segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Os lenços brancos...


Quando, no passado dia 16 de Julho, escrevi sobre o nervosismo dos adeptos, pouco habitual nas sucessivas pré-temporadas do Benfica, alguns foram os que, por não perceberem o alcance e objectivo das minhas palavras ou por terem um pensamento, dito mais racional, discordaram da minha opinião.


Pois bem, se provas faltavam, a mais recente edição da Eusébio Cup, só veio comprovar o que há muito se percebia, ou seja, o habitual entusiasmo dos adeptos benfiquistas na pré-temporada, deu lugar a um nervosismo, a uma intolerância tal, que ainda no jogo de homenagem a um dos maiores símbolos do clube e de apresentação da equipa aos sócios, se viram nas bancadas lenços brancos para o treinador.

Obviamente, para além de ser uma situação “sui generis”, trata-se de algo, pelo menos que me lembre, nunca visto nos tempos mais recentes de qualquer clube na Europa.


Esta situação acontece porque a equipa não joga bem? Porque a equipa não ganha, nem em jogos/troféus particulares? Porque o nível de saturação para com um treinador egocêntrico e chauvinista está para lá dos limites? Porque, aparentemente, Jorge Jesus será o responsável pelo afastamento de Cardozo do clube? Porque, em teoria, o plantel está mal pensado e construído?


Parece-me que todas estas razões podem ser credíveis na busca da explicação para este fenómeno, sendo que, quanto a mim, não há uma razão completamente estanque e que todas elas, em conjunto, servem para obtermos a resposta mais completa e certa para o sucedido.


Certo, certo, é que o treinador e a estrutura directiva, partirão para a nova época no fio da navalha. Ambos, por consequência de actos próprios mas, no caso do técnico, também por dois erros de avaliação por parte da direcção:


                1 – Renovação do contrato. Era completamente previsível que, depois daquele final de época, o treinador partiria muito fragilizado para a nova época. Era óbvio que o técnico não teria uma segunda opção, ou ganharia ou ganharia. Nenhum outro caminho lhe ia ser tolerado.


                2 – Caso Cardozo. Decidindo-se, como aqui já concordei, pela saída do avançado Paraguaio, a situação teria que ser resolvida com a maior celeridade possível, fazendo-se os possíveis para que a mesma acontecesse ainda antes do arranque dos trabalhos de pré-temporada do restante plantel ou, no máximo, antes do início do mês de Agosto. Caso contrário, como se está a comprovar, a “mágoa” e compreensão com a saída de Cardozo por parte dos adeptos iriam diminuindo, fragilizando, ainda mais, a posição de Jorge Jesus.


Ao contrário de muitos, eu penso que Jorge Jesus chegará ao Natal e, digo até, chegará ao final da época. Digo-o porque, apesar de não o considerar capaz para o cargo nem ter uma estrutura que seja capaz por si, o que há é suficiente para sermos 2º e, conforme os últimos anos, lutarmos pelo campeonato até ao fim. Não, não acho que possamos vencer o campeonato com JJ novamente, a não ser que do outro lado haja algo que assim o facilite. No entanto, até porque LFV assumiu a renovação como uma aposta pessoal, acho que Jorge Jesus se manterá no cargo, pelo menos, até ao final da época. Ainda assim, para que isso aconteça, e ao contrário do que é habitual em Jorge Jesus, a equipa terá de arrancar o campeonato a todo o gás, coisa que, à distancia que nos encontramos, parece difícil que venha a acontecer.

3 comentários:

Anónimo disse...

patriarca disse:

Colocar-se dos DOIS lados é Impossível, neste caso mesmo que seja Virtualmente. Querer agradar a todos também é impossível, mas pelo menos fazer para "agradar" à maioria, nem isso foi concretizado. Portanto o Jorge Jesus há muito que está onde já devia ter saído, está a mais, é a causa do problema e não a solução para o Benfica.
Quando aquilo que não é, nós pensamos que é, para vermos o que seria se fosse.
Com o JJ não ganhamos NADA e os factos COMPROVAM-NO.

Rafael Ortega disse...

Esta época será sempre péssima.

Se perdermos, é mau.

Se por um golpe de sorte, ou distracção dos mafiosos, ganharmos, então teremos que aturar o incompetente mais um ano.

Anónimo disse...

Dou por mim a torcer contra o meu clube! Estou farto disto e vou deixar de ver a bola. Não gosto do presidente, detesto o treinador, os jogadores são fraquinhos e o rival está a anos luz de nós. Futebol para mim JAMAIS!