segunda-feira, 28 de maio de 2012

Há 60 anos atrás, Salazar e o Porto perderam por 8-2



A memória tem curiosidades que fazem da História não um conto ficcional mas a preservação da verdade. Por muito que os ignorantes continuem escamoteando uma maioria de títulos ganhos através de manobras ilegais e corruptas, reescrevendo o passado como melhor lhes convém, o tempo e os factos históricos encarregam-se de lhes ensinar o que é um facto e o que é uma mentira.

Ao contrário do Benfica, que foi sempre um clube visceralmente livre e democrático, Sporting e Porto não poderão puxar para si galões da mesma estirpe. Os exemplos são vários e escuso-me a enumerá-los - vão ler livros com palavras, muitas, e muitas letrinhas, se estiverem para isso. Se persistem na ignorância, já não será problema dos que conhecem a História para lá dos preconceitos e falsidades atirados à parede a ver se colam.

Há 60 anos, o Futebol Clube do Porto inaugurava o seu estádio. A data de 28 de Maio não é fruto de um acaso mas a consequência das ideologias dos dirigentes do clube, que acharam por bem colar de forma indelével à História do clube a data que comemorava a revolução que deu origem ao Estado Novo. E assim nasceu o Estádio das Antas. Com pompa, circunstância e a idiossincrasia que, anos mais tarde, teria o seu apogeu na era actual que todos conhecemos. No fundo, faz sentido: um clube que decide inaugurar o seu estádio num dia que comemora o início da instauração de um estado ditatorial tem tudo para chegar até aos nossos dias tal qual chegou: transversalmente corrompido e corrupto.

Para visitante, claro, o Benfica. Uma espécie de ditadores versus liberais, com a esperança portista a residir numa humilhação aos gajos "vermelhos" que tinham eleições democráticas e tudo. O resultado não podia ter sido mais esclarecedor: 8-2 para os comunas, sem apelo nem agravo. E assim se inicia, a 28 de Maio de 1952, um ódio visceral e profundo aos que clamam pela liberdade. 60 anos depois, o ódio atingiu laivos de demência e boçalidade. Talvez um dia, quando estes corruptos que dirigem o clube morram e apareça gente nova, o Porto possa voltar a ser um clube honrado como até à década de 50. Talvez. Só depende dos adeptos a inversão de paradigma. No entanto, pela amostra geral, percebemos que muito dificilmente o clube algum dia conseguirá ser verdadeiramente grande. É que viver na sombra de outro nunca fez crescer ninguém.

8-2. E a gigante Taça foi para o Comité da Luz.




5 comentários:

LDP disse...

(insert evil laugh at the end of the post)

Ulrich Haberland disse...

"Na inauguração do estádio das antas o Benfica ganhou 8-2 ao fcp". Já é tempo de reencontrarmos esse tempo.

Sempre vivemos na adversidade e sempre vencemos a adversidade, tivesse ela o rosto que tivesse.

rui disse...

Pois...aquilo que o FrutaColoPutas faz muito bem é repetir uma mentira muitas e muitas vezes ate que se torne verdade,para as suas fieis ovelhas....e que tal se nos TODOS Benfiquistas,tambem começasemos a repetir uma "verdade"muitas vezes,ate ela se tornar verdade?Sempre que me refiro ao Porto,digo...o clube do estado,e do sistema!Se o Benfica é o clube do povo,o porto é o clube do estado,tao simples quanto isso, ou foram ou nao foram recebidos na Assembleia da Republica para um jantar em sua honra enquanto eram arguidos em casos de corrupção onde depois foram absolvidos??Porto=clube do estado,e do sistema!

ALM disse...

Mais um banho. Uma mulher admirada por muitos benfiquistas a dar banho e massagem a quem não esperava levá-los.
A oposição a Vieira nem vai aparecer a eleições e eu tenho pena, porque gostava de ter outras opções de escolha.

Anónimo disse...

Salazar ofereceu O 1º estádio ao Benfica e PSD e PS ofereceram o actual'
SALAZAR OFERECEU EX-ESTÁDIO DA LUZ AO BENFICA'

Logo que, em Março de 1944, o Clube teve conhecimento de que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) - proprietária do Campo Grande, onde o Benfica jogava desde 05/10/1941 - estava a estudar uma nova localização para o recinto benfiquista, começou a pensar-se na ideia de construir um novo estádio. Porém, os anos foram passando e as Direcções do Clube, eleitas anualmente, mostravam-se incapazes de obter, da CML, terrenos para a edificação do novo campo.

ALGUNS ASSOCIADOS DESCONTENTES COM A SITUAÇÃO SÃO ELEITOS, A 19/01/1946, PARA A DIRECÇÃO, CONSEGUINDO, A 17/05/1946, UM ENCONTRO NO MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, DURANTE O QUAL O MINISTRO ENG.º CANCELA DE ABREU SE MOSTRA INTERESSADO NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA, AFIRMANDO QUE "O BENFICA É DE BENFICA E PARA LÁ TEM DE VOLTAR!".

Procurava-se, por tudo isto, obter terrenos em condições vantajosas: topografia que facilitasse (e não encarecesse) os trabalhos e a um preço acessível, já que o desejo não era arrendar mas sim comprar - o que, para evitar encargos futuros, só viria a ser possível em 21/10/1969. Quanto ao tipo

de construção, o ideal seria um estádio sem luxos, mas funcional, à imagem do Benfica, ou seja, um recinto desportivo com uma capacidade de assistência aceitável para a massa associativa (40 000 lugares - o Clube registava 14 334 sócios em 31/12/1949) e erguido a partir de um projecto que comtemplasse a possibilidade de ampliação futura. DEPOIS DE DELIMITADOS OS TERRENOS EM CARNIDE - ENTRE A ESTRADA DE BENFICA, A RUA DOS SOEIROS E A AZINHAGA DA FONTE (PRÓXIMO DO LOCAL ONDE ESTAVA PROJECTADA A NOVA AVENIDA CIRCULAR DE LISBOA) -, INICIARAM-SE AS EXPROPRIAÇÕES POR PARTE DA CML, A 15/11/1949.

in Estádios do Sport Lisboa e Benfica.

P. S. 1 - Os terrenos foram roubados aos proprietários e entregues pelo regime de Salazar ao Benfica, via Cãmara de Lisboa' Tendo ainda ajudado a financiar parte dos custos com a construção do ex-Estádio da Luz' OS DONOS DOS TERRENOS ROUBADOS NÃO RECEBERAM QUALQUER COMPENSAÇÂO, TENDO A CÃMARA DE LISBOA INVOCADO O "INTERESSE NACIONAL"!

P. S. 2 – Anos mais tarde outros governos viriam a ajudar o Benfica na construção do actual Estádio da Luz, via Câmara de Lisboa através da citada e de empresas municipais, como a EPUL'