sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tempo de passar a bola a outro

«Reconheço o sabor desta época 2013-14, é aquele travo acre dos anos 90 e do início dos anos 2000. Parece que estou em 1996, 98 ou 2001. É aquele desânimo, o ver por obrigação uma equipa sem vida, sem rumo. Em consequência, os benfiquistas voltaram ao erro daquela época negra: a dança de treinadores . 

Todos os benfiquistas querem um treinador novo, estão fartos de Jesus. E têm razão, diga-se. Depois do final traumático da época passada, o Benfica devia ter dispensado Jesus. Como isso não aconteceu, os jogadores e os adeptos ainda estão nas Antas e em Amesterdão, ainda estão naqueles dois 90+2, ou seja, a época passada ainda não acabou. Mas, atenção, o grande responsável por esta situação não é Jesus. O culpado é o Presidente Vieira. O tema de debate não deve ser o pós-Jesus, mas sim o pós-Vieira. Para não despedir Jesus no final da época passada, Vieira agarrou-se ao trauma Fernando Santos. 

A comparação é incompreensível e revela logo à partida uma débil inteligência desportiva. Fernando Santos foi despedido na primeira jornada da sua segunda época. Uma precipitação idiota, sem dúvida. Ao invés, Jesus estava há quatro anos no clube (um ciclo completo) e finalizou este ciclo com três derrotas traumáticas. O fim da Era Jesus era a única saída aceitável. Não está em causa a qualidade do futebol (questão técnica), mas a moral de um homem. Depois da descida aos infernos da bola, os jogadores e adeptos nunca voltariam a encarar Jesus da mesma forma. O balneário nunca mais estaria com ele. Como se vê agora. Toda a gente antecipou este cenário, Vieira foi a única pessoa no planeta que não quis ver o óbvio. 

É grave. O Presidente do Benfica não tem de perceber de futebol, mas tem de revelar sensibilidade para as coisas que estão além da folha de excel. Fernando Santos e Jorge Jesus são o 8 e o 80, e o problema é que Vieira nunca conseguiu encontrar um meio termo na sua relação com os treinadores. 

Além disso, a gestão do plantel tem sido caótica e, passados 12 anos de consulado Vieira, o Benfica ainda não fixou uma estrutura clara: quem é que manda no futebol do Benfica? O que faz Rui Costa? O que faz Shéu Han? Carraça? Todas estas indefinições estão na base das nossas derrotas. Sim, é verdade que Vieira terá um lugar na história do clube . 

Os historiadores do Benfica dirão que "Vieira foi o presidente da transição, pegou num clube de joelhos e deu-lhe estruturas". Problema? Falhou no futebol. É tempo de passar a bola a outro.»


Henrique Raposo

11 comentários:

Unknown disse...

Gostei dessa. Mostra que o Vieira não controla toda a comunicação social afecta ao Benfica.

Esse Henrique Raposo, a Leonor Pinhão (nunca devia ter feito parte da comissão de honra) e outros, podem ter um papel importante na futura mudança.

Ulrich Haberland disse...

O JJ tem sido o profissional mais competente do Benfica desde que chegou ao clube. Dedicação, empenho e trabalho a 100%. Conseguiu que a equipa roçasse a perfeição e mesmo assim não conseguiu ganhar.
É mais um que é moído pela enorme engrenagem da corrupção e vilanagem do futebol português e pela incompetência da Direcção do Benfica.

Infelizmente parece-me que o JJ no Benfica "não tem mais fogo por onde arder". Infelizmente, pois esta poderia ter sido uma história felicidade para ambos e acabou em pesadelo. Tenho pena, pelo JJ e pelo Benfica e Benfiquistas.

Não fora o JJ e estes últimos anos teriam sido bem mais penosos para nós, não tenho dúvidas. Ainda sonhámos e lutámos até ao fim APESAR da incompetência da Direcção e da Corrupção do nosso país. Obrigada JJ por isso.

O Benfica só voltará a ser um clube ganhador quando tiver uma direcção com gente que seja Benfiquista (com tudo o que isso implica de valores éticos e morais), perceba de futebol e saiba posicionar-se no jogo político do futebol português de forma a defender a equipa da corrupção.

Espero, sinceramente, que o Rui Costa faça parte dessa solução. Assim como acredito que Aimar, Nuno Gomes, Paneira por exemplo também deveriam fazer.



P.S.: M. (do "Lá em casa mando eu"), forma lá a tua equipa de 10 pessoas e chega-te à frente.

Ai Vale Bujas disse...

O Sr Henrique Raposo tem razão em cada linha que escreve... Mas a culpa não é só da direcção, a culpa é dos adeptos também. Os sócios do Benfica têm que começar a comportar-se como sócios.

Anónimo disse...

Se este Henrique Raposo é o Henrique Raposo que regurgita imbecilidades elitistas e reaccionárias no Espresso então não o quero ver nem perto do Estádio da Luz. No Benfica como na vida e na vida como no Benfica ou então não vale a pena.

nunomaf disse...

Só para dizer que concordo na íntegra com o comentário do Ai vale Bujas.

Quanto ao resto, já tanto se disse que me perco em todo este ruído.

É hora de mudar? Então vamos organizar a mudança para termos uma alternativa credível e bem estruturada. Alternativa só por ser alternativa para votos só vai ter o resultado que as anteriores tiveram.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:27h: é esse mesmo meu amigo.
Ai Vale Bujas: a culpa é dos sócios? Todos amigo? ou só quem vota no Vieira? Eu se quiserem também posso arcar com um bocadinho das culpas (eu gosto mais de responsabilidade, mas insistem nas culpas, tá bem);
Haberland: a equipa a roçar a perfeição? (então o que dizer do FCP? que não perdeu um jogo?); se no ano passado não ganhámos nada a responsabilidade direta é do JJ. Os anos de JJ foram anos de muito forte investimento (jogadores acima de 5M Euros foram muitos, jogadores, diga-se a que não estávamos habituados, nem aos valores nem à qualidade); Claro que o Vieira é sempre o principal responsável, se considerarmos que é ele que manda no Benfica, desportivamente falando (eu acho que é o JJ, mas isso sou eu, que sou burro). E o que me assusta é que o Vieira parece perceber cada vez menos de gestão e muito menos de gestão desportiva, a não ser que considerem que também ele é o treinador do Benfica.
Já vai longo isto....

Gus disse...

Calma lá......."o presidente do Benfica não tem de perceber de futebol"???????

Então mas é presidente de um clube, eclético, é verdade, mas baseado no futebol, presidente da SAD do futebol e não tem de perceber de futebol?

Meus amigos, aqui não se vende papel, electricidade ou automoveis, em que basta entender o processo e melhorar a margem, aqui faz-se e vende-se futebol. Isto é uma SAD, não uma SA. O presidente tem de perceber de futebol! Mas ainda ninguém percebeu que, para além do homem se estar a borrifar para o clube e querer encher os bolsos, ele não percebe nada de futebol???!!!

Mas vamos continuar a apoiar para não levantar ondas...estabilidade e tal....ai Benfica Benfica.....

Mandavir disse...

Acha que o Henrique Raposo têm toda a razão, o LFV acertou em alguns aspetos (Estádio, Museu, BenficaTV) mas errou em outros (gestão desportiva), se deve ou não ser substituído? Primeiro é preciso que apareçam hipóteses sérias para o substituir, depois se fala.

Quanto a mim falta só dizer que o Fernando Santos preparou uma equipa na pré-temporada e pouco antes desta começar o LFV vendeu os seus dois melhores jogadores e que pelo contrário o JJ ainda viu reforçada a equipa que já tinha do ano passado.


Caro Anonimo das 12:51 "a equipa a roçar a perfeição? (então o que dizer do FCP? que não perdeu um jogo?)" - Está mesmo a falar a sério? quer que lhe recorde que por exemplo no jogo SLB-FCP no ultimo minuto de jogo foi roubado um penalti ao Benfica (falta sobre Garay) que dava a vitória ao Benfica? Quer que lhe recorde as inúmeras mãos na área, que não foram sancionadas?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

sim é...sem mágoas...sem tretas de merda associadas ao ego humano!... é isto... obrigado a ambos deram o vosso melhor... mas é tempo de dar oportunidades a outro...s...

luis disse...

Para este post, para o Raposo, para os Benfiquistas, um grito Bem Grande...

« e pluribus unum »

Somos o Benfica !!

Não somos a equipe maravilha, temos que ser uma maravilha de equipe.

Isto não é só ganhar... temos que Vencer!!!

Quais 130 milhões, qual melhor equipe... que aquela... ou que a outra !!

Isto parece prostituição ao falar-se de activos ou história sem sentimento, sem a responsabilidade imprescindível para as vitórias. Ou mais grave, atletas sem aprenderem a cultura moral, ética e desportiva desta centenária Instituição.

Este é jogador do Benfica... aquele é do Benfica... tem que ter agente desportivo, mas o jogador é do Benfica. E não são precisos muitos, precisamos só, dos necessários com qualidade e dentro das nossas capacidades.

-O nosso Povo Benfiquista é que paga estas coisas...
Cruzamento em arco, o esférico vai para a tal reflexão da formação...o atleta português, enfim... o respeito pela utilidade pública, valorizar o que é do nosso Povo.

-Os atletas do Benfica tem que valer pela Mística, pelo crer... Homens ao serviço da Instituição. Escalarem ao orgulho máximo das Vitórias, transmitindo a coerência no objectivo:

Enriquecer a História do Sport Lisboa...

Anónimo disse...

É isso mesmo! Onde está a MÍSTICA do BENFICA!
Temos de ressuscitá-la, só assim
teremos orgulho de sermos diferentes, não nos vergando às situações que nos querem impôr, por certos meios.
Benfica Sempre!