quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Parabéns, Grande Presidente!

Parabéns a Luís Filipe Vieira pelos 10 anos como Presidente do Benfica.

De toda a vasta obra que trouxe ao nosso clube, destaco o facto de, em 10, ter conseguido perder apenas 8 Campeonatos e 9 Taças de Portugal. Com o sistema instalado - desde árbitros a dirigentes da Federação -, ter ganho em 10 anos 2 Campeonatos e 1 Taça de Portugal é de facto notável e merece toda a nossa consideração e agradecimento.

Outro grande feito que me parece consensual e irrefutável foi ter conseguido empatar com o Porto em títulos conquistados na Luz. Um para nós (2010), outro para eles (2011). Numa altura em que se fala tanto de hegemonia portista, gostava que me explicassem que hegemonia afinal é essa se, em 10 anos, eles ganharam o mesmo número de campeonatos na Luz que o Benfica ganhou.

Além disso, construiu passivo. Uma obra fantástica ao nível do endividamento: de 40 milhões em 2003 passou a praticamente 500 milhões de dívida. Disto ninguém fala e parece-me que revela bem toda a competência na área da gestão financeira: 10 anos, uma multiplicação maior do que 10x. Obrigado, Presidente.

Do betão - tantas vezes injustamente criticado por gente que não é benfiquista -, decido não falar por uma razão simples: numa manobra estratégica de grande monta, ainda nada está pago. Fintámos assim o Fisco e o Sistema, que já se preparavam para investir em força sobre os nossos pagamentos. Não pagando, ninguém sabe quanto dinheiro temos. Mais uma vez, notável.

Agradeçamos, portanto, ao nosso grande Presidente Vieira com um gesto colectivo de vénia sentida. Venham mais 10 para acabar de vez com isto!

1 comentário:

Pedro Dixie disse...

Vocês viram o que o site do Benfica pôs como apresentação dos "feitos" do orelhas?