quinta-feira, 3 de maio de 2012

E se a blogosfera servisse para alguma coisa?

O nosso leitor “Benfiquista do Norte” é dos tesos, não se dá por vencido e por isso deixou na caixa de comentários o seguinte desafio:

“Caros,

com este descontentamento crescente nos blogues - e até um desanimo que faz alguns de vós quererem deixar a blogosfera - , peço aos sócios/bloguers de Lisboa, que se reunam, para pensar em ideias orientadoras de um programa eleitoral e de um nome (credível e conhecido dos sócios) que encabece uma lista vencedora.


Sugiro alguns nomes que deverão constar de uma convocatória mais alargada:


Ricardo do "Ontem"

JC
Bcoll
Diego Armés
GeracaoBenfica
POC do "Simão"
Éter
Constantino
JNF do "Eterno"
trainmaniac
moleculasdeamor
Vitto Vendetta
B. do "Gordo"
etc...

PS: Tenho dois grandes handycaps: não sou sócio e sou de Braga; mas garanto-vos que desde pequenino sofro pelo Benfica tal como vós!


Benfiquista do Norte
3 de Maio de 2012 16:27” 

É verdade que estamos tristes. É verdade que estamos desiludidos. Não é menos verdade que andamos cada vez mais descrentes num futuro risonho para o nosso Benfica. Podemos mudar alguma coisa? Não sei. A única certeza que tenho é a de que o Sport Lisboa e Benfica merece que tentemos com todas as nossas forças. Devemos-lhe isso e muito mais. Por isso, e se não for pedir muito, juntem-se a nós para debatermos o Benfica com a elevação que lhe é devida. Se preferirem ficar no sofá a coçar os colhões, também compreendemos. Será bem-vindo quem vier por bem. Será bonito. 

Inscrições, sugestões e outras considerações na caixa de comentários.

39 comentários:

Unknown disse...

Não tenho quaisquer ambições a cargos nem a projectos de poder, muito menos a elaborar programas eleitorais ou escolher candidatos.

Gosto de discutir o Benfica por 2 motivos:

1-Tudo o que é do Benfica me interessa
2-Da discussão de ideias aprende-se, ou quase semre, sempre alguma coisa.

Uma das pessoas que eu mais gosto de ler é o Luis Rosário do Céu Encarnado, pois é das pessoas que a nível de marketing desportivo mais parece perceber e que podera ser um grande contribuidor de ideias válidas.

Se as ideias terão alguma repercussão, não sei, duvido muito. Mas obviamente que não custará tentar fazer alguma coisa pelo que se organizarem um espaço de debate tendente a discutir o Benfica sem peias, podem contar comigo.

Vitto Vendetta disse...

Comigo também!

JC disse...

B Cool e restantes companheiros, impõe-se o seguinte esclarecimento:

Esta iniciativa inspirada no comentário do "Benfiquista do Norte" não tem qualquer agenda eleitoral. Trata-se apenas de um convite ao debate e à troca de ideias por parte de anónimos benfiquistas. Não há que inventar.

Unknown disse...

Conforme já escrevi noutros blogs, e alertaram-me que revisões estatutárias só poderão ser efectuadas com um mínimo de 2 anos de intervalo, para reforçar a democracia no Benfica é urgente aprovar as seguintes medidas:
- Um sócio, um voto
- Fim dos votos das casas e das filiais
- qualquer sócio com mais de 10 anos (e não 25) de sócio efectivo possa concorrer à presidência dos orgãos sociais
- qualquer sócio efectivo com mais de 5 anos possa votar
- as ag's sejam difundidas pelas casas do Benfica para que os sócios que moram longe possam participar nas ag's
- criar-se um espaço de debate/reflexão, nem que seja anual, onde os sócios possam falar/interpelar a direcção 3 a 5 minutos (até 1 limite de 500 ou 1.000inscrições)

Só depois de estirpado o golpe estatutário para restaurar a democracia no Benfica, dever-se-ia então convocar eleições.

A reflexão sobre a estratégia de desenvolvimento do Benfica, na minha opinião, passa pelo crescimento internacional da marca Benfica, algo ue só pode ser conseguido com a hegemonia no futebol nacional, pois esse deveria ser o grande desígnio do Benfica, liderar internamente para expandir internacionalmente, sem processos obscuros, sem trafulhices, nem apoios tácitos ou expressos, ou mesmo omissões aos agentes do desvirtuamento do futebol português.

O Benfica tem que ter uma cultura de vitória e de conquista e isso só poderá ser transmitido a quem chega se houver quem saiba o que é o Glorioso Benfica. Para atingir este objectivo têm que se integrar no plantel jogadores da formação, mas é reciso garantir que estes têm qualidade para tal e não que estão no plantel principal só por terem feito a formação no Benfica.
É altura de rentabilizar a sério o Seixal enquanto escola de formação de talentos.

MM disse...

Ricardo do "Ontem"
JC
Bcoll
Diego Armés
GeracaoBenfica
POC do "Simão"
Éter
Constantino
JNF do "Eterno"
trainmaniac
moleculasdeamor
Vitto Vendetta
B. do "Gordo"

O problema não seria desta lista nascer um nome conhecido pela generalidade dos sócios do Benfica com credibilidade que pudesse encabeçar uma lista disposta a renovar o clube. O problema seria o financiamento ... mesmo que todos se juntem não é líquido que um banco emprestasse o dinheiro. As campanhas custam dinheiro. Mas de resto sim, não falta nada ...

Rui Costa, seria para manter? Ou um de vós assumiria o pelouro do plantel?

José Rama disse...

É uma boa ideia começar por uma proposta de revisão dos estatutos de modo a anular o golpe estatutário e devolver/aprofundar a democracia para um Benfica dos sócios.

Martins disse...

A equipa do A Nossa Mística está totalmente disponível para discutir o Sport Lisboa e Benfica, sem qualquer agenda futura e apenas com o objectivo de se gerar discussao sobre o nosso futuro!

Alinhamos quando e onde quiserem!

Pedro Martins

JediVermelho disse...

Há muito que propus algo semelhante! A criação na blogosfera, num blogue novo e central, de uma espécie de Governo Sombra! Obviamente, sem perspectivas eleitoralistas, pois não me parece que tenhamos tempo e vida para tal, mas antes porque amamos o clube e sofremos com tanta inépcia e amadorismo!
A meu ver teria de ser uma colecta de ideias, concretas e firmes,com rumo, com vista à criação de um dossier a apresentar a uma candidatura que se apresentasse, ao mesmo tempo que servisse de esclarecimento aos demais sócios!
É claro que tudo isto morre à nascença, pois LFV e seus esbirros há muito que partiram a vontade dos benfiquistas! Inclusive, vejo já bloggers que até 4ª feira à noite andavam irritadíssimos com o rumo do clube, a gritar basta, para depois da vergonhosa operação de branqueamento feita ontem (ou acham que LFV, JJ e Carraça não estão coordenados), já dão o benefício da dúvida ao presidente! Pela 11ª vez! UMA VERGONHA!
Eu, por mim estou disponível, para ajudar em qualquer coisa, na área do futebol. Mas sinceramente, duvido! LFV quebrou a vontade,mesmo aqueles que o consideram mau, já se convenceram que não há melhor também!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Bcool e amigos... eh pá eu tenho familia e trabalho quotidiano... cenas de tachos no benfica pois... eu gosto é de ver a bola e quero participar com ideias... e SIM ESTOU SUPER DISPONÍVEL para me juntar a vocês numa tasca qualquer... as nossas ideias valerão sempre por si só... elas por si são valiosas... por isso quem quiser marcar uma reunião eu vou... se conseguirmos juntar umas dezenas de ideias mais ou menso consensuais e entregarmos no benfica e nas diferentes candidaturas já teremos ganho o nosso tempo... e se nos tornarmos amigos então vencemos tudo!
Abração marquem lá isso!!!

JC disse...

MM, lê bem o que escrevi e não inventes. Não pretendemos formar listas nem encontrar candidatos nem coisa nenhuma. Queremos promover um debate sério e construtivo entre benfiquistas anónimos. Só isso.
E se precisarmos de alguém para nos tirar uns cafezinhos durante o debate, prometo que não serás esquecido.

MM disse...

JC,
Com o maior gosto. Café e chá, porque podem nem todos querer café.

Anónimo disse...

Contem comigo, mas não para "governos sombra". Se as ideias que vou mandando para o blog tiverem algum interesse, terei todo o gosto em partilha-las aprofunda-las com quem queira usa-las.

protagonismos? não obrigado...
apoios ou oposições seja a quem for? não obrigado...

o SLBenfica é uma paixão e o blog um hobby. Só isso.

Luis Rosario disse...

A 1ª reunião nunca poderia ser de discussão.

Ter 20 pessoas numa sala ao mesmo tempo só podia ser útil se cada 1 tiver 5 minutos para expor as suas ideias e dar à audiência 5 minutos para identificação do que poderá ser interessante e sugerir um "fine-tuning" das ideias.

Isto implicaria uma sessão de 200 minutos sobre o Benfica, ficando os bloggers com a responsabilidade de editar as ideias finais validadas num modelo base, enviá-las para uma estrutura central de forma a gerar um documento único e standard da 1ª reunião, que será o ponto de partida para os próximos passos a definir.

Se tiverem interesse em fazer uma coisa mais estruturada desde o início, estou disponível e até disponibilizo o espaço para a reunião (em Lisboa)

SouBenfica disse...

Boa tarde, eu sou novo nesta vida de Blog mas estava a tentar lançar um projecto que se chama acordabenfica, mas se quisserem contar comigo para esse projecto gostava muito de entrar nisso ! Obrigado

JC disse...

GeraçãoBenfica, partilha e debate de ideias é o que se pretende. Aparece.

Luis Rosário, é esse o espírito. Para já, vamos ver quantos somos e depois a forma como nos organizamos para o que a reunião seja produtiva.
Agradeço desde já a tua disponibilidade.

SouBenfica, isto não é um projecto. É uma iniciativa aberta a todos os amantes do Sport Lisboa e Benfica. Teremos todo o gosto em contar contigo.

SouBenfica disse...

Obrigado , depois mandem um mail com noticias porque eu quero entrar nessa iniciativa , e ja agora podiam ajudar a lançar o meu Blog http://acordabenfica.blogspot.pt/
Abraço

Anónimo disse...

Pessoal o movimento POR TI BENFICA que está lançado no Facebook está também disponível para entrar nesse debate e troca de ideias.

Abraços

Ricardo disse...

A ideia é óptima e faz todo o sentido - não, como vejo muita percepção errada entre alguns escribas, para chegar a alguma candidatura ou ter algum tacho no Benfica mas pelo prazer de poder, entre todos, lançar novas e boas ideias para um Benfica melhor. Ideias a serem entregues se possível a todas as candidaturas, mas esse assunto deixo para ser discutido em lugar próprio.

O Rosário como sempre avançou mais em frente e já disponibilizou lugar e começou a alinhavar uma orientação mais profissional - acho que o caminho tem de ser esse.

Duas ideias-base: encontrar um lugar para a reunião (o Rosário já garantiu poder dá-lo) e reunir o número de pessoas que a partir desse momento discutirá o Benfica no referido sítio e representará todos os outros que queiram participar mas não tenham possibilidade de estar em Lisboa. A partir destes dois pontos, poderemos passar para o assunto que o Bcool levanta e que é fundamental: reestruturar os estatutos que estão podres e não servem os interesses do clube. Para além de todas as boas ideias que se espera de grandes benfiquistas que pela blogosfera vão contribuindo ao longo dos anos. Esta lista que o Benfiquista do Norte fez agrada-me - estão aí os melhores bloggers, na minha opinião. E juntaria outros.

Discutamos o Benfica com elevação.

Pedro disse...

Vamos a isso!!! ☺

João Duarte disse...

Não gosto nada de dar uma de Velho do REstelo, mas....vão discutir o Emerson?

As questões essenciais do futuro do nosso clube requerem a opinião de especialistas. Algum Revisor Oficial de Contas que vos faça o diagnostico das contas do Benfica? É que não chega um gajo com noções de Contabilidade.

Algum de vós tem (minimamente) o dominio das questões contratuais que enrodilham o Benfica?

Algum de vós percebe o que é como funciona o mercado do audiovisual? custos das plataformas e formas de distribuição?

Algum de vós sabe "à séria" de Marketing e Comunicação?

Meus caros, vocês sabem é do Benfica Clube. Sabem o que é a roulote, quem é o sócio do lado, e sabem como o cachecol pica no pescoço qdo tá calor. Sabem o que é a bancada.

Ok, sabem e são a alma do clube (ou podem ser), mas o Benfica é hoje um empresa extraordinariamente complexa.

Receio que o vosso dialogo termine num documento a criticar a titulariedade do Emerson e com alguns soundbytes à Vale tipo: um tostão é um tostão, espinha dorsal da selecção,um Benfica à Benfica...

Recomendo que arranjem uns especialistas que vos façam um diagnóstico das coisas, depois sim, discutam à vontade os caminhos.

Desculpem, não quero deitar abaixo. Mas penso que as coisas são bem mais complexas do que às vezes queremos que sejam.

Abraço e NÃO DESISTAM.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Concordo totalmente com o Ricardo -o fruto da nossa reflexão poderá ser entregue a todas as candidaturas - o Benfica é dos sócios e não das direcções e nós temos toda a legitimidade para pensarmos o Benfica e pedirmos que quem nos dirige leia respeitosamente os nossos contributos. O Benfica é dos sócios e não das direções ou dos técnicos... o Benfica é dos sócios!!!!!!!
As assembleias gerais são lugares quase inúteis onde a pluralidade se resume à direção e a "alguéns" notáveis ou similares... este seria o espaço daquele que ama apaixonadamente o clube!
Claro que as alterações estatutárias seriam o mote primeiro, mas não devemos esquecer que nós podemos pedir uma gestão de recursos onde a formação seja incluída de forma sistemática (devido ás questões associadas á identificação com o clube por parte dos atletas) e que o dinheiro que é de todos (não é dos directores "é dos sócios" e dos acionistas da SAD - também sabemos que as reuniões de accionistas são sempre reuniões de elites) seja usado de forma criteriosa sem que seja malbaratado... e a questão das arbitragens - é chegado o momento de todos nos unirmos em torno de ideias mais ou menos originais mas consequentes... enfim este espaço pode ser o espaço da Grande (r)Evolução de mentalidades que se pede no Benfica.
Só peço uma coisa Espirito Totalmente aberto á originalidade, porque o modo de fazer as coisas que tem sido usado tem-se revelado uma real Merda - é tempo de inovar e não ter medo de sermos criativos na construção de ideias ou principios filosóficos... abraço people!

Tiago disse...

Discutir o Benfica é lindo! É parte principal da nossa personalidade enquanto adeptos. E existem pessoas que querem abafar essa nossa característica única. E isso não pode ser permitido. Nunca. Como tal, sou 100% a favor de que se façam debates deste tipo, não só uma vez, mas reuniões e encontros sistemáticos, de vários adeptos com visões diferentes, porque só assim pode existir evolução. Este é um caso especial, este é o caso em que temos, de qualquer maneira, de acabar com a tirania e a opressão que começa a reinar no nosso clube, e como isso é a antítese da nossa história, tem de ser exterminado. Como tal, avancemos nisto.
Contudo, creio que os interesses profissionais/pessoais tem de ficar TODOS à porta, porque para tachos já nos bastam os carraças, gomes e nortons que lá andam. Que se pense nisto com amor, que se pense nisto com carinho, que se pense nisto com paixão, que no fim isto será tudo pensado à Benfica!

Ulrich Haberland disse...

Bom, não sou "blogista" mas discutir o Benfica é uma compulsão minha, se for possível participarei nessa reunião de ideias Benfiquistas.

Parabéns pela iniciativa.

Hattori Hanzo disse...

Também acho uma boa ideia e que poderá ser útil.

Bruno Pereira disse...

Obviamente que gostaria imenso de participar nesta tertúlia de ideias (ou como lhe queiram chamar). Atenção ao que disse o João Duarte pois também tem razão.
Há que apresentar ou fazer estudos indicativos das propostas sugeridas e não deixar tudo sustentado no éter. Obviamente que a presença de uma pessoa desta direção para explicar o que se passa lá dentro seria um ganho extraordinário (quanto a isto resta esperar que se ofereça...).
Há no entanto inúmeras questões que podem ser debatidos por nós, leigos, e que poderão ajudar o Sport Lisboa e Benfica a trilhar o caminho de sucesso.
Está na altura de sermos todos por um para que o Sport Lisboa e Benfica possa ser "De muitos, um!"

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

Manuel Neves disse...

Inscrevam-me, sff.
Pode ser que o avô de alguém tenha terrenos para nos ajudar. Ah, esperem, isso foi como se fundou o Sporting.
Falando a sério: a ideia é boa e deve-se alastrar para se criar um movimento de sócios do Benfica que lutem - em AGs e não só - contra os actuais estatutos e não só.
Como ser assertivo e não discutir o Emerson há-de ser um dos pontos a discutir.

Muito boa ideia, inscrevam-me sff.

Benfiquista do Norte disse...

Caríssimos,

1- Fico grato ao JC por a partir do meu comentário ter feito um post, e tenho a certeza que irá provar que a blogosfera serve para algo!
2- A minha ideia nunca foi criar uma lista a partir dos bloggers, muito menos criar “tachos”; o que me interessa é que o Benfica seja um clube vencedor e honrado, seja com A ou com B.
3- Entendo, no entanto, que entre os nomes que enunciei (e outros que porventura me esqueci…) há massa critica suficiente e sobretudo um benfiquismo incondicional capazes para elencar uma série de medidas para o nosso clube;
4- Pelo que percebo, também há gente com contactos para fazer chegar essas medidas à actual direcção e/ou a uma lista credível que se queira posicionar;
5- Acho que seria muito mau que nas proximas eleições não surgissem candidatos credíveis para debater livremente (sem populismos, demagogias e jogadas de bastidores) o Benfica com a actual direcção.
6- Da união de esforços pode nascer algo de bonito: como alguem já disse um grupo de amigos benfiquistas que podem ter voz activa na vida do clube (o que no fundo eram os clubes quando foram fundados).
7- Em termos práticos, a sugestão do Luis Rosário é muito boa. Sair de uma reunião de 3 horas onde se fala apaixonadamente mas que depois não produz frutos faz desanimar quem nela participa. Método e objectivos são fundamentais.
8- Da reunião - que o JC irá anunciar - deve sair um documento escrito com um plano de acção, uma lista de emails/contactos dos presentes e interessados, e uma nova data/local de reunião.
9- Atendendo a que até os Vices-Presidentes do Benfica “lêem todos os blogues”, esta iniciativa deverá pelo menos ter o condão de deixar a direcção mais atenta aos sócios.
10- Por essa razão e para evitar o aparecimento de “abutres”, a meu ver a existência da reunião pode e deve ser publicada (nos blogs ou num novo blog criado para efeito), mas os seus conteúdos e planos de acção devem ficar reservados a “quem deu a cara”, mas deixo isso à consideração dos participantes.
11- Vamos lá pessoal! Em vez de ficarmos sempre a escrever/ler nos blogs até à exaustão, vamo-nos juntar e gritar BENFICA!

PV, Benfiquista do Norte

João Duarte disse...

Desculpa Bruno, mas não concordo nada com a questão de ter um interlocutor da direcção a explicar o q quer q seja. Isso é meio caminho andado para te passarem a manteiga pelas costas.

Têm que ser pessoas, especialistas dos temas, mas fora do Benfica a ajudar a balizar a discussão, ou pelo menos, a dar-vos os elementos para essa discussão.

Terão que falar com um revisor oficial de contas, com um advogado (perceber os estatutos é importante...), com alguém q saiba minimamente de metodologia desportiva (pode ser um teórico), com alguem da industria do audiovisual, com alguem de comunicação, com alguem q perceba como funcionam as transacções e os agentes, etc etc.

^Façam uma lista dos especialistas, falem com eles, perguntem tudo e discutam tudo. Em seguida reflictam e nomeiem um grupo de 4/5 q escrevem as propostas. Votem-nas e depois façam com elas o q entenderem.

Isto claro, se não quiserem que a discussão sirva como terapia de grupo para o q tem acontecido.

Malta, terão q fundamentar as coisas, senão será apenas conversa de café.

Unknown disse...

Eu não preciso de ter um advogado a dizer-me se faz ou não sentido que sejam necessários 25 anos de sócio efectivo para que possa encabeçar uma lista aos órgãos sociais, como acho que ninguém precisa.

Por muito que fales com um roc, se ele não tiver conhecimento dos contratos, seja de trabalho, seja dos empréstimos à banca, dificilmente ele poderá fazer grandes análises, até porque mais do que a análise dum ROC ou dum contabilista, o que é necessário é reflexão estratégica.

O que é necessário reflectir, é se faz sentido continuar à Olivedesportos e isso deve ser uma decisão com base nos príncipios, ou nos negamos a colaborar com aqueles que são um dos sustentáculos do polvo, ou aceitamos colaborar, isto é uma decisão de princípio que nada tem a ver com especialistas de audiovisual.

Eu penso que o que se pretende é reflectir, criar ideias e depois apresentá-las como produto dos benfiquistas livres e que gostam de reflectir sobre o Benfica, se neste grupo se incluirem pessoas que têm competências privilegiadas, melhor, mas acima de tudo a reflexão dos benfiquistas e a criação de propostas.

Eu considero que só pode haver mística, se existir em permanência no plantel um grupo de jogadores formados na casa que sentem e sabem o que é o Benfica, nomeadamente portugueses, que obviamente tenham qualidade para poder lutar por un lugar e que essa deve ser uma orientação estratégica, em vez de o Benfica ser um clube que unicamente se preocua em encontrar jovens que possa valorizar para vender no futuro com mais-valias.

Eu não preciso que um agente desportivo, ou um técnico da formação me digam como se faz isso, quero que essa seja uma orientação estratégica, que é algo de comum a todas as potências do futebol (barcelona, real madrid, milão, etc.)

Ricardo disse...

João Duarte, obrigado pelo teu contributo que, como sempre, traz elementos novos. O que me parece é que, em vez de nos dares conselhos aqui no blogue, podias fazer parte da iniciativa. Por aquilo que te leio, terás muito a acrescentar. Vamos nessa?

E, sim, acho que todos têm a noção de que, se é para partir para um debate responsável e sério, há que elevar os padrões da discussão. Todos, acho, temos essa noção.

João Duarte disse...

Marquem então. Se estiver em Portugal vou.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Acabei de passar pela nova mistica... temos memso que nos unir... porque futebol politica maçonaria = Dinheiro muito Dinheiro - e nós feitos anginhos aos murros uns aos outros... lembrem-se das arenas romanas... o povo lançado aos leões... é por isso que estas guerras entre claques de clubes tem que acabar meus --- somos marionetas na smãos dos sinhores do poder--- nóa não devemos saber nem um vigèsimo do que é o futebol... é por isso que searas, madalenos, antunes e quejandos... ui ui ui... temos que star atentos e na blogosfera cortar a direito... denunciar repastos destes é sempre proveitoso!
Percebem porque fico indisposto com as amizades de sua excelencia o senhor primeiro?!?!? Porque aí nessas situações sinto-me OTÁRIO!!!! Por sofrer pelo nosso Benfica!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Só mais uma cena meus amigos - chama gloriosa blog...
Abraço!

Rusty disse...

Acho uma optima ideia e se alguns dos "não-bloggers" puderem contribuir de alguma maneira ou "ver" o debate seria optimo. Boa sorte!

Tiago disse...

Falta o Hugo do Religião Nacional. É um dos bloggers benfiquistas mais racionais e inteligentes que leio.

BR disse...

Têm todo o meu apoio.
Abraços,
BR

benfiquista a serio disse...

faltam ai nomes. eu acrescentaria ai:

- viriato de viseu, conde vimioso e shadows do ngb,
- pedro do magicoslb
- o grao vasco do pinceladas gloriosa,
- o inespugnable do dia de benfica,
- o mastergroove do mastergroove
- o far, ex-eterno benfica
- o red night do chama gloriosa
- o pedro ferreira da tertulia benfiquista

jose garcia disse...

Estou farto de Vieira e estou farto da diabolização de Vieira.

Estou farto dos semanais indicadores de incompetencia, e estou farto da amplificação que os blogs fazem disso.

Custa-me menos ver o Benfica a não ganhar do que ver grande parte dos meus blogers de referencia a entrarem num processo de histeria colectiva onde poderão estar a fazer mais "mal" do que "bem", só porque se deixaram insultar por uma cambada de palhaços.

Chega de tratar o Benfica por "o meu Benfica".

Chega de achar que "o Benfica é..."

O Benfica não é,
O BENFICA TEM QUE SER!!!!! (o melhor, o maior, o mais bonito, o que for...)

E se ninguem decente se chega à frente para as eleições?
Como é que isto fica?

GBC disse...

JC,

Porque isto me fez lembrar situações passadas no Sporting, e quase exclusivamente por isso, vou propor um plano alternativo.

Não desconsiderando a capacidade da maioria desses bloggers (conheço as ideias de pouquíssimos), penso que haveria uma alternativa mais interessante.

Mediarem um encontro para discutir o Benfica. Nesse encontro, estariam presentes benfiquistas que soubessem o que estavam a falar em vários temas. Esses temas poderiam ser:

O que é a cultura benfiquista (fundamentalmente, o que de bom tem...), Futebol, Modalidades, Finanças, Relação com os sócios e adeptos, Património (como aproveitar melhor o que o Benfica tem, por exemplo), etc etc.

Para a cultura benfiquista, i) personalidades marcantes do futebol do Benfica; ii) personalidades marcantes das modalidades do Benfica; iii) ex presidentes da Assembleia Geral do Benfica (porque lidaram como poucos, no seu mandato, com a cultura benfiquista do presente e passado recente)

Para o futebol, i) benfiquistas que sejam profissionais na área (treinadores e dirigentes); ii) figuras marcantes da história dos últimos 10/15 anos do futebol do Benfica

Para as modalidades, i) benfiquistas que sejam (bons) profissionais nas diversas modalidades que o Benfica tem (como dirigentes e treinadores); ii) ii) figuras marcantes da história dos últimos 10/15 anos das modalidades do Benfica

Para as finanças, i) benfiquistas que sejam profissionais de renome em áreas como Gestão, Contabilidade, Economia, etc; ii) ex-dirigentes do Benfica que lidaram especificamente com a gestão das contas do Clube; iii) ex-membros do Conselho Fiscal do Benfica

Para a relação com os sócios e adeptos, i) benfiquistas profissionais na área da comunicação; ii) bloggers benfiquistas que falem sobre o que pensam sobre a relação do Clube com os sócios; iii) dirigentes das claques (não-oficiais) do Benfica

Para o património, i) ex-gestores do património do Benfica; ii) benfiquistas que sejam gestores de renome

Cada grupo discutiria individualmente e entre si os temas de que percebiam, reflectiam, debatiam, trocavam opiniões e chegavam a um consenso.

No final, estes grupos nomeariam um porta-voz cada um, e discutiriam todos os grupos as conclusões a que tinham chegado, chegando depois a um consenso final entre todas as sensibilidades das áreas que referi(representadas nesse debate final pelo porta voz do grupo / da área).

Se quisessem fazer uma coisa ambiciosa, mais profissional e com vista a construir um Clube melhor, parece-me uma boa solução.

Esse consenso final entre o que se pensava para as várias áreas do Clube, que possuia opinião conhecedora e debatida de cada uma delas, poderia ter diversos fins.

Desde apresentá-lo aos responsáveis/dirigentes do vosso Clube, apresentá-lo à CS sem fins eleitoralistas ou servir de base a uma campanha eleitoral futura (numa lista cujos elementos fossem pessoas que tivessem debatido aquelas ideias - a maioria reconhecidas pela maioria dos sócios do Benfica).

Fica a ideia.