segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pacifico



O jogo e resultado de ontem com o Nacional foram assim, pacíficos. Como aqui escrevi antes do encontro, este era um jogo importantíssimo para darmos uma resposta que traduzisse fiabilidade para o futuro mais próximo e nos aproximasse de um ou dos dois nossos rivais no imediato.

O jogo decorreu sem grande alarido, com uma assistência melhor e mais entusiasta que no jogo com os Gregos para a Liga dos Campeões, a equipa respondeu de forma afirmativa, ainda que não tenha sido concludente.

Fizemos uma exibição “qb” e assim asseguramos 3 pontos que uma vez ganhos pouco traduzem, mas que se perdidos criariam um ambiente em torno da equipa e, acredito, entre a própria equipa muito difícil de sustentar e recuperar.

Não fomos esplendorosos ou esmagadores, mas soubemos chegar à vantagem e controlar o jogo e o tremendo desgaste físico que o jogo para a liga milionária havia deixado. Eu prefiro assim, eu prefiro vencer sempre por 2-0 que vencer muitas vezes por 5 ou 6, mas não ter maturidade para, nos momentos cruciais, vencer nem que seja por 1, e ontem a equipa soube ter essa maturidade, soube controlar o resultado da única forma segura de o fazer, ou seja, controlar o jogo controlando a bola. Gostei ainda mais da atitude da assistência que perante este desejo de controlo do resultado, e ao contrário de outras vezes, soube compreender e aplaudir os jogadores, este é o comportamento certo.

É ainda de registar e realçar a estreia do jovem Cavaleiro a titular na equipa do Benfica. Não marcou, não deslumbrou, mas deu mostras do que pode fazer. Ao contrário do que pensa Jorge Jesus, eu não achei que o jovem estivesse com um nervosismo por aí além, obviamente que o técnico conhecerá melhor o “menino” que qualquer um de nós, mas aqueles remates, aquelas tomadas de decisão são característica indelével de Cavaleiro, ele é assim, ele é rapidez, técnica e remate, sem isto não marcaria os golos que marcou ao serviço dos escalões jovens e da equipa B. Errou? Claro, mas nem Ronaldo, Messi ou… Ola John fazem tudo certo durante um jogo. Ainda tem muito para crescer? Obviamente, anormal seria que assim não fosse, agora há que dar continuidade à aposta no jovem para que continue a crescer e evoluir com a equipa.

Para finalizar fica o registo de mais uma lesão. O número de lesões aparentemente musculares tem atingido proporções, no mínimo, preocupantes. Não faço a mínima ideia sobre as razões de tanta lesão, nem sequer entro na discussão se tal será reflexo dos métodos de treino, mas que tanta lesão não é normal, isso não, e com o número que já atingimos esta época é impossível que não se estabeleça um padrão.

3 comentários:

Por um Benfica Glorioso disse...

http://issuu.com/benficaglorioso/docs/por_um_benfica_glorioso_versao1/3?e=9724529/5412821

Pedro disse...

Boa tarde José...

Não concordo com a análise do ponto de vista do público, estive no estádio, e quando temos bilhetes ao preço que tivemos esta semana e pouco mais de meia casa temos...há que tirar conclusões...

Abraço
Pedro

José Moreira disse...

Não discordo Pedro, mas o público não se reconquista de forma tão rápida quanto se afasta.