quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O fim da linha para Cardozo



Ponto prévio – Nada do que vou escrever tem em conta as capacidades técnicas e tácticas de Cardozo, muito menos a sua eventual importância para a equipa principal de futebol profissional. Tão pouco tem em conta a minha opinião sobre a continuidade ou não de Jorge Jesus à frente do comando técnico do Benfica.


Parece ser cada vez mais certa a saída de Cardozo do Benfica, uns criticam, dizendo que quem deveria sair deveria ser Jorge Jesus, outros dizendo que ambos deveriam sair e outros argumentando que tudo se resolveria com uma conversa entre ambos em nome do superior interesse do Benfica. Seja como for, a maioria dos adeptos vê a saída do avançado Paraguaio com mágoa e bastante apreensão.

Com o sucedido na última edição da final da Taça de Portugal, Cardozo marcou ali, irrevogavelmente (no sentido literal, não no sentido de Paulo Portas), o seu futuro no Benfica, ou seja, na minha opinião, depois do que aconteceu só haveriam duas decisões a tomar por parte da direcção do Benfica:

1 – Saída de Cardozo e de Jorge Jesus: Depois de um acto tão grave, cabe à estrutura directiva analisar as razões que estiveram na base da decisão, isto é, perceber se o treinador havia “perdido” o balneário ou se este permanecia com Jorge Jesus, fazendo daquela atitude, um acto isolado de alguém que havia perdido a noção das “hierarquias” internas do clube. Caso se percebesse que o balneário se havia desligado do treinador, só poderia ser tomada a decisão de saída do mesmo, mais que pela questão dos resultados, pois, por muito bom que seja um treinador, se não tiver os jogadores do seu lado, se eles não acreditarem no seu líder, jamais acreditarão que seguindo as suas instruções caminharão no sentido certo, logo, jamais se conquistará algo. 

Por outro lado, com aquela atitude publica e tão vincada, o Paraguaio colocou em causa a liderança do treinador e a capacidade da estrutura do clube, pois os empurrões e apontar de dedo, feitos pelo avançado, fragilizaram, e muito, a liderança do treinador, não só perante os adeptos, como, e essencialmente, perante os demais companheiros de equipa. Jamais um jogador se pode permitir ter a atitude que Cardozo teve perante um estádio nacional completamente cheio e perante as camaras de televisão. Aquela atitude não foi tomada a quente, não foi de um jogador que acaba de sair e se encontra frustrado por não poder contribuir, em campo, para a vitória da equipa. Não, aquela atitude foi amadurecida durante todos os minutos que Cardozo esteve sentado no banco depois da substituição.

2 – Saída de Cardozo e permanência de Jorge Jesus: Acreditando que a estrutura directiva fez a análise ao balneário que referi anteriormente, acredito que se achou, ou melhor, se teve a certeza que, apesar dos desaires sucessivos no final de época, os restantes jogadores permaneciam com o treinador e que nele depositam toda a confiança para o futuro.

Sendo assim, a saída de Cardozo torna-se ainda mais inevitável que no primeiro cenário, pois há que passar a imagem e a certeza para os restantes de que jamais será tolerada qualquer atitude semelhante seja a que jogador for, pois o grupo é muito mais que a soma das partes e está muito acima de qualquer um, demonstrando-se ainda que, haja o que houver, quem manda, quem decide é o líder Jorge Jesus e que acima dele, só a direcção.

Como se pode ver, eu não coloco em análise um terceiro cenário que passaria pela saída de Jorge Jesus e a manutenção de Cardozo na equipa. E não o faço pelo simples motivo de que, a acontecer esta hipótese, se passaria a mensagem que, no Benfica, um jogador pode despedir um treinador após uma qualquer derrota, se passaria a mensagem de que no Benfica não há disciplina e solidariedade de grupo. Se isto acontecesse, qualquer treinador que viesse para o lugar de Jorge Jesus, teria, desde logo, a sua imagem de liderança fragilizada.

Pode ainda argumentar-se que a melhor solução passaria pela permanência de ambos, desde que fossem capazes de colocarem de lado a suas diferenças e conseguissem perceber que com ambos o grupo seria mais forte. No entanto, seria inevitável que, a cada decisão contra os interesses de Cardozo, os adeptos e, sobretudo, o jogador colocassem a hipótese de essa mesma decisão ter sido tomada por ressabiamento do que se havia passado, criando um ambiente propício para que uma situação semelhante se repetisse.

Ainda assim, considero que todo o processo poderia ter sido conduzido de outra forma, isto é, o clube poderia ter tentado passar a imagem de que as coisas entre jogador e treinador estariam resolvidas e que o clube contaria com o atleta para a nova época, uma vez que, sem que isso tivesse acontecido, os possíveis interessados no Paraguaio jogam sempre com o evidente interesse do Benfica em vender Cardozo.

Em suma, os eventuais custos desportivos pela saída de Cardozo, jamais se podem sobrepor aos interesses do grupo, aos interesses do clube. Se não temos outro avançado com as características de Cardozo? Pois então que se alterem dinâmicas de jogo, que se alterem sistemas, mas o que não se pode alterar é a liderança do clube! Se não temos capacidade para trazer alguém que substitua o Cardozo? Pois que não se empreste o Nelson Oliveira, que se “promova” um jogador da equipa B nos momentos de maior “aperto” ou que se apele às invenções de Jorge Jesus, mas o que não se pode comprar, o que não se pode pedir emprestado, é a união em torno do objectivo comum que deve ser o Sport Lisboa e Benfica!

17 comentários:

Anónimo disse...

Deves gostar tanto do cardozo como eu gosto dos corruptos...

Foi uma má decisão da direcção que se vai repercutir no despedimento do JJ no começo do campeonato...podem anotar.

VC disse...

Sr. Moreira,
Se o SLB fosse um clube organizadinho esta situação nem sequer tinha acontecido porque o Cardozo deveria ter saído quando o SLB o podia ter vendido para, creio, a Rússia por 25M€.
Como não foi vendido a situação só podia ser esta: Cardozo não voltaria sequer a entrar nas instalações do SLB. Depois de analisar a situação quanto ao plantel na sua relação com o JJ, duas hipóteses se colocariam: a não renovação de JJ (que eu advogava) ou a sua manutenção caso se verificassem condições excepcionais da sua relação com o plantel. Como eu acho que não existiam condições excepcionais portanto a minha opinião, considerando que JJ é um treinador que não adianta rigorosamente nada ao nível desportivo, ambos deveriam sair urgentemente do SLBenfica, cada um pelas suas razões. (Até admito que SLBenfica fizesse uma carta de conforto para o JJ). Tudo o resto são delírios intelectuais.

José Moreira disse...

Anónimo das 12:38

Não tenho qualquer problema, até porque já o escrevi aqui, em dizer que não sou grande fã do Paraguaio.

No entanto, e como estabeleço previamente no post, nada do que escrevi foi condicionado pelo que acho ou deixo de achar das capacidades de Cardozo.

A opinião que dei, e aqui é mesmo apenas minha, foi baseada naquilo que penso ser a gestão e liderança de um grupo, nada mais.

Como digo no texto, sendo JJ o catalizador para o que aconteceu, agora cabe-lhe o papel de justificar, com resultados, que o ataque do Benfica não precisa de Cardozo

José Moreira disse...

VC

Sublinho o que digo no texto, tal como em relação ao Cardozo, o que escrevi não tem em conta o que acho da continuidade de JJ... Se quiser saber, e porque já o disse, não concordo com a sua continuidade. No texto analiso apenas as consequencias de um dos actos mais graves que vi acontecerem no futebol, nada mais.

Anónimo disse...

"No texto analiso as consequências de um dos actos mais graves que vi acontecer no futebol.

Fizeste lembrar-me G.Alves

É só presunção,tenho quase a certeza que nunca destes um pontapé na bola.

José Moreira disse...

Ok anonimo

já percebi

Águia Preocupada disse...

O futuro, infelizmente, parece estar à vista de todos!
Este incidente entre Cardozo e JJ mostrou a incapacidade que este tem para liderar e deu a conhecer publicamente que a relação entre JJ e os jogadores não é das mais aconselháveis para o êxito que se pretende.
A não resolução em tempo útil deste incidente, mostrou também, claramente, que a direcção não tem categoria nem liderança para solucionar questões melindrosas como esta. Efectivamente, esta questão deveria ter sido resolvida no dia seguinte ao acontecido e ambos deveriam ter ido para férias já conhecedores do seu futuro relativamente ao Benfica.
Porque ficou à vista que a atitude de Cardozo não foi gratuita e demonstrou que algo de muito grave vinha de trás e foi o acumular de muitas tensões, deveriam sair os dois: Cardozo e JJ.
O primeiro, sairá agora, desvalorizado e carregando vários episódios duma novela que bem poderia e deveria ser dispensada!
O segundo, oxalá me engane, não resistirá até ao natal!
E com tudo isto, quem sai prejudicado é apenas e só o Benfica!

DeVante disse...

Alguém que não é fã do Cardozo escreve sobre ele e diz que o facto de não ser fã não influenciou o que ele escreveu.

Isso é tipo o Jacinto Paixão afirmar que o facto de ter recebido fruta não influenciou a sua arbitragem no jogo do clube corrupto...

José Moreira disse...

DeValente

Pode acreditar que minto quando digo que não influenciou, mas se assim fosse, já que não gosto ainda mais de JJ, teria defendido o que Cardozo fez e a saída de JJ... Acredite, não há no plantel quem não goste mais do que de JJ... mas acredite no que quiser.

VC disse...

Oh José Moreira
Não dê trela. Ou gostam do que escreve ou não gostam. Não alimente comentários que me parecem ser só para chatear. Não se explique demasiado porque alguns nem parecem ser benfiquistas.
É um conselho de amigo.
VC

Anónimo disse...

Isto é a sério? Pq é n devemos ter em conta o q Cardozo demonstrou e deu ao Benfica durante 6 anos? Estamos a falar do Cardozo, não de um qualquer! Na minha opinião, a análise fica totalmente inquinada. E mais uma coisa: depois do final de época a que assistimos, ninguém imputaria a qq outro a saída de JJ do Benfica. Abraços,TC.

José Moreira disse...

VC

Eu sei, eu sei que não deveria responder tantas vezes, mas sou assim, gosto de não deixar ninguém sem resposta, quando a interpelação é educada, por consideração a quem perdeu tempo a ler o que escrevi e por gostar de debater ideias ;)

Mas compreendo o que me quer dizer.

JotaPê disse...

É grave aquilo que Cardozo fez na final da taça. Embora cheio de razão naquilo que motivou a sua fúria, Cardozo jamais poderia ter feito o que fez.

Infelizmente, o motivo da fúria de Cardozo adveio de mais um dos (muitos) momentos de incompetência do treinador ao longo da época.

Também infelizmente, não existe estrutura suficientemente competente para só permitir o primeiro erro. É que se houvesse, possivelmente o Benfica tinha ganho tudo.

Quanto à saída de Cardozo, é outra infelicidade. Podia ter-se recuperado o jogador, como outras estruturas competentes teriam feito. Mas não. Perde-se um "cepo" que vale 30 golos por ano. Um "cepo" como poucas equipas no mundo têm igual (pelo menos, no número de golos).

Enfim, o actual grau de exigência de boa parte dos benfiquistas prefere um "brinca-na-areia" brasileiro, que valha cinco ou seis golos por ano. Temos uma embirração contra os verdadeiros matadores. E passámos a preferir líderes do "quase" e da "recuperação da credibilidade". Isso das vitórias desportivas é lá para 2047, altura em que seremos muita fortes...

F.L. disse...

Concordo em absoluto com as considerações do post. Mas deixem que expresse um receio. E se Cardozo rescinde por justa causa? Pode alegar que o Benfica não permite que exerça o seu direito ao trabalho ao não o deixar treinar junto da equipe e ao não permitir que jogue, adiando indefinidamente a transferência. Acho que o Benfica, e em particular LFV, está a brincar com o fogo...

José Moreira disse...

F.L.

Quanto ao facto do Cardozo não ter andado a treinar, acho que é uma sutuação acordada entre o jogador e a direcção. Nunca foi impedido de treinar, apenas se acordou que não o faria até ter a situação resolvida. ainda assim, o benfica não tem que o deixar treinar com a equipa principal... basta deixa-lo treinar, ainda que sozinho... por isso, até à data, Cardozo não tem qualquer motivo para rescindir contrato com o Benfica

joão carlos disse...

A segunda hipótese até poderia ser considerada mesmo atendendo ao valor do jogador não fosse o caso de rubem amorim que fez pior e esta agora integrado no grupo e a jogar, enzo perez fez praticamente o mesmo que cardozo, só não foi tão empolado, e continua como se nada fosse temos aqui dois casos que foram resolvidos de diferente modo.
Mas começam a ser casos demais com este treinador rubem, cardozo, nolito, Miguel rosa e Miguel Vítor jogadores com problemas com o treinador e ao que parece foram posto de parte por desentendimentos com o mesmo e ainda se fala que saviola, n. gomes e aimar também saíram em ruptura com o treinador.
Se cardozo sair a única coisa de positivo que poderá trazer é que vai ser a principal razão para a saída deste treinador.

Anónimo disse...

Quero ver Cardozo a marcar 30 Golos no Campeonato Turco (a não ser que tenha 15 penalties) , já aplaudi , já insultei Cardozo..mas não tenham memória curta..quantas expulsões em momentos importantes já não teve o Cardozo?? (contra os da Fruta num jogo do titulo, Sporting.etc) , É Bom Avançado , mas se fosse muito Bom já não morava por cá!! Nem no Paraguai o querem... Benfica deu muito mais a Cardozo do que o contrário!
É a minha opinião!!
Se o Mantorras durasse 6 Anos no Benfica, com Di marias, Coentrão, Salvio, Reyes, Aimar, Saviolas... Quantos Golos não teria???
É meter num embrulho e receber o possivel!!
O Maior exemplo da falta de profissionalismo no Cardozo é o facto de nos ultimos 3 Anos ter marcado para ai no máximo 2 Golos de Livre (podem procurar) , 75% nem à baliza vão..isso só demontra que não trabalha!!!
Saudações Desportivas