sábado, 19 de maio de 2012

Ideias para um Benfica sem sabujos

Olhando as contas divulgadas pelo Benfica, uma conclusão simples: estamos na merda. Se, quando temos um ano de receitas muito acima da média, não conseguimos criar riqueza devido à torrente de juros que não tem travão, o que será do clube quando - e essa é a norma expectável - não chegar aos quartos-de-final da Champions ou o povo deixar de acreditar na equipa? 

Vendem-nos uma ideia utópica de que os jogadores valem como activos uma soma que não corresponde minimamente à realidade; inventa-se que o património é a salvaguarda de uma possível hecatombe - mas quem é que quer um elefante?; e a conversa estafada de que não precisamos de vender jogadores todas as épocas já passou de mentirinha a um engano vergonhoso aos adeptos e sócios, sem que ninguém - ou quase ninguém - reclame esta comunicação mentirosa, enganadora e suja por parte de quem dirige o Benfica.

Mas não se espere uma inversão na política adoptada. Virão mais umas dezenas de jogadores para se juntarem à lista interminável de emprestados, inválidos e encostados. Venderemos pelo menos 3 jogadores nucleares da equipa, traremos por empréstimo de outros mais uns quantos e compraremos jogadores que virão ganhar balúrdios para o Benfica. Até um dia em que alguém levante a manta e veja o estado em que está o clube.

Tendo em conta o estado calamitoso em que estamos enfiados (milagres financeiros? não me façam rir, caralho), só restam soluções de emergência, ponderadas e lúcidas (mas que não veremos adoptadas, porque isso significaria gente com os bolsos vazios de comissões e favorzinhos):

- vender os melhores jogadores emprestados, seja ao clube em que jogam actualmente, seja a quaisquer outros - e não prolongar empréstimos no tempo, enquanto vamos pagando ordenados;

- aproveitar os emprestados que têm qualidade e podem surprir lacunas no plantel - e não comprar outros de igual ou menor qualidade, só porque interessa manter o dinheiro (que não temos) em movimento;

- comprar CRITERIOSAMENTE para as posições deficitárias e, se possível, a custo zero ou barato - o Benfica não está em condições de dar 10 milhões de euros por jogadores que, tendo potencial, são de um risco tremendo;

- soltar da lista dos emprestados os jogadores que nos não interessam: com os que não podem, porque não têm qualidade ou valor de mercado, ser aproveitados nem vendidos, têm de ser libertados - mesmo que se perca inicialmente o investimento feito nas dezenas de atletas, a médio prazo essa medida terá repercussões positivas, visto que libertam o pesado encargo de milhões e milhões em ordenados época após época;

- explorar devidamente a relação clube-sócio, com promoções consoante a fidelização - e não, como actualmente, em que geralmente quem sai prejudicado é quem dá mais ao clube;

- ser honesto com quem sente o Benfica, falar verdade sobre a situação financeira aos sócios, explicar consistentemente o que deve ser o caminho no futuro - e não isto que temos, mentiras sobre mentiras, enganos, traições, omissões, fugas para a frente;
- explorar os jogadores da formação, aproveitar os melhores para a equipa principal e rodar os que necessitam de jogo por uma ou duas épocas em clubes bem escolhidos, em que as suas características sejam potenciadas - e não esta desorganização total, este esbanjar de recursos aos quais pagámos formação durante anos para depois os libertarmos sem sermos ressarcidos, nem desportiva nem financeiramente;

- a prospecção não é um bando de olheiros à antiga - tem de ser um laboratório de estudo intensivo sobre os vários mercados. Detecção de talentos, observação ao longo do tempo, conhecimento profundo de várias realidades em todo o globo, organização de informação, rapidez e critério aquando de uma necessidade do clube. A prospecção é fundamental para qualquer clube que se queira de sucesso e não pode trabalhar de forma estanque - deve complementar as ideias do treinador e as políticas dos dirigentes. É em trio que se trabalha e não cada um para um lado;

- respeitar a história do Benfica - o alternativo é branco e nada mais do que isso. As invenções aberrantes que todos os anos temos de aceitar e ver com elas os nossos jogadores é um desrespeito pela memória dos que elegeram as nossas cores como símbolos fundamentais do Sport Lisboa e Benfica. E, podem crer, um branco bem escolhido venderá muito mais do que os pretos, dourados, laranjas, azul-merda e outras palhaçadas com que nos têm presenteado:

- o sócio do Benfica é o activo mais importante do clube. Não o menosprezem, enganem ou desvalorizem. E sobretudo usem os órgãos informativos do clube para realmente informar. E não para lá meterem sabujos lambe-botas que só prejudicam o clube e dão aos que menos informação têm uma ideia errada da realidade. Menos Fialhos, mais Miguéns, se fazem o favor.

14 comentários:

Passaralho disse...

Às vezes sinto que andamos todos, uns mais e melhor que outros, a pregar aos peixinhos...

Abraço.
Baixar os braços nunca!

Anónimo disse...

"Mas valha-nos, caso se concretize, a escolha dentro dos parâmetros correctos. Viesse Scolari - ou alguém da mesma tradição - e podíamos já dizer, com um ano de distância, que não seríamos campeões. Assim, seja Rui Faria ou alguém com um perfil semelhante, sempre podemos contar com competência de algum lado - já que mais acima conhecemos a ausência dela. E com alguma, pouca, crença, podemos sonhar que para o ano seremos campeões.

Isto caso se confirme tudo isto. O que não é ainda totalmente certo. Daqui a uma semana já o saberemos."

Ricardo já o sabemos?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Yep that's it man!

Constantino disse...

As contas do SLB e as decisões da direcção do SLB assemelham-se ao que se passa com Portugal. Será por as coisas serem tão obviamente mal feitas e estarem tão evidentemente em mau estado que ninguém repara nos erros? Eu não tenho problemas em assumir: tenho medo do que pode ser descoberto no SLB quando o vieira sair e tenho medo do rumo financeiro que a coisa esta a levar. Para mim, não há contas nem reviengas de teor contabilistico que me façam ficar descansado com 400 milhoes de passivo. Ainda esta semana li por ai num blog um pseudo contabilista a querer desmistificar as criticas que se fazem ao tal milagre financeiro... são 400 milhões de passivo caralho, que merda se pode dizer para fazer disto um numero aceitavel?

No que toca a excedentários, para mim ou se vende ou se empresta a equipas portuguesas. Emprestimos a Granadas, Flamengos, Santos, Vascos e o caralho que os foda beneficiam zero o SLB. E contratar Emersons quando se tem Shaffer ou assinar com djaló quando se esta a pagar o ordenado ao Jara é repetir autocolantes. A politica dde contratações do SLB é um ninho de erros e com eleições em Outubro, temos tudo para que este Verão seja um espectaculo degradante de entra e sai.

Abraço

Socio slb nº 218219 disse...

Constantino: explica-me lá como se eu fosse muito burro, qual é o passivo das grande empresas... E quanto a relação entre passivo e activo, não tens nada a dizer? É que essa relação é que é verdadeiramente relevante!

Rui disse...

Independentemente do resto, neste exercício, no qual já se completaram 3 trimestres, o lucro já vai em cerca de 11,5 milhões e meio de euros. Os 2,5 milhões dizem respeito apenas ao último trimestre, portanto de 1 de Janeiro a 31 de Março.

Apesar de concordar com a maior parte do que escreves, também convém que as coisas sejam escritas reflectindo toda a realidade, caro Ricardo.

xirico disse...

Não sou vieirista,antes pelo contrário e até acho que a dupla Vieira/JJ alcançaram o seu princípio de Peter mas começa-me a dar nojo toda esta campanha sem que ninguém realmente avance.E não me venham falar de Veiga.Apareçam para eu poder ver quem são e as ideias que têm.Os meus 50 votos estão reservados para o que eu considere melhor.

Ricardo disse...

Passaralho, "às vezes"? Eu sinto que é quase sempre. A blogosfera não repercute a realidade. Sai à rua, fala com 100 pessoas. 90 dir-te-ão que temos o melhor Presidente da História. Além da estupidez, há muita ignorância do próprio clube. Só assim se entende que haja tanta gente conformada com 10 anos de tanta incompetência e insucesso. O Benfica não é decididamente isto. Abraço.

Anónimo, envia-me email.

Nem mais, Constantino. Abraço.

Sócio, claro que o activo (mas falo do activo real, não desta máscara que o Benfica usa) conta e que a diferença entre um e outro traz as respostas completas. Mas, neste caso, não precisas de mais do que olhar para os números. Tens um activo igual ao passivo e o activo é mascarado porque o valor que se atribui ao total de jogadores é absurdo. Aquilo não são activos nenhuns, pelo menos nos moldes com que nos querem vender. E o património o mesmo. Mas tu achas que a situação é, ao menos, interessante, é isso?

Rui, eu aqui não fiz nenhuma análise detalhada às finanças do clube. É um simples facto: um leigo olha para aquilo e vê que estamos na merda. Depois podem fazer-se 100 textos a explicar a razão pela qual afinal não estamos totalmente na merda, estamos só muito na merda. Se preferes assim, tudo bem. Eu, neste momento, estou mais preocupado com o facto de estarmos na merda e não ver nenhuma acção real para que o rumo seja invertido.

Xirico, mete-te nojo não veres ninguém a avançar a 5 meses das eleições mas não te mete nojo que andem a destruir o Benfica. São prioridades. Eu tenho a certeza de que haverá alternativas. E a 5 meses das eleições o que me mete nojo é saber que, quando aparecerem, vão ser chamadas de filhos da puta para cima.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Não me venham com merdas de passivos e activos enfiem esses conceitos no cu caralhos cus foda a todos com essas teorias de merda! O Benfica deve a terceiros 400 milhões de euros - ponto!
Deixem-se merda caralhos!

Querem dizer-me que se o Benfica entrasse em falência conseguia pagar a todos os credores (?) - alguém com bom senso acredita nisto (?)- vão todos para o caralho com essas merdas - argumentos alicerçados na "mentira"!
Queremos um mundo diferente - alicerçado na verdade pode ser!?

A verdade é que o nosso primeirissimo disse e redisse que iria colocar ordem no barco, diminuir despesas e aumentar proveitos! Portanto ou não diminui as despesas ou não aumentou os proveitos - mas para mim é sisto aumentou e muito as despesas sendo que os proveitos ficaram muito aquém desse aumento - é razoável esta minha conclusão?
Então falhou em toda a linha!
Teria "não falhado" se tivesses aí uns 5 ou 6 ligas, parece-vos razoável esta conclusão?!

Foda-se que merda de argumentos são colocados em cima da mesa! Apre apre apre apre... vamos ser Benfica e falar verdade? Pode ser? estamos sempre a dizer que os do Norte são corruptos e o caralho e então nós? Podemos alicerçar o diálogo na verdade?
Foda-se!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Só mais uma cena Ricardo nós somos massa critica, somos poucos mas Têm medo de nós porque não nos enfiam o barrete... queres arranjar inimigos? Diz o que pensas! Neste momento os que se encontram "iluminados" "coisas a abater" temos todos que ter essa noção!
E é verdade, o comum dos mortais está TOTALMENTE DOUTRINADO PELA PROPAGANDA! Mas pode ser que apareçam alternativas sérias de gente séria - não messias mas pessoas á séria!

Miguel A. disse...

Boa análise, Ricardo. Se surgir gente séria e Benfiquista a candidatar-se à presidência, e se ganhar, não tenho dúvidas que será possível começarmos a respirar melhor e mudarmos o rumo das recentes gestões.

Abraço

Anónimo disse...

"Nestes anos, melhorou-se em termos desportivos mas não tanto como querem os benfiquistas, que devem estar agradecidos a Vieira. Pegou no clube num momento delicado, restituiu-lhe credibilidade institucional, fez bons negócios e dinamizou as modalidades".

Bagão Félix.

luis disse...

o "SER BENFIQUISTA"...

Filosoficamente "estão ai" as principais "nódoas" desta actual liderança. Porque nestas coisas, até quando não ganho, gosto de PENSAR o BENFICA com BENFIQUISTAS de ADN... e sem perdas de TEMPO.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Essa afirmação de Bagão Félix, cheira-me a estratégia de não agressão... não gosto d ehipócrisia...prefiro o silêncio é mais verdadeiro...

A verdade é que observando as intervenções de ambos (Tavares e Félix) encontro "lapsos"... a minha certeza é de que existem Pessoas Sérias e Capazes no Mundo... é só!