

Se não, o processo foi mal gerido desde o início. Se a partir daquela tarde, o destino do Tacuara estava traçado, havia que resolver a quezília de forma a que o negócio fosse o mais rentável possível. Parece simples mas para esta gente não é: um possível interessado terá na mão armas de negociação bastante mais fortes se ele souber que o jogador que quer comprar está em litígio com o clube e com o técnico. Ter passado dois meses sem uma - UMA! - única intervenção por parte do Presidente, sem que o jogador tivesse aparecido a revelar alguma (mesmo que apenas fictícia) aproximação, ter impossibilitado o jogador de entrar no Estádio da Luz (das medidas mais ridículas da História; mais uma), desaguou em quê? Os clubes interessados têm a mão e sabem disso - como Vieira também o sabe. O que podia ter sido um bom e rápido negócio - evitando-se assim esta penosa novela com contornos surreais e vergonhosos - acabou por se arrastar para esta vergonhosa tragédia paraguaia em que temos um jogador - ser o melhor goleador estrangeiro da História é um pormenor; não devemos escolher jogadores pelos golos quando a discussão é moral - e um clube virados do avesso. Assim, Cardozo ou sairá por um preço substancialmente menor do que aquele que poderia ser pago se a Direcção tivesse sido competente no tratamento do caso ou ficará no Benfica encostado por um treinador que - por mais jogadores que já tenha empurrado no final dos jogos; por mais adjuntos que já tenha empurrado no final dos jogos; por mais risadas que tenha dado quando o seu capitão atirou com um árbitro para o chão - não lhe perdoará a afronta pública. 

Há uma terceira opção: mentir. Fingir que o vendemos por um preço, tendo vendido por outro. Quem mente descaradamente aos sócios, aos adeptos em geral - na televisão e por comunicados - e à CMVM, é capaz de ter muito mais para ser descoberto nos próximos tempos - uma auditoriazinha não era nada mal pensado, benfiquistas. Anuncia-se um excelente negócio para as Rússias - digamos: 20 milhões de euros -, o Presidente sai como grande negociador, a malta aplaude o excelente poder negocial do grande líder, o Cardozo sai, vão-se os golos, fica o plantel a precisar de um ponta-de-lança (a menos que queiram fazer a época toda com Lima e Rodrigo, o que seria mais uma tragédia daquelas) mas o Domingos Soares Oliveira a esfregar as mãos de contente - dinheiro fictício ou real tanto faz; importa é passar a imagem de que a estrutura está pujante e cheia de vitalidade financeira - e o Rui Gomes da Silva vai mentir e enganar os benfiquistas para o Dia Seguinte, tecendo eternas loas ao grande Presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Foi tudo muito mau, para sermos sinceros. Tudo muito amador, muito pouco digno, bastante rasteiro, quase só indigno, totalmente rasteirinho. Um clube gerido por gente sem valores dá nisto: incoerência nas acções; incompetência; má-formação de quem decide. E de quem comenta. Dizer-se que o caso Cardozo nada tem de anormal, enunciando apenas o que fez de mal o paraguaio e não reflectindo sobre o que fez de mal a estrutura para minorar o caso é ser-se, mais do que submisso a uma liderança fraca, enviesado de pensamento e opinião. O Benfica merece melhores dirigentes, mas também merece melhores adeptos.

23 comentários:

Minha Chama disse...

Pois é Ricardo aqui está tudo coerente.

Felizmente que os jornais avençados já não vendem tanto quanto antes... Caso vendessem, tinham a conta bancária mais bem recheada.

Quando é que voltas para o VB?

Pimento disse...

Ricardo ás vezes escreves lixo outras ouro... está crónica esta bem conseguida... mas falta aqui a parte do jogador, é conhecido que desde o mundial este jogador estava a forçar uma saída, mas como a este deveríamos castigar todos, mas como a este a direcção este mal. Onde anda o director do futebol? o vieira ainda esta no Brasil com salvador?..
Para mim o Cardozo não tem espaço pois o Benfica foi claro quando renovou com o JJ logo deveriam ter despachado este jogador. Que ganha com isso são os rivais pois o JJ esta queimadinho, e tou a ver 8M a serem prontos para pagar...

subasic disse...

Haja alguém que esteja de acordo comigo... esta direcção é uma cambada de otários sem competência para gerir um clube de futebol... os tansos que pululam no Benfica fazem fraca a forte gente... nos porcos estas novelas ja estavam mais que resolvidas e o substituto ja estava a treinar e a jogar... contratam uma merda dum defesa esquerdo (ou lá o que aquilo é) que nem no são paulo calçava e agora perspectiva-se como o titular do lado esquerdo da defesa... um guarda redes anda desaparecido... os sócios e simpatizantes não sabem nada... e acho que nem a direcção está muito interessada em esclarecer-nos sobre o caso... a benfica sad tem um objectivo de fazer 75/80 milhões de euros até dia 31 de agosto... ao que tudo indica, garay, cardozo, salvio e matic vão embora... logo mais uma época penosa para quem REALMENTE AMA o Benfica... Hoje o Benfica tornou-se o ganha pão de comissionistas e parasitas que andam à sua volta, com vista a sorver os fundos que os benfiquistas colocam no clube com amor, dedicação e paixão... o que interessa no Benfica actual é fazer vendas vistosas, não é ganhar títulos!

Jorge Judas disse...

É só isso, a maior prova de amadorismo é mesmo passado todo este tempo ainda se estar a discutir isto.
Risível mesmo é ver os grandes defensores dos valores e da moral continuarem a bater no Cardozo e a fazerem de conta que o caso Roberto/Pizzi é perfeitamene normal.

Hoje ficamos tb a saber qual vai ser a justificação de mais insucessos para esta época; os compromissos financeiros, por outras palavras por o SLB estar refém dos bancos devido a esta gestão maravilhosa temos que vender os melhores jogadores, assim sendo JJ já tem as deculpas que precisa para continuar, justificando mais um fracasso assim como o presidente para justificar o falhanço do seu suposto mandato desportivo!

Lindo, toca a aplaudir estas bestas que elas merecem!

carlos disse...

Tou farto de gestões incompetentes. Farto do Vieira e ainda mais farto do Jesus!
http://panorama-c.blogspot.pt/2013/08/a-confusao-do-costume-no-sl-benfica.html

Abrantino disse...

Sabes qual é o teu problema,é que o Bieira esta a cagar muito para ti.

Se o Vieira fosse um bandido como tu apregoas,já estavas à muito no fundo do tejo com uma pedra de 500 Klg agarrada ao pescoço.

O baile que o Vieira te anda a dar é simples:significas zero para ele tu e a tua pandilha,tu querias te movesse ukj processo para te fazeres de vitima.

Vai-te currar de cirrose crónica e do snif,o que tu não perdoas ao Vieira foi ele ter acabado com a tua fonte de rendimentos naclaque(poeira)

Não passas de um psicopata compulsivo,AVENTESMA

Anónimo disse...

o comentário acima! ahaha
tem razão em dizer que os blogs não fazem comichão à direcção. tanta campanha contra e 83%!!!
nem eles, nem à maioria dos adeptos que têm vontade própria!!!

(mais um comentário por publicar)

Anónimo disse...

Bora para o penta que o tetra já tá!!!

Anónimo disse...

Enorme chapelada Ricardo! Se fosses uma gaja dava-te um beijo, assim, epá, fica lá com a chapelada que és muita feio!

O Benfica que eu conheci era feito de gente assim, mas o Benfica que eu conheço é feito de coisas "abrantinos"; O Benfica que eu vivi era feito de gente séria, agora é feito de corruptos; O Benfica que eu conheci era feito de vencedores, agora é feito de negociantes; O Benfica foi o Glorioso, agora é o clube do quase...

E agora pergunto-me, o que caralho é ser benfiquista hoje em dia? Eu já não sei... É triste, mas é assim que as ditaduras combatem quem as pode fazer falir. Mentindo, ocultando, alterando a verdade, encontrando culpados externos, aldrabando a história.

Saudações

Gonçalo

Anónimo disse...

Oh Abrantino és tão atrasado mental que nem mereces resposta. Agora vai la fazer broches ao Vieira como tu gostas otário.

VC disse...

Lamento mas não concordo nada a análise. Na minha opinião, independentemente, da continuidade ou não do treinador, Cardozo não pode de maneira alguma continuar no Benfica. O treinador também não deveria continuar, mas isso é a minha opinião. Atos como o do Cardozo não são toleráveis em nenhuma organização quanto mais numa equipa de futebol.
Concordo como é evidente que o assunto foi tratado de uma forma amadora que revela uma incompetência atroz. Na minha opinião como se deduz do referido só há um fim mas pode haver mais do que caminho. 1. Mais correto: processo disciplinar, multa pesadíssima e tratar de o vender até Julho. Se não se conseguisse vender poderia, para não desvalorizar, treinar separadamente; 2. Caminho show off: jogador pede desculpa a todos, em público, incluindo ao JJ, processo disciplinar, multa pesadíssima e tratar de o vender até Julho. Se não se conseguisse vender poderia, para não desvalorizar, treinar separadamente.

Já agora na minha opinião não acho nada correto que o Cardozo fosse à Luz. Se com ele ausente já foi o que foi. Imagine-se com ele lá.

1 Abraço
VC

MS disse...

No Benfica so ha um insubstituivel e que mantem as pecas do puzzle todas juntas. Esse alguem e o Presidente.

http://presidentevieiraslb.blogspot.co.uk/

Ricardo disse...

VC, o texto não diz que eu acho que ele deve ficar - embora aceite essa possibilidade e ache que, bem feito, podiam ter optado por ela. Diz que há incompetência na forma como o processo não foi tratado - a morosidade, o silêncio da estrutura contribuíram para este ambiente absurdo que estamos a viver e que em nada ajuda a equipa a entrar na época de uma forma saudável e segura. Ou seja: quem está no Benfica para governar e facilitar o trabalho à equipa ainda a prejudica mais. É só isto. Quanto ao afastamento e punição ao jogador, é lógico que faz todo o sentido, isso nem sequer está em causa. Abraço.

Grande MS, já tínhamos saudades tuas. Defende o Vieira da melhor forma que puderes. Apoia, companheiro. Apoia muito na internet.

Mister D disse...

MS,
No Benfica não há insubstituíveis. O único insubstituível no Benfica é o próprio Benfica!

Ricardo disse...

Gonçalo, estamos juntos, companheiro. Um abraço.

João Tomaz disse...

Concordo com a análise sobre a fase inicial do processo. Quanto aos passos que se seguiram, vejo a situação de outra forma.
Para já, como bem diz alguém num comentário anterior, nunca se soube bem a posição do Cardozo no meio disto tudo. Por outro lado, para mim é claro que o LFV nunca o quis vender, o que não invalida que o processo tenha sido mal conduzido. Além disso, e para piorar, caso seja acertada a minha interpretação, o presidente não foi, até ver, capaz de impor o jogador ao treinador. E aqui poderá haver dois pontos de vista: Muito bem, o treinador é soberano no que ao balneário diz respeito; Ou o JJ tem demasiado poder.
Verdadeiramente pernicioso é, aparentemente, já termos uma desculpa - e serve a qualquer dos intervenientes - para o insucesso que eventualmente se venha a verificar e ainda nem vendemos alguém... Se sair será porque saiu, se ficar será porque ficou...
Quanto à eventual venda... Já há uma série de anos que ninguém vem cá buscar o Cardozo pelo dinheiro que poderíamos querer por ele. Apareceram os turcos agora com um valor pouco aliciante, além de não apresentarem garantias bancárias... Percebo que sem vontade de vender, uma verba satisfatória e garantias de pagamento, não se tenha vendido ainda. Mas, pelo menos, escondiam-no no Seixal, a dar voltas ao campo...

Ricardo disse...

João Tomaz, dizes que não concordas quanto aos "passos seguintes", dás muitas voltas e acabar a concordar com o essencial do que escrevo no texto: a forma como (não) lidaram com o assunto não só prejudicou a eventual venda por valores aceitáveis como prejudicou - e de que maneira! - o ambiente em torno da equipa. Não há qualquer justificação, nem para a acção de Cardozo nem para a incompetente actuação da Direcção. Nada a que não estejamos já sobejamente habituados.


José Veiga - homem competente a lidar com balneários ou já nem isso é? - defendeu o seguinte:

«Reconheço que o jogador teve um ato irrefletido na final da Taça, mas devia ter sido resolvido logo de seguida. O Benfica tem de respeitar o passado dos seus atletas. O Cardozo deu muito ao Benfica e, portanto, deve sair com dignidade, se tiver que sair», afirmou José Veiga, em declarações à Renascença.

O antigo dirigente do Benfica considera que este assunto poderia e deveria ter sido resolvido rapidamente: «Havia várias formas. Uma delas era, logo a seguir à final da Taça, promover uma conferência de imprensa na qual o jogador pediria desculpa. Claro que seria multado num processo interno e depois entravam as férias. Se tivesse que ser vendido, devia tê-lo sido de imediato».

José Veiga considera que esta situação não é positiva para o balneário: «Estamos próximos do início do campeonato e, neste momento, o importante seria a tranquilidade no grupo de trabalho. Não dignifica em nada o clube e os seus dirigentes. Isto afecta mais o treinador ou o presidente? Penso que mais o treinador, pois é o elo mais fraco e quando as coisas correrem mal será o treinador a sair e não a direção».

O empresário considera que o principal culpado desta situação ter atingido estas proporções é da direção: «Não é o treinador o culpado neste caso, porque quem está a resolver o assunto é a direção e não o técnico. O treinador só tem que se preocupar em treinar e em treinar da melhor forma. A direcção é que já devia ter resolvido o assunto há muito tempo e, infelizmente, ainda não o fez».

Como é evidente para quem perceba um bocadinho de futebol, relações humanas e de Benfica. Como é evidente para alguém que tenha dois olhos na cara. Vieira só tem um. Ou meio.

E isto é para ser amigo e achar que a incompetência generalizada é toda involuntária.

SLBenfica disse...

- O Cardozo quer sair, não porque o Benfica o tenha tratado mal, mas sim porque quer ganhar muito mais dinheiro.
- O Carodozo fez o que fez no final da taça e nem um pedido de desculpas teve, nem para com os adeptos, nem para com os Colegas e Treinador.
- Uma claque grita pelo cardoso, metade do estádio assobia contra e nos jornais vem que o terceiro anel pede o cardozo.

São ridiculas as noticias sucessivas e contraditórias dos jornais acerca deste assunto, no entanto tb não o é menos quem procura as noticias que mais lhes interessa para puxar a brasa á sua sardinha.

Independentemente disto, concordo que a direção está a tratar deste assunto muito, mas mesmo muito mal. Mas isso não faz com que o cardozo passe a ter agido bem.

pininfarina disse...

Não concordo. Dizem que Cardozo não tem condições para continuar. Tudo bem, não é a minha opinião mas a partir desse ponto a direcção até esteve bem neste caso.
Tornar publica e oficializar a incompatibilidade seria desvalorizar imensamente aquele que ainda é um bom activo. Ao fazê-lo, estarias nesta altura a tentar vendê-lo por 4 ou 5 milhões, em vez de estares a tentar puxar pelos 15 milhões.

Anónimo disse...

O problema é que a história Cardozo somada à indefinição sempre presente do plantel, mais o constante entra e sai de jogadores, dá cabo de qualquer espírito de equipa.

E para os do apoio incondicional, vá lá, pensem só um pouquinho, imaginem que estão a trabalhar numa empresa que precisa de 40 e tal colaboradores, tem 100 e tal por aí espalhados, está sempre a contratar e mete na prateleira tempos infindos um dos trabalhadores que agiu mal, sem que a situação se resolva.

Agora, acreditam mesmo que se vão sentir por lá bem? Acreditam mesmo que é assim que se gere equipas? Acreditam mesmo que isto é o exemplo do que fazer para criar uma equipa de remadores todos a levar o barco para o mesmo lado?


Foi nisto que se transformou o Benfica neste ano e, não me canso de repetir isto, vá lá, olhem lá para cima e observem a equipa que ali está a nascer. Mais, pensem nisto, o ano passado aquela equipa era uma merda comparada à nossa e foi o que foi, e agora, como vai ser?

Foda-se, já chega de tanta estupidez, já chega de tanto seguidismo barato e acrítico...

Pobre Benfica, o que fizeram de ti, depois de teres sido o que foste. Eras o clube dos trolhas, dos gajos das tascas, dos taxistas, dos tipos simples, do povo, e agora? Bem, agora és o clube dos deputados, dos patos bravos, dos filhos da puta todos que se servem de ti...

Pó caralho apoiadores incondicionais de quem lá está, e não do clube!

Saudações

Gonçalo

João Tomaz disse...

Não concordo com os "passos seguintes" que achas que ocorreram neste processo. Mas penso que fui claro na minha opinião, que é bastante penalizadora para a direcção.

Miguel A. disse...

"(...)a morosidade, o silêncio da estrutura contribuíram para este ambiente absurdo que estamos a viver e que em nada ajuda a equipa a entrar na época de uma forma saudável e segura."

"(...)a forma como (não) lidaram com o assunto não só prejudicou a eventual venda por valores aceitáveis como prejudicou - e de que maneira! - o ambiente em torno da equipa. Não há qualquer justificação, nem para a acção de Cardozo nem para a incompetente actuação da Direcção."

É isto, sem tirar nem pôr. E o ambiente no seio da equipa e em torno da equipa não é nada bom, o que inquieta todos os benfiquistas. Sábado passado foi só um exemplo, espero bem que me engane.

moskow disse...

Mas já alguem considerou que se calhar até foi o Cardozo/empresário que provocou isto tudo apenas para ir ganhar mais para outro sitio qualquer ?