quinta-feira, 31 de outubro de 2013

2003-2013 - a pior década da História do Benfica

Um dos argumentos dos apoiantes do Presimente Vieira, os tais que são adeptos do Benfica fundado em 1994, passa por comparar estes 10 anos do grande líder com os 10 anos anteriores ao notável Luís Filipe. Não o comparam com qualquer outra década porque, na verdade, a única forma de vangloriar a completa incompetência de Vieira é tentar comparações com o pior período da História do Benfica (que neste momento já foi ultrapassado pelo período do Presimente Vieira, se analisarmos todas as áreas em que o clube definha). Para esta gente, que ironicamente diz "nós não temos a memória curta!", curta é mesmo a memória. Ou conveniente. Curta e sobretudo conveniente.

Mas façamos um pequeno e simples exercício de comparações. Essa década de horrores, essa a que não queremos nem podemos voltar nunca (não é esse o argumento para mantermos estes incompetentes nos seus cargos?), como se o futuro tivesse já traçado uma linha curva por onde iremos passar até voltar a Vale e Azevedo e às pedras da calçada, terá sido, em termos desportivos, uma miséria? Sim, terá sido. Foi uma miséria total.

De 1993 a 2003, ganhámos apenas 1 Campeonato e 1 Taça de Portugal. Um péssimo registo muito explicado pelo total desvario com que o clube foi governado, entre Damásio (hoje um grande apoiante de Vieira e visita assídua na Bancada Presidencial), Vale e Azevedo e Vilarinho.

E de 2003 a 2013, que pecúlio desportivo? 2 Campeonatos e 1 Taça de Portugal. Extraordinário! Vieira conseguiu, em 10 anos, ganhar um Campeonato a mais do que a pior década da História do clube. Notável, não é?

A isto teremos de adicionar o pornográfico endividamento que deixa o clube neste momento em falência técnica. Portanto, o Grande Líder Vieira, o salvador do Benfica, o que veio finalmente resgatar o Benfica da miséria conseguiu, em relação aos anos negros do clube, ganhar mais 1 Campeonato Nacional.

Mas talvez não tenhamos ganhado mais nestes últimos 10 anos por causa do sistema - aquele que Vieira apoia, inequivocamente? Não, os anos 90 foram o apogeu da corrupção, vimos coisas inacreditáveis nos campos de futebol portugueses, coisas que nunca mais vimos na última década. Talvez, então, o Benfica pudesse ter ganhado, não fosse a corrupção, mais um Campeonato entre 1993 e 2003 e então estivéssemos hoje a comparar exactamente o mesmo sucesso desportivo entre Damásio/Vale/Vilarinho e Vieira. E nessa altura que mais poderíamos dizer para salvar a pele ao grande líder?

Digamos, por fim, que nem aos adeptos do Benfica fundado em 1994 é permitido dizer tanto disparate para apoiar esta miséria vieirística. Mesmo os que acham que o clube só nasceu há 19 anos, terão de levar com a realidade pelos olhos adentro e perceber que estão a apoiar o abismo do Benfica. Aos outros, aos que verdadeiramente não têm memórica curta e sabem a data da fundação do clube, de facto só resta chorar de vergonha.

O clube definha e a maioria bate as palminhas.

20 comentários:

Anónimo disse...

Mais um enorme texto do Ricardo, sobre o miserável estado actual do Benfica !
No abismo já estamos nós, desde que aquele gebo tomou de assalto o nosso clube; um passivo ao nível do Real Madrid, valores desportivos à Sporting, e comportamentos à Porto...não é preciso dizer mais nada sobre esta crise (que tem bigode !)e a respectiva anuência dos adeptos...

Anónimo disse...


Ricardo,

Se a década de 90 é comprendida entre a temporada 90/91 a 99/00, isto é 10 temporadas, com 4 Presidentes: João Santos, Jorge Brito, Damásio e Vale e Azevedo, o Benfica ganhou nessa década:

2 Campeonatos (1991 e 1994)
2 T Portugal (1993 e 1996)

Seculo XXI de 2000/01 a 2012/13, em 13 temporadas desportivas, com 2 Presidentes: Vilarinho e Vieira (este Director Desportivo de Vilarinho), o Benfica ganhou no seculo XXI e em 13 temporadas:
2 Campeonatos (2005 e 2010)
1 T Portugal (2004)

Outro exercicio, registando todos os títulos e troféus neste século XXI, Benfica versus Sporting (estes sem estabilidade directiva e com 6 Presidentes).

Benfica 8 títulos e troféus:
2 Campeonatos (2005 e 2010)
1 T Portugal (2004)
1 Supertaça (2006)
4 T Liga (2009, 2010, 2011, 2012).

Sporting século XXI ganhou os mesmos 8 títulos e troféus:
1 Campeonato (2002)
3 T Portugal (2002, 2007 e 2008)
4 Supertaças (2001, 2003, 2008, 2009)

Ambos estiveram em Finais Europeias.

Sendo que o Sporting fez uma dobradinha neste século, em 2001/02 e o Benfica não ganha em simultaneo Campeonato e Taça de Portugal desde 1986/87 (Mortimore), coisa "só" com 26 anos.

Mas estes 4 mandatos de Vieira, e as largas e esmagadoras maiorias indiciam que o Benfica está muito bem, e o Sporting muito, muito mal, como confirmam 6 Presidencias diferentes, e a constante instabilidade directiva.

LP

Gandaia disse...

O que eu gosto destas análises simplistas.

Alexandre disse...

Felizmente ou não alguém finalmente toca num ponto importante,o que era o Benfica antes e o depois de 1994.Sim no inicio da década de 90 o clube já demonstrava uma preocupante derrapagem ao nível financeiro,mas a nível desportivo com o sistema no seu auge o nosso Glorioso batia-se sem medo dessa gentalha toda e a nível de títulos conseguia equilibrar as contas com os corruptos.Depois com o aparecimento deste novo Benfica,cuja identidade pertence a pessoas como Manuel Damasio,Vale e Azevedo,Manuel Vilarinho e Luis Filipe Vieira tem sido o deserto total,quer a nível desportivo e não mais importante a nível financeiro.Como diz o autor do texto,Vieira só tem capacidade para se comparar com Vale e Azevedo porque lhe convém para manter o poleiro.Ao menos podia elevar a fasquia e tentar imitar o Dr.Borges Coutinho,Jorge de Brito,João Santos ou Fernando Martins estes sim presidentes á Benfica e que não eram sócios dos rivais,nem iam para o camarote da suinicultura festejar as derrotas do clube onde agora é o presidente.

SLBFacs disse...

O que mais adoro nestes textos é falarem muito do CLUBE Benfica e atacarem a direcção pelos resultados do FUTEBOL! O resto esquece-se, que se lixe a obra feita, o património, as infraestruturas, a recuperação de adeptos, as modalidades....

De cada vez que aqui venho é sempre o mesmo ataque, sempre os mesmos argumentos, sempre a mesma cegueira.

Ricardo disse...

Felizmente, Gandaia, estás cá tu para acabar com os simplismos. Obrigado pelo teu comentário com profundidade e complexidade desarmantes.

Bicadas, e comentar o que está no texto? Dá trabalho? Já agora: um Presidente deve servir o clube na sua totalidade ou só em algumas áreas? Se fizer obra (que não paga), já não tem obrigação de ganhar títulos, é isso?
Mas que raio de Benfica é o teu, companheiro? Tu sabes o que é o Benfica?

Anónimo disse...

Tal como o teu amiguinho David Duarte gosta de fazer...

Mééééééé !

U34 disse...

Ricardo, o Bicadas é adepto da construção civil. O SLBenfica já deve ser decacampeão nacional da Liga Mota-Engil.

luis disse...

Nos comentários no Ndrangheta

Pilares do vieirismo #3
Arrogância,

... os 10 anos é muito tempo.

Comentei com outro comentário. Deixo também aqui nesta tasca do ontem:

Reflecti a responder na tasca da "Coluna d`Águias Gloriosas,

Peço desculpa, reflectir só um bocadinho..
Por causa da traição e ingratidão e principalmente por andar a chover muito.
Com o "Benfica até debaixo de água", quero respirar e ver o Rui Costa que escreveste ai, lá "em cima" a emergir como Presidente. Para isso e pelo Benfica, o 33º que mesmo considerando a "Ancora" como estando "verdinho" para presidente...poderia promover a ascensão tranquila da tal alternativa.
Como o modelo do clube de munique... e poderia haver Coelho na cartola. São bons, foram Capitães.
Talvez seja altura, diz este imbecil do luis de fazer uma Mudança. E não é preciso o actual Presidente fugir... apoiava o Futuro... o Maestro Rui ou o "Humberto Lapin"(ou os 2 juntos) como alternativa credível, pelo caminho Desportivo e seria de grande utilidade pela tradição,

E Pluribus Unum !!!

Só reflecti como é óbvio,
Benfica Todos Tempos.

rui disse...

Eu ja nem ligo nenhuma ao benfica,tanto me faz que ganhe os jogos como os perca,foi a este estado a que eu cheguei,passei as maiores vergonhas da minha vida"desportiva" nestes ultimos 3 anos ja para nem falar nos outros mas eu ja so falo nos ultimos 3,em que andamos a servir de bombos da festa portista,perdemos 2 campeonatos seguidos da mesma forma patetica e vergonhosa e tudo passa.Vale tudo...depois não vejo oposição nenhuma,ao mesmo tempo vejo gajos ainda a defender isto com unhas e dentes,ja cheguei á conclusão que este clube não tem assunto,esta perdido mais vale fechar portas.Digo este clube,porque isto de benfica tem zero

vb disse...

De acordo Bicadas. Se ontem vi-te no estádio da Luz, não o vi certamente nos pavilhões ou no Seixal, onde também se ganham títulos, títulos que há muito fugiam e outros internacionais que nem sequer nunca havíamoas conquistado. Nem mesmo antes de 1994! Critiquem tudo o que bem entenderem, é um direito, mas um blogue benfiquista terá o dever de, se não exultar ou celebrar, pelo menos informar das vitórias. Ou não?
Força Benfica!

ATF disse...

Muito bem, Rui. Este clube de Benfica tem so o simbolo. Que a águia seja Fénix e ressuscite um dia destes e nos traga o Benfica ganhador, o Benfica imperial e que a águia possa voar alto. Até esse dia, resta-nos a lucidez de jamais abandonar o nosso benfiquismo.

Pedro Mendonça disse...

Sou um assíduo leitor do vosso blog, gosto imenso de ler as vossas opiniões, independentemente de concordar ou não vejo a vossa forma de estar no Benfica e mesmo em sociedade muito boa, sou a favor de crítica, liberdade de ideias, especialmente quando fundamentadas com lógica e razão, confesso mesmo que me impressiona imenso ver comentários de certas pessoas que demonstram claramente não aceitar discussão de ideias baseadas em lógica e argumentação, emfim.. pessoas como vocês fazem falta e só com esse tipo de atitudes e forma de estar é que se pode voltar a meter o Benfica em alto nível, voltar a ganhar por sermos melhores e fugindo à tentação de entrar num jogo de corrupção como o Porto.
O meu obrigado por isso.

Concordo com o texto, apesar de no texto faltar as taças da liga que ganhamos, e independentemente do valor delas ser pouco, e tendo em conta que nos anos anteriores do vale e azevedo essa competição não existir, a verdade é que ganhamos e são competições oficiais, apesar disso realmente estes 10 anos são muito fraquinhos em termos de resultados no futebol, isso não há volta a dar, e qualquer benfiquista devia pensar sobre isso seriamente, e se é verdade que os resultados são tendenciosos, como foi já aqui também demonstrado neste blog, há muita coisa mal feita dentro do clube. Fingir que isso não existe ou ter medo de mudar devido ao papão do VA é medíocre e deprimente.

Eu vi o Benfica nestes anos a melhorar o seu futebol e estrutura relativamente à época negra, também não era difícil ser melhor que aquilo, apesar de reconhecer que às vezes sair do buraco pode ser complicado, vi isso, vi o benfica a chegar a níveis muito bons, tive alegrias enormes nas competições europeias, como passar o Marselha na UEFA, ou ganhar ao Porto 3-0 na final da taça da liga, entre outros. Mas também vimos humilhações várias, morrermos na areia demasiadas vezes, atitudes pouco democráticas, pouco desportivas, anti cultura benfiquista, etc. tudo isto sem vermos uma luz na direção em perceber que isso tem de mudar, ano após ano temos mais do mesmo, mudam algumas pessoas mas a atitude continua, da direção, dos treinadores e dos jogadores. Infelizmente eu não acredito que esta direção consiga fazer muito mais que o que fez até agora, já perdi a esperança, e é realmente irritante ver o nosso treinador e dirigentes terem um discurso como se tudo estivesse bem, que o que foi feito é imaculado e que estamos a caminhar para o lugar certo, quando nenhum desses pressupostos ou alegações é verdadeira. Fechar os olhos e apoiar não vai elevar o benfica, vai-nos por numa situação de sonhos, enquanto outros na realidade ganham as provas e os títulos.

Relativamente a este texto, permite-me esta pequena arrogância de corrigir-te num pormenor no português do teu texto: não existe o tempo verbal "ganhado" em português.. "tenhamos ganho" ou "pudesse ter ganho" era o que eu escreveria.

cumps

Anónimo disse...

Ricardo, um aparte: Foste tu quem escreveu o texto da entrada do Paneira na wikipedia, não foste?

Tiago

Anónimo disse...

Ou melhor, pelo menos a parte bem escrita.

Tiago

Ricardo disse...

Mendonça, não tem problema nenhum corrigires alguma palavra que aches mal utilizada. Porém, "ganhado" existe mesmo. Na conjugação com o verbo "ter" deve ser dito "ganhado" e não "ganho", que faz mais sentido quando acoplado ao verbo "ser". Um exemplo muito recorrente deste engano surge na televisão, quando o entrevistador diz ao entrevistado:

«Obrigado por ter aceite o convite". Deveria dizer "Obrigado por ter aceitado o convite". Ser aceite, ter aceitado.

Abraço.

Tiago, não fui.

Ricardo disse...

As Taças da Liga não constam não por qualquer tipo de preconceito (sempre defendi a importância da competição, ao contrário de muita gente que a enxovalha) mas porque não posso contabilizar uma competição que não existia no tempo que procuro comparar. Não faria qualquer sentido.

Sandro disse...

A obra feita é os 8 campeonatos as 2 ligas europa e a liga dos campeoes ganhas pelos porcos. pensem nisto tapadinhos do caralho. 10 anos deste monte de merda no Benfica = á melhor decada da historia do porto. so vao perceber a merda que defendem e elegem pa liderar o Benfica quando for tarde de mais.

Anónimo disse...

À uma coisa que eu sei, é que andar na internet todos os dias a escrever poemas não vai mudar nada,os sportinguistas correram com aquela seita que la andava dali pra fora,e o maior clube do mundo?

Pedro Mendonça disse...

Relativamente aos tempos, fiquei curioso com a tua explicação e fui ver isso, e não há dúvida que tens razão. Para mim soa-me mesmo mal usar o particípio passado aceitado e não o aceite, mas a norma em português é mesmo como dizes e a explicação é essa mesmo.

Depois de ver isso fui ter como meu pai que era professor de português e perguntei-lhe como é que ele diria isso e ele diz-me "é aceitado claro", e eu fiquei com aquela cara de "yup claramente..." hehe depois expliquei-lhe porque lhe estava perguntar isso e ainda nos rimos.

cumps