sexta-feira, 11 de outubro de 2013

2013/14 - O futuro é o passado ?

Definições: Orçamento - documento onde estão indicadas as previsões para a próxima época/ano Relatório & Contas - documento onde estão descritas as incidências da época que cessa/anterior

Ao consultar o site do SLB, quando procuramos saber o que o clube projecta para a época de 2013/14, carregando no link do orçamento, encontramos o relatório e contas da época anterior (2012/13). Será lapso, será intencional ? Será que o futuro é igual ao passado ?

Atenção, estamos a falar do SLB e não da SLB SAD, porque os documentos dessa sociedade só os descobrimos muito tempo depois do final dos períodos analisados, isto sem contar que os orçamentos são algo de desconhecido, se calhar não o serão para os accionistas, mas será que os sócios que são os maiores accionistas da sad não merecem saber ? E os investidores em geral, porque motivo não sabem eles o que a sociedade se propõe fazer nos tempos mais próximos ? Ou será que aquando do próximo empréstimo obrigacionista, sim em princípio será já em Dezembro, será emitido um novo documento a fazer um ponto de situação ?

Pelos vistos continua a política de falta de informação.

Já agora que falamos da SAD, deixo umas questões sobre o BSF:

- Visto que foram "vendidas" ao BSF percentagens dos passes de André Gomes, Filip Djuricic, Rodrigo Moreno e Miralem Sulejmani, valorizados aproximadamente em 4M, 10 M, 15 M e 5M respectivamente, os valores das percentagens alienadas foram recebidos ou só para compensar as menos-valias associadas às alienações dos passes de David Simão, Felipe Menezes, Leandro Pimenta, Nolito, Miguel Vítor e Roderick ? É que contratualmente o risco estava do lado do BSF, mas dado que as rescisões partiram por iniciativa da SLB SAD, seria interessante que a Administração da Sad esclarecesse este assunto.

- Porque raio o Bruno César se manteve na carteira do BSF até Junho de 2013 se saíu em Janeiro ?

- Os 120.000 euros pagos ao BSF pelo Schaffer, querem dizer que a SLB SAD recebeu 300.000 pela alienação do seu passe, ou apenas que foi o custo que a SLB SAD suportou para rescindir ? Se foi a segunda opção, quais os valores suportados pelas alienações acima referidos ?

Já vão longas estas reflexões "chatas" sobre contas, assunto que pouco importa à generalidade dos adeptos, excepto na altura de aprovar ou chumbar R&C e orçamentos. Quanto aos putativos candidatos, seria mais interessante ver que estão despertos para estes assuntos, pois assim não o sendo, como podem ser considerados alternativos ao poder vigente que (des)governa o clube e a sad ?


Bcool

1 comentário:

luis disse...

Oh tempo...

http://www.youtube.com/watch?v=DSuigYIfBAQ

Vivas...