quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Um plantel melhor e uma equipa mais fraca

Sim, é possível. E é a nossa realidade.

O Benfica tem um plantel bastante superior ao da época anterior. A matemática é fácil de fazer: não saiu nenhum dos jogadores considerados nucleares aos olhos dos adeptos ou equipa técnica e foram feitas várias aquisições que, em alguns casos, melhoraram inequivocamente (essa palavra que tantos benfiquistas gostam) o grupo de trabalho.

Não será, por ventura, o melhor plantel dos últimos 30 anos, ao contrário daquilo que o vendedor de sonhos apregoa aos sete ventos. Mas de Vieira, o ventoínha, falaremos noutras núpcias, até porque o que me preocupa neste momento é ver tanta qualidade na equipa e tão pouco rendimento em campo.

A mesma estrutura, a mesma equipa técnica, a mesma base do ano passado. O Benfica entrou na tão propalada "marcha da estabilidade" e criou as condições que a maioria pensa serem as necessárias ao sucesso. Independentemente de haver competência em todas as áreas do clube e outras trivialidades que são meros pormenores sem qualquer importância. E à parte disso tudo, talvez inexplicavelmente, o Benfica pratica um futebol que é pouco menos que miserável.

Marítimo, Gil Vicente, Sporting, Vitória de Guimarães e Belenenses. Esqueçam os resultados, não olhemos a números. Tendo em conta a qualidade do futebol praticado, as oportunidades criadas, o fio de jogo, a organização defensiva, a fome de vitória, a sensação de que a equipa quer e está perto de conseguir ganhar jogos, eu só não vejo um decréscimo em termos de qualidade num ponto do jogo: bolas ofensivas paradas (onde, por sinal, estamos melhor). Tudo o resto está a anos-luz do que se praticou na temporada passada, com um plantel mais fraco e com menos opções.

As conclusões ficam para quem as quiser tentar tirar. Parece-me óbvio onde está o problema.

9 comentários:

Gus disse...

Só não vê ou não percebe quem não quer. Cito duas declarações acabadas de fazer, uma do presidente dizendo que "é nestas alturas que tem de se estar com a equipa" e outra do Matic que diz que "a motivação não é a mesma".

Um presidente de uma SAD tem de estar sempre com a equipa. No Benfica não....este senhor mistura a via pessoal com os assuntos do clube. Porque será que não quer ter salário? Então e o jogo com o Estoril? O mais importante da época passada! Não era momento para estar com a equipa?

Como é possivel um profissional do clube vir dizer que a motivação não é a mesma? Receber dezenas de milhares de euros por mês não é motivação suficiente? O jogo com o Belenenses demonstrou mais uma vez que neste clube pretende-se fama e dinheiro, por isso no sábado ninguém se quis cansar nem pôr o pé, não fosse o destino trazer alguma lesão e impedir a viagem a Paris, onde estarão os holofotes da Europa do futebol para se poderem fazer as negociatas de que esta gente tanto gosta, para Maio ou já em Janeiro.

Mas atenção, isto é só um desabafo, não pretendo converter ninguém, porque já vi que isso não é possivel. Depois de tantos anos com provas claras e evidentes de que esta gente só está no benfica para se aproveitar e encher os bolsos, não há mais argumento que valha. O Benfica está entregue.

JotaPê disse...

Errata: onde se lê "vendedor de sonhos" deve ler-se "vendedor de banha da cobra"...

mnlopes disse...

A mim também me parece óbvio: está no mentecapto do Jesus. Neste blog fala-se muito do Vieira e pouco do treinador, é a minha opinião. Cinco épocas, pessoal, cinco épocas à frente da equipa de futebol e vejam até onde chegamos. Continuam os mesmo equívocos, teimosias e vícios. E a época passada? Será que jogámos assim tão bem como dizes? Assim de repente lembro-me de meia dúzia de jogos para o campeonato em que não jogámos ponta de corno, com o resultado incerto até ao fim e sempre a sofrermos demasiados golos. Já no Jamor foi a cereja no topo do bolo.

Mas vamos ser pragmáticos: se temos a melhor equipa dos últimos 20 anos (até Carlos Daniel o disse na tv), mantivemos mais de 90% dos jogadores da época anterior e ainda reforçamos a equipa com qualidade, a equipa técnica vai na sua 5ª época, porque é que jogamos tão mal e de forma tão desligada? O que está mal nesta equação?

JotaPê disse...

Ao mnlopes,

Já dizia o sábio Ricardo há uns posts atrás "Eis que o adepto benfiquista começa a queimar Jesus em lume brando (...)".

Parafraseando o próximo grande líder do futebolzinho português, "foda-se Ricardo, genial. Eu já sabia que o Ricardo era genial, mas esta..."

Anónimo disse...

Este texto tb serve em parte para o fêcêpê. Plantel de gd qldd, vasto, livraram.se do inutil pereira e jogar a bola, "tâ quieto"

Cumprimentos

Gus disse...

Mas quem manda afinal? O treinador ou o presidente? Não é por de mais evidente que os jogadores não estão com o treinador? Então para que renovámos com ele?

Se há coisa que o Vieira não é é parvo, e mantém o Jesus porque é o treinador que tem a fórmula ideal para projectar jogadores e fazer dinheiro. Nota artistica para fazer milhões e não ganhar nada.

Quem quiser acreditar que não teremos de vender mais jogadores que continue a apoiar esse vigarista.

Anónimo disse...

"livraram.se do inutil pereira e jogar a bola, "tâ quieto"

O "inutil" Pereira foi bi-campeâo...

mnlopes disse...

Ao JotaPê,

Sim, também li esse post de que falas e se fores verificar também o comentei na altura.

Será que não vêm o ridículo que é usar expressão "começar a queimar o treinador", quando o mesmo vai na sua 5ª época seguida ao serviço do SLB? São 5 anos, não cinco meses.
Será que lá para a 7ª ou 8ª época já podemos "começar a queimar" ou também ainda é cedo?

Continuem a culpar o Vieira de tudo o que de mal acontece no futebol do Benfica e defendam o Jesus até à última instância, que acho que fazem muito bem.

JNF disse...

Ainda há dúvidas sobre a incompetência de Jesus?

Oh pá...