segunda-feira, 28 de maio de 2012

Entrevista - Leonor Pinhão

As crónicas da Leonor Pinhão n´"A BOLA" são, para muita gente do universo benfiquista, a única razão pela qual compram o jornal nos dias que correm - só isto basta para saber o respeito, admiração e agradecimento que todos temos pela defesa intransigente que a Leonor faz do nosso clube. Não são precisas mais apresentações. Venham as suas respostas às nossas perguntas. E o agradecimento por ter aceitado de imediato o convite.


Costumas acompanhar a blogosfera benfiquista? 

A blogosfera não é, decididamente, a minha esfera. Embora, às vezes, haja quem me chame a atenção para um ou outro texto.


Rui Gomes da Silva tem-se especializado na função de vigilante dos blogues do Benfica, não raras vezes criticando a forma como estes abordam os assuntos do clube. Faz sentido um Vice-Presidente do Benfica participar num programa televisivo, abrindo o jogo sobre assuntos internos do Benfica e chamando abutres aos que discordam do caminho traçado pela actual Direcção?

Depende. Se, por exemplo, o Ricardo Araújo Pereira fosse vice-presidente do Benfica eu acharia muito bem que fosse ele a defender-nos em todos os programas de televisão. Portanto trata-se de uma simples questão de talento e de inteligência. 


Que balanço fazes do trabalho da actual direcção do SLB?

Notável do ponto de vista da imposição do Benfica como uma marca comercial e do tratamento dos mais de 200 mil sócios como clientes putativos de uma base de dados vocacionada para o marketing. Penso que naquilo que é essencial e que é o “objecto” número um do clube, o futebol, ainda estamos longe da competência e da criatividade exibidas na área comercial.


Que explicações encontras para a perda do último campeonato após termos uma vantagem de 5 pontos sobre o 2ª classificado?

Falhanços a mais na área da política e das relações com as instituições e nas áreas das equipas adversárias. 


Jorge Jesus tem qualidade suficiente para ser treinador do Benfica ou o que lhe sobra em talento falta-lhe em humildade?
Jorge Jesus é um bom treinador.


Por que razão o clube não aproveita melhor os jogadores saídos das camadas jovens?

Provavelmente porque não são de qualidade indiscutível.


A estratégia que passa por comprar jogadores ao desbarato na esperança de encontrar dois ou três que compensem o investimento faz sentido?

Ao “desbarato” é como quem diz… Penso que é essa, de alguma forma, a prática corrente do negócio do futebol a nível mundial. 


Por que razão no jornalismo desportivo em Portugal quase não existem investigação rigorosa e consequente divulgação de todos os interesses, manobras de bastidores e corrupção em que o futebol português é fértil?

Porque as represálias são muitas e interiorizando-se o conceito, justo, de que os jornais não são tribunais nem esquadras da polícia, fica resolvida, do ponto de vista da consciência, essa transcendente questão. 


O jornalista desportivo em Portugal tem total liberdade de processos?

Desejo que sim.
  

Assumes, sem problemas, o clube de que és adepta. Isto é uma raridade no jornalismo desportivo porquê?

Na verdade eu não sou jornalista desde 1998. No sentido em que não tenho vínculo a nenhum quadro de redacção de nenhum jornal. Escrevo textos de opinião, a minha opinião. Por isso sinto-me absolutamente à vontade para assumir publicamente o meu benfiquismo doa a quem doer e, por norma, é a mim que me dói mais… 


Estás satisfeita com a política de comunicação do Benfica? Se não, quais os problemas principais?

Em termos de marketing de produtos é muito boa. Em termos de marketing do futebol depende sempre da posição da equipa na tabela classificativa. E por ser assim uma relação tão directa, às vezes torna-se confrangedora. 


Gostarias de ter algum cargo no clube ou preferes a condição de adepta e nada mais do que isso?

De modo algum. Tenho a capacidade mais do que suficiente para me enxergar… 


O Benfica deve aliar-se a pessoas com um passado duvidoso - como actualmente - ou deve seguir o caminho do "se é para nos lixarem, ao menos não o fazem com o nosso aval"?

Como benfiquista incomoda-me mais a presença de ex-funcionários de rivais no interior do próprio clube. Provavelmente, tenho uma visão romântica e ultrapassada da realidade. Mas é a minha visão. 


Percebeste a estratégia(?) do apoio inequívoco de Luís Filipe Vieira a Fernando Gomes? Se sim, explica-nos porque nós não percebemos.

Boa-fé e misticismo, talvez. Crença na redenção, provavelmente. Péssimos conselheiros, certamente. 


3 palavras que caracterizem Luís Filipe Vieira (orelhas não vale).

Presidente do Benfica. 


3 palavras que caracterizem Jorge Jesus (Rod Stewart da Reboleira também não vale).
 
Treinador do Benfica. 


De que forma lês as mudanças drásticas de ideologia de alguns ilustres benfiquistas, com António-Pedro Vasconcelos à cabeça?

Francamente, nem sei do que estás a falar. Não sou uma consumidora ávida das opiniões e ideologias dos outros. Nunca vejo programas de debates televisivos e não tenho qualquer tipo de curiosidade pelo que se diz na praça. Sou um bocado autista, confesso. 


Os nossos leitores sabem que admiramos muito o Luís Fialho, do blogue "A VEDETA DA BOLA" e cronista no jornal do clube. Confirmas que ele tem um número em que faz a espargata, o pino e o mortal à rectaguarda, tudo isto em simultâneo e enquanto equilibra um copo de leite meio-gordo na ponta no nariz?

Não faço a mínima ideia quem seja o Luís Fialho, com o devido respeito. 


Confirmas-nos que João Gabriel é afinal Juan?

A única coisa que posso confirmar é que o João Gabriel já era há muito benfiquista antes de ser funcionário do Benfica. Parece-me um bom princípio. 


Com eleições à porta, acreditas que Vieira vai enfrentar uma forte concorrência ou a vitória é tão certa como nós ganharmos a próxima Taça da Liga?

Nesta altura do campeonato é impossível fazer prognósticos pela razão simples de que… não há campeonato. Pela minha experiência nestas coisas, que é igual à experiência de todos nestas coisas, penso que se o Benfica iniciar a próxima temporada com qualidade e vitórias, Luís Filipe Vieira ganhará facilmente as eleições por mais forte que seja a concorrência. Dando-se o caso contrário, ou seja, um arranque de época titubeante e fraquinho, por mais fraca que seja a concorrência, teremos uma campanha eleitoral mais agitada com uma concentração de forças opositoras ao regime em vigor e muito estardalhaço nos jornais, nas rádios, nas televisões e nas paredes do nosso Estádio. 


Estaremos condenados a umas eleições entre Vieira e Veiga (este através de uma figura que possa candidatar-se) ou crês na possibilidade de várias candidaturas em Outubro?

Desejo muito que isso não aconteça. Aborrece-me à partida a ideia de ter de ouvir os nossos adversários mais sagazes a atirarem-nos cruelmente à cara que as eleições no Benfica se disputam entre dois ex-sócios do FC Porto. E o que é que a gente responde a uma coisa destas? 


Se, para além de Vieira, pudesses escolher mais 2 candidatos para as próximas eleições, quem seriam? E desses 3, em quem votarias?
 
Joaquim Ferreira Bogalho, Duarte Borges Coutinho. Votaria em Luís Filipe Vieira por razões óbvias. Tenho estima e respeito pela figura de Luís Filipe Vieira. Penso que ele próprio é, frequentemente, o mais surpreendido por as coisas – e refiro-me ao futebol profissional – não tomarem o rumo com que sonhou. Não é uma falha de carácter acreditar, como aparentemente acredita, na bondade das pessoas e na bondade das instituições. É apenas falta de intuição política pura e dura. 


Qual o perfil ideal de presidente para o SLB?

A um presidente do Benfica exigem-se “desumanidades” que são estranhas à índole de Luís Filipe Vieira. Por exemplo esta: o melhor amigo do presidente do Benfica só pode ser o Benfica. Ou esta: saber não dar ouvidos a lisonjas. Tudo isto se aprende. 


O que diria Carlos Pinhão deste Benfica?


Penso muito nisso. A demolição do Estádio da Luz teria sido um desgosto, certamente. Mas ninguém tem o direito de falar pelos que já cá não estão, não é?

22 comentários:

Passaralho disse...

Obrigado. Aos dois. Abraços!

moleculasdeamor disse...

Olha Ricardo esta mulher demonstra uma tranquilidade admirável... não sei se é amiga de Luis Filipe Vieira, no entanto o que diz sobre ele é muito - tranquilizador para mim... talvez estejamos só na presença de uma incompetência maior - e isso eu sou capaz de aceitar com naturalidade... quanto ao facto de ele estar agarrado ao poder... olha é naturalíssimo nesta nossa sociedade... devo-te agradecer esta entrevista ... algum azedume abandonou o meu coração...

Mas contínuo banzado com o eventual não aparecimento de ideias alternativas... e essa cena do Bagão ter "medo" de perder as eleições... ui... pronto é humano... eu sei é humano... fico-me por aqui, porque quem sou eu um medroso da merda a questionar os medos dos outros? Ninguém!!!!

Camané disse...

Apesar do estilo pseudo-cómico dado às perguntas, a Leonor não vacilou e manteve sempre uma postura de quem não se deixa "embalar". As respostas às perguntas sobre APV e Lui Fialho foram deliciosas e mostram bem q a Leonor só dá importância ao q realmente importa.
De realçar também a respostas à pergunta se ambicionava um cargo dentro do Clube, é pena nem todos se "enxergarem"...
E a frase que resume tudo: "Votaria em Luís Filipe Vieira por razões óbvias" - só falta dizeres (parvamente)que a Leonor também se afialhou...
ps.- que pena não teres perguntado à Leonor o que ela acha do Benfica não conseguir contratar um treinador porque não consegue despachar Jesus! Talvez a resposta fosse também "não faço a minima ideia do que estás a falar", hehehe, mas quem fará?

O GLORIOSO disse...

O tiro saiu ao lado. Queria uma entrevista a desancar no Vieira e no Jesus, teve o contrario. Apoiante do Presidente. Logo para si foi uma má entrevista.

Ricardo disse...

Abraço, Passaralho.

Moléculas, não me deixa descansado porque não tenho a mesma visão que a Leonor tem. Mas é precisamente que serve esta entrevista e outras que virão - discutir o Benfica, ter vários pontos de vista. Depois cada um pensará por si.

Camané, obrigado pela tua participação. Ficámos todos muito mais ricos.

O Glorioso, pelo contrário - achei que a entrevistada esteve muito bem. A Leonor, como é seu costume, diz as coisas por entre as linhas. Não espero que isto seja compreendido por todos, como é natural. Foi uma boa entrevista porque se falou no Benfica com alguém 100 por cento benfiquista.
E é só isto que importa.

Vitto Vendetta disse...

Boa entrevista Ricardo, ri-me com alguns pormenores teus. Quanto à entrevistada... Não a mandaste ir para a cozinha fazer sandes p'rá malta?

moleculasdeamor disse...

Respeito a opinião de Leonor Pinhão! E sinceramente tranquiliza-me como já escrevi acima...
NO entanto carissimos Camané e o Glorioso compreendo a vossa alegria... eu também estou muito satisfeito por termos um passivo de 407 milhões ( mas não faz mal que o activo cobre), de continuamente sermos enrabados (peço desculpa aos homossexuais) pelos árbitros ( mas não faz mal porque no fim de cada época cá teremos o nosso presidente sem dó nem piedade a dar-lhes nos canelos); de só termos vencidos 2 campeonatos nos últimos dez anos, mas temos no entanto o segundo presidente com mais títulos no nosso clube; de termos 1 milhão de jogadores sob contrato (atenção isto é uma hipérbole sarcástica) todos eles de altíssima craveira; e de mantermos teimosamente Emersons e Robertos que provavelmente nos "tiraram" pontos preciosos para vencermos as competições; e também possuirmos nas nossas fileiras dirigentes, imensos atores de outros clubes... compreendo a vossa alegria que é SECUNDADA COM UM ENORME BEM HAJA POR MIM! Abração manos!
No próximo campeonato ao menos que consigamos o 2º lugar sempre vamos à champions (onde é que eu já vi Benfiquistas a gozar com os Sportinguistas com argumentos deste calibe?)... ah deve ter sido na era Paulo Bento - agora andamos a engolir sapos!

Eu gosto do nosso estado de coisas é tranquilizador - contas equilibradissimas, baixo passivo, treinador com bom senso, estratégias de alianças corretíssima, sistema afrontado e vencido e um contrato com a Olivedesportos no valor de 35 milhões (O Benfica vale mais do que toda a liga junta!)

Os passaritos cantam e eu olho o céu azul e digo sim sanhora isto é que é vidinha da boa!!! O nosso Benfica é o maiori!!!

Viriato de Viseu disse...

Parabéns. Bom trabalho.
Sou fã da nossa doce Leonor...sempre formosa e segura.

Foi ela mesma !!!

Bicadas disse...

Obrigado Ricardo.

Para mim, em termos de Benfica e voz do Benfiquismo na CS, Leonor Pinhão é "o" expoente.

Não vejo em lado nenhum que seja apoiante de LFV, aliás já li, muitas vezes, critícas dela à atuação deste presidente. Simplesmente, neste momento é o que há...

Pena é o que ela enxerga quando se vê ao espelho. Penso que haveria um lugar (de destaque) para ela no arquétipo de Benfica.

Cumprimentos

Stranger disse...

"o MELHOR AMIGO DO PRESIDENTE DO BENFICA SÓ PODE SER ...O BENFICA"!!!Esclarecedor,juntamente com a dos ex 2 socios do FCP poderem vir a ser concorrentes nas eleições.No resto,politicamente correcta ou apenas serena?!Confesso as minhas duvidas excepto no que concerne á grande inteligencia da nossa Leonor.

Pedro disse...

Não percebo pq é que malta aceita fazer estas entrevistas e depois responde secamente...

Frank disse...

Ate que enfim que consigo ler algo da Leonor Pinhao de quem muito gosto,mas desculpa-me Leonor podia-te ler mais vezes comprando o jornal da bola hoje fiquei sabendo que escreve nesse dito jornal deixei-o de o comprar ja algum tempo porque nao estou para engordar jornais que desancam no Benfica sem do nem piedade por mim acabavam todos os que estao contra o clube que amo,vao desastibilizar la para outro lado,gostei da entrevista continuas inteligente como sempre viva o Benfica.

Águia Preocupada disse...

Inteligente esta Leonor!
Óbviamente que votaria LFV... Porquê? Dos que mencionou, é o único que está vivo! Ah! Ah! Ah!

gloriososlbenfica disse...

A contrastar com a outra entrevista do dia esta sim gostei, obrigado!

Papoila calmante disse...

Cá está, em oposição ao discurso do Rui Gomes da Silva na entrevistada dada a outro Blog, esta, dada a este Blog que gosto muito de ler, é uma delícia, porque a Leonor Pinhão ... enxerga-se. Revejo-me muito na sua forma directa de falar do Benfica. Muito boa Benfiquistas, invariavelmente alguém que leio a opinião.

Parabéns ao Blog "ontem vi-te no Estádio da Luz" pela entrevista a tão ilustre personagem. No entanto, teria sido engraçado vocês entrevistarem o Rui Gomes da Silva ... digo eu!

Abraço

luis disse...

@Ricardo que surpresa agradável aqui para este luis ,chegar ao fim do dia e sentir aquele "romantismo" de viver o Nosso Glorioso.
Que desperdício não ter a Leonor, ainda mais presente na comunicação com os adeptos Benfiquistas.
Graças a Deus, que esta fervorosa profissional, é do Sport Lisboa e Benfica.
O que era de nós Benfiquistas que pessoas com o sentido de "humor inteligente" da Leonor ou dos Ricardos aqui mencionados escrevessem sendo de outro Clube :)

-Sai outra imperial pro entrevistador...tempo.

Ulrich Haberland disse...

A Leonor Pinhão, Benfiquista até à molécula duma inteligência viva e mordaz que adoro. As suas 2ª e 3ª respostas são na mouche! Interessante entrevista

David Duarte disse...

Não gostei das respostas. Disseste, Ricardo, que a Leonor Pinhão escreve muito por entre as linhas. Essa é uma marca de inteligência. Contudo tive mais o sensação que ela utiliza muito o travão no que diz. Tu vês informação por entre as linhas. Eu diria mais ausência de conteudo devido a respostas muito diplomàticas. Não gostei da entrevista.

S.L.B. disse...

Parabéns pela entrevista. A Leonor Pinhão é a maior!

P.S. - A pergunta sobre o Luís Fialho era COMPLETAMENTE escusada. Não poderia ser mais a despropósito.

POC disse...

Parabéns pela entrevista. As perguntas estão num misto de inteligência e humor.

Apesar das respostas secas, Leonor Pinhão aponta algumas falhas que temos. O que não é mau.

João Duarte disse...

Eu gosto é de ouvir a malta toda a dizer q não gostavam de trabalhar no Benfica.

Eu devo ser atrasado mental, mas ADORAVA trabalhar no Benfica. Enxergando-me ou não.

eagle01 disse...

Respostas secas, a dar para o cómico que é a sua especialidade. Se o Benfica é isto que se esconde atrás destes crânios, percebe-se porque razão perdemos o domínio do futebol nos últimos anos.

Eu diria que LP foi ZERO a falar de futebol, e VINTE a falar politicamente correcto.

Está de acordo com os textos que leio quando me faz irritar com as suas opiniões de como o Benfica perde títulos ...

Serei limitado, não perceberei a sua fina ironia, talvez ... mas quando ela escreveu, que o empate a 0-0 em Paços, Vale e Azevedo teria perdido as eleições, alinhou num tipo de discurso que só faz o Benfica andar para trás. Porque é um discurso que privilegia a emoção ao projecto. Porque privilegia a reacção primária ao debate pensado.

JVA saiu e com ele Mourinho foi uma questão de dias. Se hoje o FCP tem mais títulos internacionais, agradece-se a toda esta gente que tem sempre grandes projectos, grandes ideias, mas as de LFV podem falhar sistemáticamente, já JVA tinha de ganhar mais (o Paços nesse ano ganhou ao FCP e empatou com o SCP, por mera curiosidade).

Mas o Benfica é isto, tesos, devemos tudo à Banca, em anos de receitas bons como este último, conseguimos aumentar a divida bancária em mais 15 milhões, e a preocupação é o treinador que nos deu o recorde de facturação enquanto SAD de futebol.

Há coisas que continua a não perceber. E não se trata de fina ironia ...