quinta-feira, 3 de outubro de 2013

"Não viemos a Paris defender" - Jorge Jesus



Esta foi uma das frases “fortes” do discurso de Jorge Jesus na antevisão do jogo de ontem em Paris. De facto, Jorge Jesus, se bem o disse, melhor o fez, pois o Benfica não defendeu mal nem bem, apenas não defendeu. Por aqui se pode observar a capacidade de coerência do nosso treinador, não obstante, Jesus conseguiu ir ainda mais longe na sua coerência, já que, para além de não defender, o Benfica fez questão de também não atacar. No fundo, em Paris o Benfica não nada.

Em Paris, do Benfica, apenas se viram os adeptos e, talvez, as camisolas, porque tudo o resto ficou esquecido numa bagagem qualquer. O Benfica decidiu fazer uma visita ao Parque dos Príncipes, escolhendo o PSG como anfitrião e Laurent Blanc como cicerone.

Zlatan Ibrahimovic em declarações no final do jogo disse: “Pareceu um jogo fácil, mas não foi”, de facto nem fácil foi, de facto nem equipa de Liga dos Campeões fomos. A questão não está no resultado em si, mas sim a forma como aconteceu. Apetece dizer que não estivemos perto de um novo “Celta”, porque os Franceses decidiram abrandar o jogo na 2ª parte.

O Benfica não soube pressionar e quando o tentou fazer fê-lo de forma errada e desorganizada, não conseguiu atacar e quando o tentou fê-lo de forma individual e desgarrada, o Benfica nem perder soube. O Benfica, nem sentir o apoio dos emigrantes foi capaz. O Benfica nem a noção teve de que se há cidade ou país onde não pode deixar aquela imagem, essa cidade, esse país são Paris e França. Mas, convenhamos, que os jogadores e demais estrutura não compreenda isto não é nada que nos possa surpreender no Benfica actual.

É este o técnico a quem se exige a final da Liga dos Campeões, presidente? É este o melhor plantel do Benfica nos últimos 30 anos, presidente? Faça-nos um favor, tenha vergonha e esteja calado e, já agora, tenha dignidade e saiba tirar as ilações de mais um falhanço.

Ah, mas espere, não o podemos avaliar pelos títulos, não é? Não o podemos avaliar pelas escolhas que faz para, supostamente, nos conduzir ao sucesso, não é? Devemos é unir-nos, deixar os cérebros de molho, e apoiar um treinador falhado e um presidente que lhe renova um contrato por 2 anos e lhe oferece uma cláusula de rescisão de 8 milhões de euros, não é? Devemos é achar normal que você exija uma final da Liga dos Campeões a um treinador que nem um campeonato ou taça de Portugal consegue vencer, não é? Até porque você lhe deu todas as condições para o sucesso, mesmo que o próprio treinador seja a condição principal para o nosso insucesso continuado, não é? Nós, os tais que dissemos que nada disto fazia sentido, nós os que escrevemos e expomos as nossas opiniões, nós os que, teimosamente, não colocamos os cérebros no congelador, somos nós os culpados, porque somos nós que destabilizamos, não é? Pra onde é para ir mesmo? Pró caralho, não é?

Ou tudo isto é uma mentira muito bem contada ou então carreguemos!

5 comentários:

Benfiquista Tripeiro disse...

Nem defender, nem atacar, não foram a Paris fazer nada!


O pessoal aí de Lisboa ainda vai tolerar isto muito mais tempo? Há que mandar embora estes anormais!

André disse...

carreguemos...

VC disse...

Parabéns. Excelente JMoreira. Revejo-me totalmente neste excelente documento. Já agora acham possível o SLB ter futuro com Vieira e JJ (que é quem desportivamente manda no SLB)?

Anónimo disse...

O que é grave, mesmo grave, é que desconfio que será mesmo necessária uma hecatombe "Celta", para o Jesus e o Vieira coiso: digo apenas "coiso", porque para bons entendedores...

Anabela Alves disse...

Impagáveis são as palavras de JJ para o L'Equipe:

«Os dirigentes do Benfica estão muito contentes comigo, pois apresento resultados!»