quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O futuro presente

24 de Outubro de 2025. O antigo estádio do Sport Lisboa e Benfica, também carinhosamente tratado pelos seus adeptos como Estádio da Luz - agora Estádio Luís Filipe Ferreira Vieira, como homenagem ao grande Presidente que leva mais de duas décadas ao leme da instituição -, recebe uma equipa grega numa noite de chuva torrencial. Jogo grande, de Champions League. 

A fase da equipa não é a melhor, mau princípio de época, pontos perdidos, muita contestação, nota-se que o lugar do treinador Bruno Alves pode estar em perigo, caso se verifique uma derrota. Observa-se uma natural saturação por parte dos adeptos com a forma como o técnico vai cometendo os mesmos erros consecutivamente - há mesmo quem diga que o faz propositadamente, maldosamente insinuando ser Bruno Alves um portista doente e um anti-benfiquista primário.

Mas recuemos a 2020, altura em que o Presidente Vieira o contratou. Viviam-se tempos de grande azáfama no Benfica. Augusto Inácio havia sido demitido em Outubro por perder em casa com o Calipolense para a Taça de Portugal, acrescentando essa trágica derrota às outras cinco com que tinha iniciado o campeonato nacional. Não havia outra forma de procedimento: havia que demitir o treinador. Apesar de já levar 4 anos e apenas um só campeonato, Inácio vira, meses antes, o seu contrato renovado pelo Presidente por mais duas épocas. Era um dilema que Vieira tinha de resolver. 

Como sempre, funcionou com a competência que lhe é característica: despediu Inácio, pagando-lhe choruda indemnização, provou aos sócios e adeptos que a responsabilidade daquele mau momento era exclusiva de quem treinava a equipa e convocou para o seu lugar um técnico com as qualidades essenciais para o cargo: passado ligado ao Porto (o mesmo será dizer: conhecia a estrutura competente dos portistas), valores fundamentais como a raça, o querer, a impetuosidade, o conhecimento profundo do princípio bélico "olho por olho, dente por dente". Alves aparecia assim como o verdadeiro salvador e os adeptos acreditavam. Em Alves mas sobretudo na visão profissional, competente e credível do Presidente. Se Vieira escolhera um ex-portista para técnico do Benfica, só podia ser por uma razão fortíssima que não estaria ao alcance de todas as mentes, em especial das suas, que, apesar de poderem gerar laivos de alguma esperteza - inteligência, mesmo, de tempos a tempos - não estavam, é evidente, no mesmo nível da superior genialidade do Grande Dirigente.

Entre os Outubros de 2020 e 2025, Bruno Alves fez um trabalho que poderá ser considerado a todos os níveis brilhante. Somou pontos na Europa - o Benfica é hoje o 17º no ranking europeu -, a espaços pôs a equipa a fazer um futebol maravilhoso - houve mesmo uma goleada de 3-0 ao Sarilhense em 2021 no Estádio da Luz -, deu ideias sobre futebol à UEFA que foram prontamente aceites (um orgulho para o Benfica!), espalhou toda a sua sabedoria dos tempos em que jogava por universidades, bibliotecas, livrarias e alguns ginásios dedicados ao ensino das artes marciais (fundamental exercitar o lado mental do jogo), tornou-se num dos treinadores mais bem pagos de sempre no futebol mundial (prova da sua visceral competência!) e chegou mesmo a ganhar ao Porto num encontro de pré-época entre as duas equipas. Um notável 1-0, com um golo em fora-de-jogo, é certo, mas milimétrico e muito difícil de ajuizar por parte do fiscal de linha. 

Tem, além disto tudo, um discurso muito forte contra as arbitragens, que é uma missão que qualquer benfiquista saudável, lúcido e racional deve ter. Falar sempre nos árbitros. Com razão ou sem, falar sempre nos árbitros. É imperioso dar a conhecer ao mundo a nossa condição de vítimas do mundo. Nos árbitros, nos jornais, nas condições meteorológicas, na saliva dos cães, nos botões de punho, corruptos botões de punho que conspurcam as melhores camisas do Benfica. Bruno Alves entendeu o que era a mística do Benfica de Vieira e disso fez eco ao longo destes anos. Infelizmente, após 5 épocas, começa a haver alguma saturação, algum desprendimento, algum desânimo. Os títulos de facto não abundaram. Desde que entrou em 2020, em 5 anos não ganhou qualquer Campeonato nem Taça de Portugal. Venceu uma Taça da Liga, festejada a preceito por todo o mundo numa demonstração maravilhosa de benfiquismo; desde o Canadá à Patagónia; de Timor à Índia; Austrália, Japão, Sri Lanka, Malásia, Djibouti, Namíbia, Pólo Norte, Vaticano. Em todo o mundo saíram à rua os benfiquistas, loucos com novo título e ávidos de demonstrar a excelência daquela governação. 

Seriam poucos os títulos ganhos por Bruno Alves? Ou melhor: em 5 anos uma Taça da Liga era pobre pecúlio? Sim e não. Sim, se fingirmos que não existem factores externos a prejudicar o Benfica. Não, se descortinarmos os ataques cerrados que o mundo faz ao clube. Como esquecer as rajadas de vento que se levantaram naquela derrota no Dragão? O ângulo da chuva que impediu o nosso guarda-redes de ver a bola no lance que decidiu quem ficaria em 4º lugar na época 2021/2022? A qualidade dos átomos que favoreceram claramente o Sion e o empurraram para uma copiosa goleada sobre nós na fase de grupos da Liga Europa em 2024? Haja decoro, lucidez e seriedade. Não fora vivermos no Planeta Terra e o Benfica teria ganhado nestes últimos 22 anos de Vieira uns 4 campeonatos! E, se assim fosse, alguém poria em causa a competência de quem nos dirige, como hoje o faz uma minoria de incapazes selváticos, mentecaptos anti-Benfica, que não sabem que só apoiando conseguiremos lutar contra o sistema corrupto?

Infelizmente, os ciclos tendem a cumprir-se e o de Bruno Alves parece ter chegado ao seu fim. Foi assim com Jesualdo Ferreira, assim com Camacho, Trapattoni, Koeman, Fernando Santos, Camacho outra vez, Chalana, Quique Flores, Jesus, Domingos Paciência, Pedro Emanuel, Manuel Machado, Nuno Espírito Santo, Helton, Vítor Baía, João Pinto, Secretário, Bandeirinha, Fernando Couto, Costinha, Octávio Machado, Augusto Inácio e também será assim com Bruno Alves. Trabalharam em prol do clube, trouxeram-nos grandes alegrias, aumentámos o número de sócios com os seus fantásticos contributos mas há sempre uma hora de despedida e outra de novos encontros com o futuro. 

Importa é confiar no projecto que o Presidente tem para o Benfica. São 23 anos à frente dos destinos do clube. São 3 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 5 Taças da Liga, 1 Taça do Alentejo, 1 vitória na final do Portuguese Day (ilustre prova de reiki para os emigrantes idosos de uma cidade na Nova Zelândia). Temos hoje um Estádio, um Museu, três televisões, duas rádios, uma Casa de Repouso, um Manicómio, 3 Enfermarias, 2 Hospitais, 10 táxis, 3 Restaurantes, Pastilhas Benfica, Lentes de Contacto Benfica, Vendas para os olhos Benfica, Aparelhos Auditivos Benfica, Pacemakers Benfica e, fundamental não esquecer, a Lavandaria Benfica (mais um projecto inovador do nosso Presidente quando ainda ninguém tinha pensado em usar um clube de futebol para lavagens de todos os tipos, a altas e baixas temperaturas, lavando-se roupas, lençóis, cérebros, dólares, tudo o que estiver apto a ser gloriosamente lavado). 

Bruno Alves sairá nos próximos meses, é seguro. Outro virá, o Benfica não morre com o afastamento de ninguém. Muitos vieram, passaram, foram. O cemitério está cheio de insubstituíveis. Na verdade, só um verdadeiramente o é e esse já tem estátua em frente ao estádio. Luís Filipe Ferreira Vieira. O fundador do verdadeiro Benfica desde 2002 e honroso senhor que dá nome à nossa Catedral. 



16 comentários:

Águia Eterna disse...

Esse SOBA que faz de Presidente do MEU BENFICA, está a AJABARDAR completamente o Clube.

Oh Deus, que mal Te fizeram os verdadeiros BENFIQUISTAS, para termos de ATURAR um RÊBO ANALFABRUTO e COVARDE a fazer de Presidente do Maior, Melhor e Mais Belo Clube de Portugal??!!

Caro Ricardo, se tivermos o AZAR de ter de suportar esse luís FLOP vieira a fazer de conta que é Presidente do Nosso BENFICA, tenho quase a certeza ABSOLUTA que a Nossa bela Catedral irá virar DESERTO nos jogos do Nosso "Benfiquinha", tendo apenas como "assistentes" o tal FLOP, os polícias e bombeiros e claro os amiguinhos lambe cús ao Flop e certamente alguém da sua família para compor o ramalhete.

Mais a sério: Ao que esse INCAPAZ - que até permite, segundo o próprio disse em directo na CM-TV, que o ARREMEDO de treinador j.JEJUM o trate a le que faz de Presidente por e passo a citar "OH PÁ, OH PÁ, ISTO, OH PÁ AQUILO".

Mas caros amigos BENFIQUISTAS, esse SABUJO tem alguma personalidade para ser Presidente do MAIOR E MELHOR CLUBE DE PORTUGAL??!!
O homenzinho nasceu para SACRISTÃO ou para ABADE de uma qualquer aldeola, e os CULPADOS somos NÓS, todos NÓS BENFIQUISTAS que o metemos e o MANTEMOS LÁ, lá, na mais ALTA CADEIRA DE PODER DO CLUBE, onde esse MEDROSO e INCAPAZ fica à espera que - como CRENTE que é - seja a Nª. Snhª de Fátima, de Guadalupe, de Cracóvia, etc, etc, etc, enfim todas elas são a mesma, a RESOLVER OS PROBLEMAS da Nossa equipa de futebol profissional, que mais não é que um grupo EXCURSIONISTA E TURISMO pagos a PESO DE OURO por todos aqueles que AMAM VERDADEIRAMENTE O BENFICA, como é o meu caso.

A equipa anda dentro do relvado completamente ao DEUS DARÁ. Não pressiona, faz apenas que pressiona, falsa pressão, apenas fica à espera em terrenos recuados que o adversário, ele próprio ESTRAGUE as suas jogadas. Há anos que não vejo a Nossa equipa ganhar um cabeceamento na área adversária ao primeiro poste. Nunca lá está ou aparece um Nosso jogador. Não atacam a bola, limitam-se a ficar à espera das sobras ou que os defesas centrais contrários falhem a intercepção dos cruzamentos. Chutam FRACO, FRAQUÉRRIMO, dando a ideia que só comem iogourtes ESTRAGADOS, ou quiçá, que passam mesmo fome.

Uma DESILUSÃO E TRISTEZA ABSOLUTA.

Mais VERGONHOSO e REVOLTANTE ainda, é depois disto tudo termos de ouvir o autêntico ARREMEDO de treinados, sim, esse FALSO COMPETENTE jorge JEJUM a dizer BANALIDADES e que a equipa mostrou força física, raça, etc,etc,etc,..

Oh j. JEJUM, afinal não é só na Play Station que se ganha ao Benfica, hein??!! Agora é que vês o que é ser ROUBADO.

Olha j. JEJUM, vou terminar, porém peço-te antes, que Nos digas que vais CAG....R ... levas contigo o l.FLOP vieira que faz de Presidente e por favor ... NÃO VOLTEIS MAIS.
Esse serviço que farias ao MEU BENFICA valeria mais do que três Campeonatos Nacionais VERDADEIROS seguidos.

BENFICA......sempre o Maior e o Melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.
BENFICA.MAIOR QUE O DESPORTOOOOOOOOOOOO



piazzanuova disse...

Ricardo, este é sem sombra de dúvida um dos teus melhores posts.

Muito, muito bom!

Anónimo disse...

esta é, oficialmente, a posta de pescada do ano!!!!

tom humorístico bastante elevado, porém, acredito que preditivo.

a ideia do manicómio benfica, gerido por jorge jesus, pois claro, quem haveria de ser, pode muito bem ser a próxima grande obra do querido lider vieira. será, certamente, mais um grande salto em frente!!!

viva benfica! viva vieira!

Filipe Araújo disse...

Posso não concordar com parte da linha editorial deste blog, mas este post está muito bom!

Anónimo disse...

Acho que o Ricardo está perturbado mentalmente...

Águia Preocupada disse...

Oh! Ricardo! Não consegui conter um sorriso... Amarelo é verdade! Mas a realidade é tão negra... Felizmente que em 2025 ou já cá não estou ou a minha idade já não me permitirá atingir o alcance da gravidade da situação e qualquer mentirita servirá para acalentar e alimentar a minha alma benfiquista... Assim como se faz na Coreia do Norte... Perdem por 7-0 com Portugal mas noticiam que ganham por 1-0!!! Podem fazer-me o mesmo. Será uma obra de caridade!

paulo Chagas disse...

Escreves coisas com as quais concordo mas este post não lhe acho piada nenhuma...só de ler os nomes que aqui escreves dá-me a volta ao estômago...

Anónimo disse...

Brilhante !!!

POC disse...

Dos melhores de sempre. Parabéns.

Anónimo disse...

Perturbados mentalmente são «benfiquistas» como o anónimo das 11:23, que após 10 anos de humilhações desportivas, endividamento ao nível do Real Madrid e uma falta de valores ao nível do fcp, continuam a bater palmas a toda esta merda e a reverenciar o poder (aliás, esta é uma característica intrínseca dos Portugueses).
Adiante ao que interessa; só tenho 2 palavrinhas para o post : Na mouche !

Anónimo disse...

Ricardo, consegues dar toques de calcanhar?!

http://serbenfiquista.com/forum/index.php?language=&topic=5709.1076703190&topicseen#msg1076703190&language=

luis disse...

...E leva à palma a luz intensa...
Com "Presentes" destes, a chuva de ontem...
Não será exagero, "24 de Outubro de 2025"????

Já peguei na calculadora e tudo. Após o Plantel mais caro, o mais comprido,o mais pesado, não é dos últimos anos. É da história toda do Sport Lisboa e Benfica.
Na cmtv o 33º,hum, hum, disse setenta e tal jogadores, para emagrecer os cento e tal com contrato.
Isto claro está, será um "Presente" para todos aqueles que querem fazer um cordão humano da Luz ao Seixal só com contratações do 33º até 2025.

Julgo que algum camelo vai atravessar o deserto antes dessa data. O caminho é dificílimo , há terrorismo, bandidos, abutres, por todo o lado. Mas os camelos aguentam bem a sede de títulos. Fazem limpezas a seco no meio do pó. Tapam a cara... e exploram o que restar para explorar, com loiras fresquinhas.
O filho aqui do meu vizinho que ainda não nasceu, será que ainda vai provar a pastilha elástica e ouvir o Piçarra??

Quando entrei pela 1ª vez numa destas tascas Benfiquistas, foi no ndrangheta com este desabafo,
1ºPROS MAIS DISTRAÍDOS Blogger luis disse...

Sr.Karlos com essa força do contra todos, fez aparecer os Azedos nesta instituição que já teve um presidente de profissão "alfaiate". A Cultura do nosso clube desde a Era Damásio, tem uma SAD em que o 1º foi o "Vale Tudo", o 2º o maltratado Vilarinho não só por ter "ADN" benfiquista. Mas porque o presidente do Alverca SAD tinha que ir construir o novo Estádio , mas não podia ser logo Presidente. Agora o nosso clube SAD até pode vender cimento, mas eu serei sempre daquele Benfica que levou sacas as costas e tijolos. Meus amigos as eleições estão já perto e os contratos com novos jogadores serão de 5 anos e de muitos, resmas, para se criarem muitos nós. Bem com atlético de madrid já são "fundações" mas o Brasil com tantos emprestados deve ter umas obras boas no futuro , não acha? Enfim deixo aqui uma sugestão para alterar estatutos:
Presidente do Benfica não pode ter exercido cargos dirigentes noutro qualquer clube, dito "profissionais" ou mesmo amadores..

Mais de 10 anos é muito tempo...

Continuará a chover daqui a mais 12 anos,
... vai passando o tempo.

Glorioso abraço " pau e bola" na camisola.
Olhemos pró céu... Vivas ao Nosso Glorioso, Ámen Benfica.

rui disse...

e a funeraria benfica em 2025 ja não existe porque?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Que raio de texto ;)

Anónimo disse...

Refundação até lá?
"Domingos Paciência, Pedro Emanuel, Manuel Machado, Nuno Espírito Santo, Helton, Vítor Baía, João Pinto, Secretário, Bandeirinha, Fernando Couto, Costinha, Octávio Machado, Augusto Inácio e também será assim com Bruno Alves."
Percebo que isto seja uma caricatura, mas nem assim consigo admitir tipos desses a treinar o Benfica...

Paulo Beleza disse...

Corre o ano de 2024! O fcp acaba de ganhar mais um campeonato nacional de futebol. Trata-se do 35º da sua história aldrabada. Porém, este não é “apenas” mais um campeonato para o fcp, é o mais sonhado e ambicionado, dado que pela primeira vez na historia do futebol nacional, o fcp ultrapassa o Benfica em número de titulos: 35 contra 34!
LFV é presidente do Benfica há 21 anos! O “querido” presidente, proibido de ser avaliado pelo desempenho desportivo, continua a fazer aquilo que ilude os Benfiquistas: construir! Vieira prepara-se para inaugurar no Seixal, uma mini-réplica do estádio da Luz com capacidade para 25.000 espectadores, além de mais 5 campos relvados construidos para os benjamins, petizes e traquinas, o futuro do Benfica claro! Os sócios rejubilam com mais esta magnifica obra, única no mundo! Ao mesmo tempo, é apresentado um projecto de futebol “Sénior A+”, que tem por objectivo contratar jogadores em fim de carreira que representaram o Benfica, de modo a manter as memórias dos associados, uma espécie de museu ao vivo! Está ainda em equação a construção dum lar para os futebolistas! Quanto ao passivo é agora de 800 Milhoes de euros! Nada que preocupe Vieira, sócio ou ex-sócio do fcp e antigo homem de confiança de Pinto da Costa, pois a obra é visivel e o Benfica merece tudo!
Jorge Jesus cumpre 14 anos á frente do Benfica, periodo no qual venceu 2 campeonatos: 2009/10 e 2018/19. No reinado de Jesus a equipa joga bom futebol e falha por pouco mais 10 campeonatos, que perde para o fcp (12) e Sporting (1)! Os adeptos do Benfica, conhecidos pelo romantismo, maravilham-se com o futebol de ataque e lamentam a falta de sorte! Uma das coisas que mais “encanta” os sócios do Benfica é a filosofia de jogo de Jesus: “se sofrermos 4 golos temos que marcar 5”! Em 2019, apresentam mesmo em AG, uma proposta para fazer uma estátua a Jorge Jesus que é aprovada em aclamação!
Dada a ausência de títulos e à crise económica e social que se prolonga, o Benfica passa de 230.000 para 110.000 sócios pagantes. Os adeptos na casa dos 60 anos de idade, viram o Benfica ser campeão 4 vezes nos ultimos 30 anos! Os adeptos de 20 anos viram o Benfica ser campeão 3 vezes em toda a vida! O Norte do País, outrora “encarnado” é agora pintado de azul e branco....
Realidade ou ficção?

Depois de publicar este texto no Face, o Hugo Filipe disse-me que tinha visto um texto parecido aqui!!! Incrivel coincidencia!